Executivo (Administrativa)

Concurso IPAM Porto Velho: comissão de estudos formada!

Um novo concurso público para o Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores (IPAM), em Porto Velho, Rondônia, pode estar prestes a sair do papel!

Isso porque, foi publicada a portaria que constitui uma comissão de estudos preliminares para a Autarquia. O documento foi divulgado em Diário Oficial do Município do dia 24 de abril. Veja:

Agora, os servidores designados serão responsável por juntar todo o levantamento de informações para ser possível a realização de um novo concurso público.

Ademais, cerca de 70 cargos para o IPAM foram criados em 2021 e, desde então, não foram realizados concursos públicos para as novas carreiras. São iniciais que variam de R$ 3 mil a R$ 8 mil.

Além disso, os futuros servidores poderão ganhar muito mais, já que, por lei, estão garantidas gratificações, bem como auxílio-alimentação e transporte.

  • Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Porto Velho
  • Status: comissão de estudos formada
  • Banca: a definir
  • Vagas: 70 previstas
  • Salário inicial: R$ 3.000,00 a R$ 8.000,00 + gratificações

Neste artigo você encontra as principais informações do concurso IPAM Porto Velho. Acompanhe os tópicos abaixo e não perca nenhum detalhe:

Sobre o IPAM Porto Velho

O Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Porto Velho – IPAM instituído como órgão gestor único do Regime Próprio de Previdência Social de Porto Velho, sob a denominação de Autarquia, foi criado pela Lei Complementar nº 001/1990.

Tem como atribuição principal captar e capitalizar os recursos necessários à garantia de pagamento dos benefícios previdenciários atuais e futuros dos segurados e dependentes, por meio de uma gestão participativa, transparente, eficiente e eficaz, dotada de credibilidade e excelência no atendimento.

Incumbem também, o gerenciamento e a operacionalização do RPPS, incluindo a arrecadação e a gestão de recursos financeiros e previdenciários, a concessão, o pagamento e a manutenção dos benefícios previdenciários e ainda prestar assistência médica, hospitalar, odontológica e social a seus beneficiários, em fundo assistencial específico, nos termos da legislação.

Carreira no IPAM Porto Velho

Conforme mencionado no início deste artigo, os cargos para o Instituto foram criados nesta década, a partir da Lei Complementar nº 866, de 12 de novembro de 2021.

Assim, o Plano de Carreira, Cargos e Remunerações dos servidores foram dispostos a partir de tal ação legislativa. Quer saber cada informação? Confira abaixo:

Cargos

Os 70 cargos criados são para níveis de superior e médio de escolaridade, tendo classes de “A, B e C”, além de referências por numerais de 1 a 15. Confira:

Classe A – Nível Superior: Analista Autárquico (Especialidade: Administrativa; Contabilidade; Administração; Ciências Atuariais; Gestão Financeira; Tecnologia da Informação; Serviço Social; Auditor Controle Interno; Auditor Médico; Auditor Enfermeiro; Médico Perito);

Classe B – Nível Superior: Procurador Autárquico; e

Classe C – Nível Médio: Técnico Autárquico (Especialidade: Administrativa; Informática).

Também, os cargos possuem especialidades. Confira a tabela:

Cargos do concurso IPAM Porto Velho

Remuneração e benefícios

Os servidores das respectivas carreiras recebem valores iniciais de R$ 3 mil a R$ 8 mil. Veja a tabela de vencimento abaixo:

Remunerações do concurso IPAM Porto Velho

Além disso, a Lei assegura, exclusivamente, as seguintes gratificações e benefícios:

  • Gratificação de formação superior: 15% sobre o vencimento básico, ao servidor que comprovar conclusão de Curso Superior reconhecido pelo MEC;
  • Gratificação de titulação: 10% ao servidor que comprovar conclusão de especialização “lato sensu”, de 15% em mestrado e 20% em doutorado, todos incidentes sobre o vencimento básico;
  • Auxílio alimentação: mesmos valores concedidos aos servidores da Administração Direta do Município de Porto Velho (R$ 500,00, de acordo com a Lei Complementar nº 893)
  • Auxílio transporte.

