Concurso ISS RJ: saiba como garantir a isenção da taxa!
A FGV deu o start para as inscrições do concurso ISS RJ (Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento do Rio de Janeiro). Com isso, é natural que comecem a surgir dúvidas acerca da isenção da taxa para participação no certame.
Por onde eu devo solicitar a isenção da taxa? Quem pode solicitar a isenção? Até quando eu posso realizar o procedimento? Calma, todas essas e outras questões serão sanadas neste artigo!
Concurso ISS RJ: prazo para solicitar a isenção da taxa
Para começar, vale frisar que os pedidos de isenção do valor de R$ 125,00, taxa cobrada para participar do concurso, só serão recebidos pela organizadora do certame até amanhã, 11 de maio, às 16h.
Os interessados devem acessar o site da banca, a Fundação Getúlio Vargas (FGV), e preencher o requerimento. Para concluir o pedido, é preciso enviar documentos que comprovem que o candidato se encaixa nos requisitos necessários para obter o benefício.
Concurso ISS RJ: quem pode solicitar a isenção do valor?
Somente haverá isenção da taxa de inscrição para os candidatos que declararem e comprovarem que se enquadram em algumas das hipóteses mencionadas no edital de abertura. Veja abaixo:
- Pessoa cuja renda familiar não exceda três salários mínimos;
- Pessoa desempregada;
- Doador de sangue ou de medula óssea.
O candidato que possuir renda até três salários mínimos poderá obter a isenção devendo, para tanto, fazer o upload dos seguintes documentos:
- a) Cópia do comprovante de renda;
- b) Cópia do comprovante de domicílio;
- c) Declaração firmada pelo candidato de que possui renda bruta igual ou inferior a três salários mínimos, legível e assinada de próprio punho.
O candidato desempregado, para obter a isenção, deverá fazer o upload dos seguintes documentos:
- a) Cópia simples da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), especificamente da página com foto até a primeira página da CTPS destinada ao registro de contratos de trabalho, e das páginas contendo outras anotações pertinentes, quando houver, do candidato.
Já o doador de sangue deverá comprovar a doação de sangue, que não poderá ser inferior a três vezes em um período de 12 meses, a contar da data do término do período de pedido de isenção, realizada em órgão oficial ou entidade credenciada pela União, pelos estados ou por municípios.
Já o doador de medula óssea deverá realizar o upload de comprovação do cadastro no Registro Nacional de Doadores de Medula óssea – REDOME expedido por órgão oficial ou entidade credenciada.
Ademais, o resultado preliminar da análise dos pedidos de isenção de taxa do concurso ISS RJ está previsto para ser divulgado no dia 24 de maio.
Sobre o Concurso ISS RJ
O certame oferece 18 vagas para o cargo de Analista de Planejamento e Orçamento (APO), cuja exigência é de nível superior em qualquer área de formação e remuneração inicial de R$ 12.542,03.
Vale lembrar que, em breve, deve ser publicado o edital para o cargo de Fiscal de Rendas, também sob organização da FGV.
Para ficar por dentro de todas as informações sobre o concurso ISS RJ, não deixe de conferir nosso artigo completo sobre a seleção:
Saiba mais: Concurso ISS RJ