Quer interpor recursos contra o gabarito do concurso MEC para Técnico em Assuntos Educacionais? Confira as possibilidades neste artigo!
O concurso MEC (Ministério da Educação) teve suas provas aplicadas no último domingo, 8 de outubro. Com isso, já foram divulgados os gabaritos preliminares da etapa.
Pretende interpor recurso para o concurso público do Ministério da Educação? Todo o processo deve ser realizado nos dias 10 e 11 de outubro, no site do Cebraspe.
E para te ajudar, nossos professores analisaram os gabaritos provisórios e identificaram algumas possibilidades de recursos. Confira abaixo e não perca o prazo:
QUESTÃO 1
GABARITO PRELIMINAR DA BANCA: ERRADO
GABARITO PRETENDIDO: CERTO
FUNDAMENTAÇÃO
A partir da forma verbal “depreende-se”, é possível identificar que se trata de uma questão de inferência, isto é, uma questão de dedução, a partir dos pressupostos textuais. O texto diz que “a passagem de uma época para outra caracteriza-se por fortes contradições que se aprofundam”, deixando claro que as contradições residem no confronto entre “valores emergentes em busca de afirmações” e “valores do ontem em busca de preservação”.
Esses “valores do ontem em busca de preservação” é justamente uma perífrase para “conservadorismo”, uma vez que este termo é definido como “característica de conservador, que não aceita inovações, mudanças morais, sociais, políticas, religiosas, comportamentais” (Dicionário Aurélio).
Aliado a isso, é possível concluir, a partir da ideia contida no texto de aprofundamento das contradições, que tais contradições se intensificam, se exacerbam. Logo, a assertiva não extrapola as informações textuais, caracterizando-se como um uma inferência possível.
Com base nisso, solicita-se a mudança de gabarito.
QUESTÃO 3
GABARITO PRELIMINAR DA BANCA: CERTO
GABARITO PRETENDIDO: ERRADO
FUNDAMENTAÇÃO
De acordo com o último parágrafo do texto, a emoção (ou seja, a “não razão”, o irracionalismo) é característica das fases de transição (o vocábulo ‘característica’ faz referência a ‘emoção’, que, por sua vez, refere-se a ‘irracionalismos’). Observe: “Mais do que nunca se faz indispensável o desenvolvimento de uma mente crítica, com a qual o homem possa se defender dos perigos dos irracionalismos, encaminhamentos distorcidos da emoção, característica dessas fases de transição.”
O desenvolvimento de uma mente crítica, segundo o texto, é uma ferramenta que pode ser usada pelo homem para se defender desse irracionalismo. Portanto, não se trata de algo que se possa evitar (evitar, de acordo com o dicionário, é impedir; impor obstáculos para que algo não aconteça), pois é inerente ao períodos de mudança, e sim de algo do qual possa se defender.
Com base nisso, solicita-se a mudança de gabarito.
QUESTÃO 4
GABARITO PRELIMINAR DA BANCA: ERRADO
GABARITO PRETENDIDO: CERTO
FUNDAMENTAÇÃO
A banca considerou incorreta assertiva trazida na questão 4. Nela, afirma-se que o texto é predominantemente dissertativo, o que condiz com tipo de texto apresentado, pois sua intenção é a de discorrer sobre um determinado assunto. Na sequência, afirma-se também que se verificam nele TRAÇOS do tipo narrativo, o que também se confirma em passagens do quarto, quinto e sexto parágrafos em que se verificam acontecimentos que se sucedem. Como no item se usa o vocábulo TRAÇOS, conclui-se que aqui não está se falando da essência, e sim dos vestígios, sinais, como nos parágrafos acima citados.
Realmente não há trechos que podem ser categorizados como narrativos, mas há traços característicos da narração: a sucessão de ações no tempo, como se pode observar em “Quando, por fim, estes temas começam a esvaziar e a perder sua significação, emergindo novos temas, a sociedade começa a passar para outra época.” (último parágrafo).
Portanto, solicita-se a alteração do gabarito para considerar o item como CERTO.
QUESTÃO 5
GABARITO PRELIMINAR DA BANCA: CERTO
GABARITO PRETENDIDO: ERRADO
FUNDAMENTAÇÃO
A banca considerou opinativo o segundo período do primeiro parágrafo do texto. No entanto, a compreensão global do primeiro parágrafo indica que esse período é a continuação do primeiro, em que há constatação de um fato: “À medida que o homem cria, recria e decide, vão se formando as épocas históricas. E é também criando, recriando e decidindo como deve participar nessas épocas”.
