Concurso INSS: Presidente do órgão confirma pedido ao Ministério da Economia
Número de cargos vagos no INSS passa dos 22 mil em 2019
O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social, Renato Rodrigues Vieira, confirmou nesta sexta-feira, 12 de julho, o envio de solicitação de um novo concurso para o órgão ao Ministério da Economia.
Com um grave déficit de pessoal, a autarquia já perdeu mais de 3,3 mil servidores entre janeiro e maio deste ano: grande parte das vacâncias é decorrente de aposentadorias. Vale lembrar que o órgão já atingiu a incrível marca de 22 mil cargos vagos em 2019.
De acordo com o gestor, a abertura de um novo concurso depende agora da autorização do Ministério da Economia. Ainda em junho, em resposta à recomendação do MPF, o órgão havia afirmado que a situação fiscal do país dificultava o lançamento de um novo edital.
A Procuradoria da República do Distrito Federal prepara uma Ação Civil Pública para garantir na Justiça a abertura de concurso para o INSS. Com cerca de 34% de sua mão de obra próxima de se aposentar, o órgão deve enfrentar uma grave crise de pessoal.
O INSS tem lançado iniciativas para atenuar os efeitos da falta de servidores em todos os postos espalhados pelo país. Nesta semana foi implementada a informatização de 90 dos 96 serviços do Instituto, que poderão ser acessados pela internet.
Reforma da Previdência é aprovada em 1º turno
A Câmara dos Deputados aprovou em sessão realizada na última quarta-feira, 10 de julho, o texto-base da reforma da legislação previdenciária. A Proposta de Emenda Constitucional deverá ainda ser votada em 2º turno para seguir ao Senado Federal.
Os deputados reiniciaram a apreciação da matéria na quinta-feira, em sessão que avançou até a madrugada. O plenário da casa apreciou 11 destaques e alterou o texto-base na disciplina da pensão por morte, aposentadoria de policiais, dentre outros.
A Reforma da Previdência é apontada por especialistas e técnicos do Ministério da Economia como um passo fundamental para a recuperação das contas do país e a retomada da capacidade de investimento do Estado. Além disso, a aprovação da Reforma da Previdência pode indicar
MAIS INFORMAÇÕES – Concurso INSS
Quer estudar para INSS?
Gostou desta oportunidade e deseja começar se preparar agora mesmo? Então, confira os nossos cursos e comece a estudar para o concurso:
Assinatura Anual Ilimitada*
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado a todos os nossos cursos.
ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada