INSS – Técnico com exigência de nível superior? Entenda!
Nota Técnica solicita 7.575 vagas para novo concurso do INSS, inclusive com a exigência de nível superior para Técnico
A manhã dessa sexta-feira, 18 de junho, começou agitada para os concurseiros do INSS. Isso porque, foi divulgada uma Nota Técnica solicitando o preenchimento de 7.575 vagas para os cargos de Técnico e Analista do Seguro Social.
Entretanto, um trecho que chamou a atenção no documento foi a possibilidade de exigência de formação em nível superior para Técnico, diante da complexidade das atividades realizadas:
“37. De acordo com o art. 4º da Lei nº 10.855, de 1º de abril de 2004, os cargos da Carreira do Seguro Social podem ser de nível superior ou curso nível médio“, indica a Nota. “38. Diante da complexidade das atividades realizadas no reconhecimento de direitos, observa-se a necessidade de exigir como critério mínimo de admissão também para o cargo de Técnico do Seguro Social o nível Superior de escolaridade.”
Concurso INSS – Técnico de nível superior
Requisitos
Além disso, também são requisitadas habilidades como: prestar bom atendimento ao público (presencial ou não), com alta resolutividade e boa comunicação, utilizando ferramentas tecnológicas e sistemas corporativos, sempre atentos às mudanças na legislação previdenciária.
Avaliação
A avaliação deve ser realizada através de prova que testará a capacidade de interpretação da língua portuguesa, do raciocínio lógico e do uso da informática, noções do regime jurídico único e do código de ética do servidor público, como também, do direito constitucional e administrativo e de forma mais específica sobre o sistema de Seguridade Social.
Sobre a solicitação
Após ter realizado uma projeção preliminar de 10.000 vagas, o INSS encaminhou ao Ministério da Economia um pedido oficial e totalmente atualizado para provimento de 7.575 vagas. Deste total, 6.004 devem ser destinadas ao cargo de Técnico e 1.571 para Analista.
Em entrevista concedida para a rádio CBN, o presidente do INSS, Leonardo Rolim, afirmou estar bastante otimista com a possível autorização de um novo concurso público do órgão.
“De fato, nós precisamos contratar mais servidores. Ano passado, nós contratamos cerca de 3 mil temporários, que vão até o final desse ano, e vamos precisar sim fazer concurso para substituir esses funcionários e substituir também servidores que estão se aposentando“, declarou.
Quer conferir TODOS os detalhes sobre o concurso público do INSS? Então não deixe de conferir nosso artigo completo sobre a seleção! Acesse:
Mais informações: Concurso INSS