Segundo o dicionário Michaelis:
Fato é coisa ou ação feita; acontecimento; aquilo de que se trata; o que é real.
Opinião é modo de ver pessoal; parecer, voto emitido ou manifestado sobre certo assunto.
Não há, no segundo período, nenhum modalizador (isto é, elementos gramaticais ou lexicais por meio dos quais o autor manifesta determinadas atitudes e/ou posições em relação a um conteúdo e/ou tema específicos) que indique se tratar da opinião do autor do texto, podendo ser considerado, a exemplo do primeiro período, um fato, e não opinião.
O trecho opinativo se inicia no terceiro parágrafo, identificado pelo vocábulo destacado em: “É por isso que obtém melhor resultado toda vez que, integrando-se no espírito delas, se apropria de seus temas e reconhece suas tarefas concretas.”
Portanto, solicita-se a mudança de gabarito.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Dicionário Michaelis. Disponível em:
http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=fato
http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=opini%E3o
Ferreira, Aurélio Buarque de Holanda. Mini Aurélio: o dicionário da língua portuguesa. 8 ed. Curitiba: Positivo, 2010.
QUESTÃO 82
Com base na legislação aplicável, julgue os itens seguintes a respeito da educação superior e da educação especial.
82. A principal diferença entre as universidades e as faculdades é que as universidades são instituições pluridisciplinares, enquanto as faculdades são instituições pluridisciplinares, enquanto as faculdades são instituições especializadas em um campo do saber.
Solicito a anulação do gabarito da questão 82. A questão solicita a diferenciação das universidades e as faculdades no aspecto da legislação aplicável. As legislações educacionais solicitadas para o certame foram a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB e o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB. Na LDB não existe nenhuma classificação das faculdades e enumeração sobre as características das faculdades, somente das universidades.
O único apontamento que possuímos é o Art. 52.
Art. 52. As universidades são instituições pluridisciplinares de formação dos quadros profissionais de nível superior, de pesquisa, de extensão e de domínio e cultivo do saber humano, (…).
Para melhor detalhar as diferenças entre universidade e faculdade em parâmetro legal precisamos citar a Constituição Federal em seu Art. 207.
Art. 207. As universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.
Portanto, por não ter nenhuma previsão legal aplicável sobre as características das faculdades na LDB, solicito a alteração de gabarito de letra E para anulada.
QUESTÃO 95
Com relação às tendências pedagógicas, julgue o item a seguir.
95. Consoante a perspectiva da tendência renovada progressivista, os indivíduos devem ser levados a assumir o seu papel na sociedade.
Solicito a alteração do gabarito da questão 95 para correto sobre a perspectiva da tendência renovada progressivista. A banca entende como errada a alternativa, todavia a tendência renovada progressivista faz parte da classificação das Tendências liberais e entende que a educação é voltado para esfera democrática, a participação do aluno, o seu papel ativo. Devemos considerar as citações de Anísio Teixeira, Maria Lúcia de Arruda Aranha e José Carlos Libâneo.
TEIXEIRA (1959, p.9, 11): “A teoria simplista e tão largamente utilizada e explorada pelos seus inimigos, de que a democracia é mera forma de governo e forma de governo que falhou ou vem falhando, fica inteiramente destruída com a compreensão ampla e profunda que transmite Dewey da verdadeira democracia. […] Dewey é, IRENEU ALOISIO SCHMIDT 140 CONTEXTO & EDUCAÇÃO hoje, considerado no mundo como o filósofo da democracia. Coube a ele desenvolver o ideal democrático, diante das condições modernas da ciência e do mundo.”
ARANHA (1998, p. 171): “A escola se torna o instrumento ideal para estender esses benefícios a todos, indistintamente, isto é, a educação teria a função democratizadora de equalizar as oportunidades.”
LIBÂNEO (1985, p.6): “A pedagogia liberal sustenta a ideia de que a escola tem por função preparar os indivíduos para o desempenho de papeis sociais, (…).
Para complementar e referendar a citação de Libâneo temos a citação autor Cipriano Carlos Luckesi, que comunga da mesma opinião.
