Concurso ISS BH: quais as etapas de provas?
Como se sabe, o edital do concurso ISS BH finalmente foi publicado. As etapas da seleção serão de caráter eliminatório e classificatório: Prova Objetiva e Prova Discursiva.
Sob responsabilidade da banca RBO, as inscrições ficam abertas no período de 03 de janeiro a 03 de fevereiro de 2022. Também é necessário pagar uma taxa que foi fixada em R$ 160,00.
Abaixo, saiba detalhes de como os candidatos do concurso ISS BH serão avaliados.
Concurso ISS BH: etapas
A avaliação dos candidatos será feita por meio de duas etapas, sendo a primeira delas uma Prova Objetiva e a segunda uma Prova Discursiva, ambas de caráter eliminatório e classificatório.
Importante ressaltar que no dia 26/03, será aplicada somente a Prova Objetiva I. No dia 27/03 serão realizadas a Prova Objetiva II e a Prova Discursiva.
Prova Objetiva
A duração das Provas Objetivas será de 04 horas cada. A etapa contará com 160 questões de múltipla escolha (5 alternativas), distribuídas entre dois blocos de disciplinas, valendo de 0 a 230 pontos, conforme quadro abaixo:
Estará eliminado do concurso ISS Belo Horizonte o candidato que não perfizer:
- Na Prova Objetiva de Múltipla Escolha I:
- O mínimo de 07 acertos na disciplina de Língua Portuguesa;
- O mínimo de 15 acertos no conjunto das disciplinas de Matemática/Raciocínio Lógico/Estatística;
- O mínimo de 10 acertos no conjunto das disciplinas de Economia/Finanças Públicas;
- O mínimo de 07 acertos no conjunto das disciplinas de Direito Constitucional/Direito Civil/Direito Empresarial;
- O mínimo de 75 pontos correspondentes ao total da pontuação ponderada da Prova Objetiva de Múltipla Escolha I.
- Na Prova Objetiva de Múltipla Escolha II:
- O mínimo de 07 acertos no conjunto das disciplinas de Direito Administrativo/Direito Penal/Ética;
- O mínimo de 07 acertos na disciplina de Direito Tributário;
- O mínimo de 12 acertos na disciplina de Legislação Tributária Municipal;
- O mínimo de 12 acertos no conjunto das disciplinas de Auditoria/Contabilidade Geral e Avançada;
- O mínimo de 63 pontos correspondentes ao total da pontuação ponderada da Prova Objetiva de Múltipla Escolha II.
Prova Discursiva
Com duração de 3 horas, a Prova Discursiva valerá, no máximo, 80 pontos, sendo considerado habilitado o candidato que obtiver nota igual ou superior a 40 pontos.
- 1 redação que versará sobre 1 tema da atualidade, devendo ser desenvolvida em um mínimo de 25 linhas e em um máximo de 30 linhas, valendo, no máximo, 20 pontos;
- 3 questões sobre conhecimentos específicos em Direito Tributário e Legislação Tributária Municipal, podendo exigir conhecimentos doutrinários e de jurisprudência dos Tribunais Superiores, devendo ser desenvolvida em um mínimo de 5 linhas e em um máximo de 20 linhas, observados os roteiros estabelecidos, valendo, cada uma, no máximo, 20 pontos.
Somente serão corrigidas 200 Provas Discursivas dos candidatos aprovados na 1ª Etapa do concurso ISS BH e classificados nas Provas Objetivas de Múltipla Escolha, conforme quadro abaixo:
Para mais detalhes do concurso ISS BH, cujo artigo especifica as etapas da seleção, acesse o link abaixo. Preparamos um artigo completo, separado por tópicos, para que facilite a sua compreensão:
Saiba mais: concurso ISS BH
Quer estudar com quem mais aprova em concursos públicos no Brasil, com um valor que cabe no seu bolso? Confira a nossa Black Friday! Clique no banner para participar: