Notícia

Concurso INSS: Ministério diz que “não comenta processos em análise”

Passados quase 30 dias da recomendação enviada ao Ministério da Economia indicando a realização de um Concurso Público em caráter de urgência para o INSS, a pasta ainda não tem um posicionamento sobre as decisões que deverão ser tomadas. Em contato com a equipe de jornalismo do Estratégia Concursos, o Ministério da Economia se limitou a dizer que “não se manifesta sobre processos em análise”.

O prazo para que o Ministério da Economia apresente ao Ministério Público Federal as providências que serão tomadas para sanar a problemática no INSS é de 30 dias úteis. O prazo final para que a pasta envie uma resposta ao MPF se encerra no dia 11 de junho. Desde que foi aberto o processo no protocolo online do MPF, nenhum encaminhamento ainda foi dado.

No dia 24 de abril, o Ministério Público Federal do DF enviou ao Ministério da Economia e ao Instituto Nacional de Seguridade Social um documento apresentando justificativas para que a pasta tomasse providências para que fosse realizado um novo concurso INSS. Entre os argumentos apresentados estava o que o jornalismo do Estratégia Concursos já havia divulgado: o déficit no quadro de servidores.

Segundo o último levantamento encaminhado pelo órgão à nossa equipe, o INSS possui atualmente mais de 19 mil cargos vagos. Só para o cargo de Técnico do Seguro Social, o número chega a 14 mil cargos vagos. Outro ponto importante também levantado pela nossa equipe é o alto número de aposentadorias.

Só nos primeiros meses do ano de 2019, o órgão já possui mais de 2 mil aposentadorias homologadas. O próprio INSS já havia divulgado em seu portal oficial que o número de aposentadorias deve crescer ainda mais no ano de 2019. De acordo com a autarquia, até o final do ano mais de 10 mil servidores já estarão aptos a se aposentarem e poderão solicitar afastamento do órgão.

MAIS INFORMAÇÕES – Concurso INSS

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Muito bom Estratégia ! Obrigado pela atualização.
    Alisson em 24/05/19 às 07:54