Aprovados no concurso MAPA devem ser nomeados em 2024
De acordo com informações do próprio MAPA ao ANFFA, a previsão é para o 2º semestre
O MAPA confirmou ao ANFFA Sindical (Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários) nesta quarta-feira, 20 de setembro, que os aprovados no novo concurso devem ser nomeados apenas no 2º semestre de 2024.
Isso porque, o MAPA foi incluído no Concurso Nacional Unificado que já possui um cronograma pré estabelecido de suas atividades. O edital de abertura, por exemplo, deve sair até dezembro com provas entre fevereiro e março do ano que vem.
Deste modo, a conclusão do certame deve ocorrer somente no final do primeiro semestre, possibilitando convocações apenas para o segundo semestre de 2024.
Segundo o presidente do ANFFA, Janus Pablo Macedo, a preocupação é de atrasos exatamente na conclusão do certame para a carreira, que hoje possui cerca de 20% dos 2,3 mil servidores aptos a se aposentar.
“Se tivermos um cenário de um ano ou mais sem a entrada de novos servidores, a defesa agropecuária do Brasil pode ficar comprometida”, alertou.
De acordo com estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV-Agro), a atuação dos auditores agropecuários contribuiu em 8,6% dos US$ 160 bilhões em exportações no ano de 2022, ou seja, US$ 13,7 bilhões.
O valor alcançado está relacionado, por exemplo, à fiscalização de mercadorias em portos, aeroportos, zonas de fronteira, plantas de frigoríficos, agroindústrias e campos de produção, além de auditorias e certificações.
Macedo também reforça a importância de haver provas específicas para as formações exigidas ao cargo de auditor agropecuário, como veterinário, agrônomo e farmacêutico.
“Concordamos que, em um aspecto geral, o concurso unificado simplifica e gera economicidade à Administração Pública, mas a nossa carreira deve ser tratada como um caso à parte. Sendo assim, a seleção precisa ser criteriosa e garantir a qualidade do candidato selecionado”, advertiu.
Ademais, o Concurso Nacional Unificado será adotado para até 8 mil vagas anunciadas pelo Executivo Federal em diferentes carreiras.
Em junho, o governo autorizou 200 novas vagas de auditores agropecuários, o que corresponde a apenas 11,4% da demanda solicitada pelo Mapa ao Ministério de Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, ou seja, 1,7 mil novos cargos.
Para saber mais detalhes acerca do concurso MAPA e informações do ANFFA (Sindicato), acesse agora mesmo o artigo exclusivo e muito mais completo que preparamos para você. O link está disponível logo abaixo:
Saiba mais: Concurso MAPA