Como fazer a inscrição para o concurso MEC?
O concurso MEC (Ministério da Educação) oferta 70 vagas para o Analista Técnico de Políticas Sociais. O órgão participa do Concurso Nacional Unificado (CNU) que tem oito blocos temáticos diferentes contemplados nesse processo de seleção.
Isso ocorre porque o CNU permitirá a inscrição para mais de um cargo, desde que no mesmo eixo temático. As oportunidades do MEC faz parte do bloco 5 – Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI).
As oportunidades são para níveis superior de formação. Os salários iniciais são de R$ 9.181,42. Os interessados em participar da seleção devem realizar as inscrições no período de 19 de janeiro ao dia 09 de fevereiro de 2024.
O MGI estima que o certame vai receber de 2 a 3 milhões de inscritos. Já a prova, que vai ocorrer no dia 5 de maio, será aplicada em 220 cidades, localizadas em todas as unidades da Federação, com questões objetivas específicas e dissertativas por área de atuação.
A divulgação dos resultados das provas objetivas, bem como dos resultados preliminares das provas discursivas e das redações, acontecerá no dia 3 de junho.
Já os resultados finais serão anunciados em 30 de julho. Em 5 de agosto, terá início a etapa de convocação para posse e realização de cursos de formação.
Concurso MEC: inscrição
As inscrições no concurso MEC podem ser feitas entre 19 de janeiro e 9 de fevereiro de 2024, somente no site www.gov.br/gestao/pt-br/concursonacional. A taxa de participação é de:
- Nível superior: R$ 90,00
Os pedidos de isenção da taxa de inscrição podem ser feitos até 26 de janeiro de 2024. Para isso é necessário:
- Estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal;
- Doador de medula óssea;
- Seja ou foi bolsista do Programa Universidade para Todos (Prouni);
- Seja ou foi financiado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Para realizar a inscrição nos blocos temáticos é necessário seguir os seguintes passos:
- 1° passo – escolher o bloco temático
- 2° passo – escolher o cargo
- 3° passo – ordenar preferência entre os cargos
- 4° passo – escolher a especialidade
O candidato poderá escolher todos os cargos e as respectivas especialidades ofertadas em um único bloco temático e indicar as preferências pelos órgãos, cargos com as respectivas especialidades.
É preciso ficar atento a ordem de preferência de ocupação, cargos e a cidade de realização das provas.
Saiba mais: Concurso MEC