LUCKESI (1994, p.15):“A pedagogia liberal sustenta a ideia de que a escola tem por função preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais, de acordo com as aptidões individuais, por isso os indivíduos precisam aprender a se adaptar aos valores e às normas vigentes na sociedade de classes através do desenvolvimento da cultura individual. A ênfase no aspecto cultural esconde a realidade das diferenças de classes, pois, embora difunda a ideia de igualdade de oportunidades, não leva em conta a desigualdade de condições. Historicamente, a educação liberal iniciou-se com a pedagogia tradicional e, por razões de recomposição da hegemonia da burguesia, evoluiu para a pedagogia renovada (também denominada escola nova ou ativa), o que não significou a substituição de uma pela outra, pois ambas conviveram e convivem na prática escolar.”
O pragmatista Dewey, destaca em todas as citações sobre o indivíduo assumir o seu papel na sociedade. Para fechar essa linha de pensamento Libâneo destaca o desempenho de papeis sociais pelos indivíduos na Pedagogia Liberal como um todo e fazem parte dessa classificação: tradicional, renovada progressista, não-diretiva e tecnicista. Logo, todas as tendências liberais: tradicional, progressivista, não-diretiva e tecnicista comungam dessas ideias, mesmo tendo características próprias de cada tendência pedagógica.
Diante das explicitações acima, solicito a alteração de gabarito para correto.
QUESTÃO 35
A respeito de organizações e seus aspectos estruturantes, julgue os itens a seguir.
35 Para estabelecer os departamentos de uma organização, pode-se optar pela diferenciação vertical, que gera múltiplos níveis hierárquicos.
O gabarito atribuído a questão foi CERTO. Entretanto, para estabelecer os departamentos de uma organização, o processo de organizar consiste em tomar decisões relativas à diferenciação horizontal, que gera os departamentos de uma organização.
Sobral e Peci (2008, p. 172) afirmam que:
“Paralelamente à diferenciação vertical (definição do número de níveis hierárquicos), o processo de organizar consiste em tomar decisões relativas à diferenciação horizontal, ou seja, consiste em agrupar e integrar, com base em critérios racionais – tarefas, atividades e funcionários em unidades organizacionais (departamentos) a fim de obter uma melhor coordenação. Esse processo de diferenciação horizontal denomina-se departamentalização.”
Nesse caso, não é possível asseverar que para estabelecer departamentos, pode-se optar pela diferenciação vertical, pois o correto seria optar pela diferenciação horizontal.
Assim, solicita-se a mudança do gabarito para que a questão seja considerada ERRADA.
Referência:
SOBRAL, Filipe e PECI, Alketa. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro. São Paulo : Person Prentice Hall, 2008.
QUESTÃO 38
38 Na departamentalização por processos, deve-se adotar o ponto de vista do cliente, seja ele um cliente interno ou externo, para estabelecer as divisões funcionais da organização.
O gabarito atribuído foi CERTO. No entanto, esta questão apresenta dubiedade de entendimento, pois conforme assevera o GUIA BPM CBOK V3.0, a organização deve estar orientada pelo cliente externo, buscando agregar o máximo de valor através dos seus processos, garantindo com isso sua competitividade.
O Guia BPM CBOK V3. (p. 47) aborda expressamente a diferenciação entre cliente interno e externo e assevera que (…) “o conceito de cliente interno se popularizou no paradigma de organizações funcionais em que um silo é considerado cliente de outro silo”. Acrescenta:
“Na perspectiva BPM, cliente é somente aquele que se beneficia da geração de valor e está externo à organização. Internamente o que existe são atores de processo ou outros processos que se encadeiam logicamente ou se apoiam para a geração interfuncional de valor, mas não devem ser considerados clientes. Internamente o que existe são atores de processo ou outros processos que se encadeiam logicamente ou se apoiam para a geração interfuncional de valor, mas não devem ser considerados clientes.”
O cliente interno é um paradigma que se popularizou no século 20, pela característica das organizações estarem voltadas para a realidade interna em que silos funcionais eram “clientes” entre si. (sítio: provalore.com.br/nao-existe-cliente-interno/)
Nesse sentido, Peter Drucker escreveu em 1955 em “The Practice of Management” no qual reafirma o entendimento que o propósito de um negócio é criar e manter clientes e esses estão externos ao negócio.
A questão aborda o cliente interno ou externo, para estabelecer as divisões funcionais da organização e, como demonstrado nos argumentos acima, não se pode falar em foco no cliente interno, mas somente no cliente externo.
Assim, solicita-se a mudança do gabarito da questão para considerá-la ERRADA.
Espero ter ajudado!
Profa. Elisabete Moreira
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