Requisitos e Atribuições

CargoEspecialidadeAtribuiçõesPré-requisito
Analista AutárquicoAdministrativaInstruir e analisar processos e cálculos previdenciários, de manutenção e de revisão de direitos ao recebimento de benefícios previdenciários. Proceder à orientação previdenciária e ao atendimento aos usuários. Executar, em caráter geral, as demais atividades inerentes às competências definidas em normas do IPAMDiploma ou certificado de conclusão de curso de nível superior em qualquer área do conhecimento, devidamente registrado, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação.
ContabilidadeExecutar atividades de instrução e de análise de processos, de cálculos previdenciários, de manutenção e de revisão de direitos ao recebimento de benefícios previdenciários. Analisar registro de operações e rotinas contábeis, orçamentárias e financeiras. Realizar estudos técnicos e estatísticos. Realizar auditoria contábil e financeira. Interpretar e aplicar a legislação econômica, fiscal e tributária financeira. Executar atividades referentes à elaboração, revisão e ao acompanhamento da programação orçamentária e financeira anual e plurianual. Acompanhar a gestão de recursos públicos e executar as demais atividades definidas em normas do IPAMDiploma ou certificado de conclusão de curso de nível superior em Ciências Contábeis, devidamente registrado, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, e registro no Conselho Regional de Contabilidade(CRC)
AdministraçãoRealizar estudos, análise, interpretação, planejamento, execução, coordenação e controle de trabalhos nos campos da administração, organização e métodos, logística, orçamento e finanças, gestão de pessoas, bem como outros temas conexos. Elaborar pareceres, relatórios, planos, projetos, laudos. Participar de processo de elaboração e acompanhamento do planejamento estratégico realizando atividades pertinentes às rotinas executadas nas áreas fim e meio. Promover estudos de racionalização e otimização das atividades. Implementar procedimentos e executar as demais atividades definidas em normas do IPAMDiploma ou certificado de conclusão de curso de nível superior em Administração, devidamente registrado, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, e registro no Conselho Regional de Administração (CRA).
Ciências AtuariaisPromover, pesquisar e estabelecer planos e políticas de investimentos e amortizações, calcular a probabilidade de eventos, avaliar risco e fixar prêmios, indenizações, benefícios e reservas matemáticas. Prospectar e desenvolver estudos e pesquisas atuariais referentes à previdência social. Efetuar cálculos de tarifação de prêmios segundo técnicas especificas de análise de riscos e expectativas. Desenvolver estudos estatísticos diversos, visando a subsidiar a área técnica na administração de fundos de pensão e aposentadoria. Gerenciar cálculos de fundos a serem criados para acobertura de compromissos futuros, além de produzir relatórios de avaliação e mensuração do alcance da previdência e de possíveis riscos. Executar as demais atividades definidas em normas do IPAMDiploma ou certificado de conclusão de curso de nível superior em Ciências Atuariais, devidamente registrado, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, e registro no Conselho de Classe competente.
Gestão FinanceiraDiploma ou certificado de conclusão de curso de nível superior em Gestão Financeira devidamente registrado, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação.
Tecnologia da InformaçãoElaborar e instruir projetos básicos e executivos na área de tecnologia da informação e comunicação. Atuar, coordenar e supervisionar atividades nas áreas de desenvolvimento de sistemas, segurança da informação, gestão de contratos de TI, contratações de soluções de TI, suporte técnico, administração de redes e infraestrutura de redes e executar as demais atividades definidas em normas do IPAMDiploma ou certificado de conclusão de curso de nível superior na área de Tecnologia da Informação, devidamente registrado, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, ou diploma ou certificado de conclusão de curso de nível superior em qualquer área devidamente registrado, com curso de especialização, com carga horária mínima de 360(trezentas e sessenta) horas, na área de Tecnologia da Informação, fornecidos por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação
Serviço SocialPrestar serviços sociais orientando o público interno e externo do IPAM sobre direitos e deveres (normas, códigos e legislação), serviços e recursos sociais e programas de educação. Planejar, coordenar e avaliar planos, programas e projetos sociais em diferentes áreas relacionadas com o IPAM. Desempenhar tarefas administrativas e articular recursos financeiros disponíveis em sua área de atuação. Executar as demais atividades definidas em normas do IPAMDiploma ou certificado de conclusão de curso de nível superior em Serviço Social, devidamente registrado, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, e registro no Conselho de Classe competente
Auditor Controle InternoExecutar as atividades de controle interno, correição, ouvidoria e promoção da integridade pública, bem como a promoção da gestão pública ética, responsável e transparente. Executar auditorias, fiscalizações, diligências e demais ações de controle e de apoio à gestão, nas suas diversas modalidades, relacionadas à aplicação de recursos públicos, bem como à administração desses recursos, examinando a legalidade, legitimidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, economicidade, eficiência e efetividade dos atos governamentais, em seus aspectos financeiro, orçamentário, contábil, patrimonial e operacional, podendo, inclusive, apurar atos ou fatos praticados por agentes públicos ou privados na utilização de recursos previdenciários. Realizar estudos e trabalhos técnicos que promovam o incremento da transparência pública, a participação da sociedade civil na prevenção da corrupção e o fortalecimento do controle social; estudos e trabalhos técnicos que contribuam para a promoção da ética e para o fortalecimento da integridade das instituições públicas.Diploma ou certificado de conclusão de curso de nível superior em Direito, Contabilidade, Administração, Economia e Ciências Atuariais, devidamente registrado, fornecido por instituição deensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação.
Auditor MédicoDiploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Medicina, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC e especialização em Auditoria Médica/Saúde expedida por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação
Auditor EnfermeiroDiploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Enfermagem, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC e especialização em Auditoria em Saúde/Serviços de Enfermagem expedida por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação
Médico PeritoEmitir de parecer conclusivo quanto à capacidade laboral para fins previdenciários e assistenciais. Inspecionar ambientes de trabalho para fins previdenciários. Caracterizar invalidez para benefícios previdenciários e assistenciais. Executar as demais atividades definidas em normas do IPAMDiploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Medicina, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC e especialização em Perícia Médica expedida por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação
Procurador AutárquicoAnalisar processos administrativos e judiciais da área de atuação oferecendo subsídios à gestão nos aspectos preventivos e para as tomadas de decisão. Representar a entidade em juízo, nas questões trabalhistas, cíveis ou em outros processos de assistência jurídica à instituição. Efetuar estudos em matéria jurídica visando à orientação em questões de natureza civil, administrativa e previdenciária. Assessorar a entidade em todos os ramos do Direito que são pertinentes às suas atividades. Sugerir, quando necessário, alterações na legislação a partir da interpretação de textos legais. Executar as demais atividades definidas em normas do IPAM. Analisar e instruir processos relativos a contratações, convênios, locações e alienações de imóveis, licitações e de consultoria e aquisição de serviços. Elaborar minutas de editais, contratos, convênios. Executar as atividades técnico-jurídicas no âmbito do IPAM e executar as demais atividades definidas em normas do IPAM.Diploma ou certificado de conclusão de curso de nível superior em Direito, devidamente registrado, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, e inscrição na OAB

