Concurso INSS – banca pode ser CESPE??
Caros alunos,
Alertado por um dos alunos do meu curso de Raciocínio Lógico para Técnico do Seguro Social, fui olhar a agenda institucional do INSS e verifiquei que hoje, às 10 horas da manhã, ocorreu uma reunião de autoridades do INSS com representantes do CEBRASPE, que é o nosso conhecido CESPE. Quem quiser conferir, basta acessar o endereço abaixo e clicar no INSS:
http://www.previdencia.gov.br/acesso-a-informacao/agenda-das-autoridades/
Entendo que este é um bom sinal de que o CESPE pode ser escolhido para a aplicação do próximo concurso INSS. Como vocês sabem, foram autorizadas 800 vagas para Técnico e 150 para Analista do INSS no final de Junho deste ano, e a publicação do edital precisa ocorrer em até 6 meses desta autorização.
A pergunta relevante é: E se for mesmo o CESPE? O que muda em minha programação de estudos?
Bom, o Cespe é uma banca singular. Comparando com a FCC, que é a banca na qual temos baseado nossos estudos (pois aplicou o último concurso de Técnico do INSS), o Cespe costuma trabalhar com um formato de questões diferente (na maioria dos casos são questões de certo ou errado, e não múltipla escolha), com critérios para dificultar o “chute” (normalmente um item marcado incorretamente anula um item marcado corretamente), e com questões que exigem mais do candidato, pois exploram o real entendimento dos assuntos envolvidos, e não meros “decorebas”.
Naturalmente, isso faz com que precisemos realizar uma preparação focada nesta banca. Caso seja confirmado que o Cespe organizará o próximo concurso, rapidamente vou adaptar todas as nossas aulas para que você trabalhe em cima de questões dessa instituição. De qualquer forma, já disponibilizei uma aula extra nos meus cursos para o Concurso INSS (para Técnico e para Analista) com cerca de 150 itens de certo ou errado do CESPE sobre todos os temas do edital anterior, para que vocês já possam ir se familiarizando com o estilo de cobrança. Naturalmente, todas as questões são resolvidas e comentadas por mim.
Vale dizer ainda que, mesmo que se confirme o Cespe como organizador do próximo certame, quem já está estudando desde agora terá uma enorme vantagem. Isto porque, se você já estiver conseguindo resolver questões da FCC sobre lógica de argumentação/proposições, operações com conjuntos, porcentagens e outros temas, certamente conseguirá enfrentar com mais facilidade as questões do Cespe sobre esses assuntos.
Só para finalizar: foi o Cespe que organizou os concursos de Técnico e Analista do INSS em 2008, quando foram cobrados os seguintes aspectos da minha disciplina:
RACIOCÍNIO LÓGICO: 1 Conceitos básicos de raciocínio lógico: proposições; valores lógicos das proposições; sentenças abertas; número de linhas da tabela verdade; conectivos; proposições simples; proposições compostas. 2 Tautologia. 3 Operação com conjuntos. 4 Cálculos com porcentagens.
Estes são exatamente os mesmos tópicos teóricos que já estamos trabalhando no curso de Raciocínio Lógico para Técnico do Seguro Social, e também fazem parte do nosso curso para Analista, pois eles foram cobrados nos últimos certames para os dois cargos (no caso de Técnico pela banca FCC, no caso de analista pela FUNRIO).
Enfim, recomendo que você prossiga o seu estudo do nosso material, tentando compreender bem os aspectos teóricos e resolver os exercícios. Isso vai ajudar bastante você a lidar bem com as questões do Cespe sobre os mesmos temas.
Mais informações sobre os cursos nos links abaixo:
RACIOCÍNIO LÓGICO P/ TÉCNICO DO INSS
RACIOCÍNIO LÓGICO P/ ANALISTA DO INSS
Caso você queira mais esclarecimentos antes de adquirir o curso, basta me enviar um email ou me procurar no Facebook:
www.facebook.com/ProfessorArthurLima
Abraço,
Prof. Arthur Lima
Confira nosso Guia Épico de Estudo Para o Concurso do INSS: