Concurso ISS Niterói – O que a FGV mais cobra em Matemática Financeira???
Caro aluno,
Analisei cuidadosamente 10 provas de Matemática Financeira da FGV, sendo 9 de concursos fiscais, cujo nível de complexidade é similar ao que podemos esperar para a sua prova. Veja nessa tabela a quantidade de questões de cada tópico do edital do Concurso ISS Niterói em cada uma dessas provas:
Com base nessa tabela, e na complexidade de cada tópico, podemos montar uma classificação dos assuntos da seguinte maneira:
a) Temas muito frequentes e de baixa complexidade: estes são assuntos que você obrigatoriamente deve dominar! Temos aqui uma relação “custo-benefício” excelente, afinal estamos falando de tópicos cobrados reiteradamente nos concursos da FGV e para os quais basta conhecer e saber aplicar fórmulas pequenas. Estamos falando, em especial, dos tópicos:
– capitalização simples;
– taxas reais e aparentes;
– anuidades perpétuas.
b) temas muito frequentes e de média complexidade: aqui estamos falando de assuntos que também costumam ser cobrados reiteradamente, mas que envolvem tópicos mais extensos ou complexos que os anteriores. Destaco:
– desconto simples e composto;
– sistemas de amortização (presentes em todas as provas!);
– taxas nominais/efetivas/equivalentes/proporcionais (presente em quase todas… juntando com “capitalização composta”, está presente em todas!);
– séries uniformes de pagamentos.
c) temas pouco frequentes e de alta complexidade: aqui temos aqueles assuntos que podem ser o diferencial para você ser aprovado, pois se aparecer alguma questão sobre eles muita gente bem preparada vai errar! Por outro lado, são temas muito pouco cobrados, de modo que, a depender da sua disponibilidade de tempo, você pode priorizar o estudo de outros tópicos relevantes de outras disciplinas. Estamos falando principalmente sobre:
– fluxo incremental;
– projetos independentes e mutuamente excludentes;
– VPL / TIR.
d) temas pouco frequentes e de baixa complexidade: aqui eu citaria o tópico sobre Prazos Fracionários, que embora seja relativamente simples de entender e aplicar, só foi efetivamente cobrado nas provas do ICMS/MS 2006 e ICMS/RJ 2007!
Note, entretanto, que existem algumas provas “atípicas”, como o ISS/Cuiabá 2015, onde temas mais raros e complexos foram bem explorados pela FGV. Assim, quanto mais tópicos do edital você puder cobrir, melhor.
Deixo aqui como dica o nosso curso de provas resolvidas da FGV para o Concurso ISS/Niterói, bem como o curso completo de matemática financeira para esse certame, cujas aulas demonstrativas podem ser acessadas pelos links a seguir:
CURSO COMPLETO DE MATEMATICA FINANCEIRA P/ CONCURSO ISS/NITEROI (com videoaulas)
CURSO DE PROVAS RESOLVIDAS DA FGV P/ CONCURSO ISS/NITEROI
O curso completo é formado por teoria e exercícios em vídeos e em pdf. Se você optar por ele, não precisa adquirir o de provas resolvidas, ok? Todas as questões se encontram no curso completo. O curso de provas resolvidas é voltado para aqueles alunos que já tem algum domínio sobre os assuntos e querem revisar o conteúdo a partir da resolução de questões da banca FGV.
Uma última opção, para aqueles que já exercitaram bem e pretendem fazer apenas uma revisão final, é a nossa videoaula de revisão. Em cerca de 2 horas de vídeo eu repasso todos os principais tópicos exigidos pela FGV e resolvo cerca de 20 questões selecionadas para cobrir bem o edital:
VIDEOAULA DE REVISÃO P/ CONCURSO ISS/NITEROI
Seja meu amigo no Facebook e tire suas dúvidas pelo Messenger sobre qual curso é o mais adequado para você:
www.facebook.com/ProfessorArthurLima
Abraço,
Prof. Arthur Lima
Obs.: conheça meus demais cursos em andamento clicando AQUI.