Técnico Autárquico


Administrativa
Atuar no atendimento ao público, executando atividades de orientação e informação aos segurados e usuários da Previdência Social e Assistência, de acordo com as diretrizes estabelecidas nos atos específicos. Proceder ao reconhecimento inicial, manutenção, recurso e revisão de direitos aos benefícios administrados pelo IPAM. Realizar atividades de suporte e apoio técnico especializado às atividades de competência do IPAM. Executar as demais atividades definidas emnormas do IPAMCertificado de conclusão de curso de nível médio ou curso técnico equivalente, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação
InformáticaPrestar suporte técnico ao usuário de informática, instalando e verificando o funcionamento dos hardwares e softwares, contratando serviços de manutenção, visando a atender as necessidades da entidade com a máxima agilização. Realizar backup (cópia de segurança) dos sistemas existentes e controlar o arquivamento dos mesmos, visando a resguardar os dados e informações da entidade. Ministrar treinamento em área de seu conhecimento. Orientar os usuários nas especificações e comandos necessários para a utilização dos equipamentos de informática. Colaborar no suporte à utilização de sistema para elaborar, executar e fazer o acompanhamento físico e financeiro do orçamentoCertificado de conclusão de curso de nível médio ou curso técnico equivalente, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação
Requisitos e atribuições do concurso IPAM Porto Velho

Quer estudar para o concurso IPAM Porto Velho?

Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira os nossos artigos!

Informações do Concurso IPAM Porto Velho

  • Data prevista: 2024/2025
  • Banca: a definir
  • Escolaridade: a definir
  • Vagas: 70 previstas
  • Cargos: Analista, Técnico e Procurador Autárquico
Coordenação

Posts recentes

Quando será a prova do concurso TSE Unificado?

Estudar para a prova, montar cronograma, organizar a rotinas de estudos... a vida do concurseiro…

2 minutos atrás

Concurso PM SP: SAIU edital para Soldado! 2.700 vagas

Concurso PM SP para Soldado oferece salário de R$ 4,8 mil. Provas em fevereiro! Está…

13 minutos atrás

Concurso FOSP tem comissão alterada; banca próxima!

Foi publicada, no Diário Oficial de São Paulo, a alteração dos membros da comissão que…

14 minutos atrás

LC 24/75 para SEFAZ-RJ

Olá, pessoal. Tudo certo? No artigo de hoje veremos o resumo da LC 24/75 para…

28 minutos atrás

Concurso TRT 24 (MS) inscrições abertas; inicial de até R$ 16 mil!

O Tribunal Regional do Trabalho da 24ª região oferece 14 vagas imediatas mais formação de cadastro de reserva distribuídas…

33 minutos atrás

Edital TRT MS: inscrições abertas! Até R$ 16 mil

O edital TRT MS (Tribunal Regional do Trabalho da 24ª região) oferece 14 vagas imediatas mais…

34 minutos atrás