Concurso INSS: com 3 mil vacâncias, órgão chega a 22 mil cargos vagos em 2019
Um levantamento feito pelo Instituto Nacional de Seguridade Social, o INSS, apontou que entre os meses de janeiro e maio, 3.362 servidores deixaram a autarquia no ano de 2019. Com o número, o INSS chega ao mês de junho com um déficit ainda maior, de 22.613 cargos vagos. Em 2019, os números de desligamentos e os motivos registrados pelo INSS foram de:
Aposentadoria: 3.296
Exoneração: 21
Posse em outro cargo: 16
Falecimento: 4
Redistribuição: 9
Demissão: 4
Decisão judicial: 1
Entre as carreiras do Seguro Social do INSS, a que teve mais perda de servidores foi o cargo de Técnico do Seguro Social. O cargo que exige formação em Nível Médio teve um déficit de 2.163 servidores. Os cargos de Analista e Perito Médico, que exigem Nível Superior, tiveram perda de 21 e 63 servidores, respectivamente.
A situação do quadro pessoal de servidores do INSS exige do órgão a realização de um novo concurso em caráter de urgência. Ainda em abril, o Ministério Público Federal havia enviado uma recomendação ao Ministério da Economia indicando a realização de um novo concurso para o INSS o mais rápido possível. Entre as justificativas apresentadas, estava a carência de servidores.
O Ministério da Economia respondeu a recomendação e informou que não será possível, neste momento, autorizar um novo concurso para o INSS por conta da situação fiscal do país. Em resposta à recomendação, o MPF deve entrar com uma Ação Civil Pública na Justiça para pressionar o Governo Federal através de uma decisão judicial.
Pedido de concurso
Mesmo sem ter seu concurso autorizado, tramita desde o ano de 2015, no Ministério da Economia, na época Ministério do Planejamento, um pedido de autorização para o concurso do INSS. O pedido solicita a abertura de 7.888 vagas, voltou a ser protocolado em janeiro de 2018. As vagas solicitadas pelo órgão foram distribuídas conforme o quadro abaixo:
MAIS INFORMAÇÕES – Concurso INSS