Notícia

Concurso ICMBio Analista: veja os recursos possíveis!

O concurso público do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) teve a prova para Analista Ambiental aplicada no último domingo, 06 de fevereiro de 2022.

Os candidatos que não concordarem com as respostas do gabarito preliminar poderão ingressar com recursos até o dia 10 de fevereiro, no site do Cebraspe, na página do ICMBio.

Vale lembrar que são ofertadas 61 vagas para o cargo, com salário inicial de R$ 8.089,64 e exigência de nível superior de escolaridade.

E visando acompanhar vocês em todo o processo rumo à aprovação, além do gabarito extraoficial, elaborado por nossos professores, faremos este artigo com os recursos possíveis apontados por eles. Confira a seguir!

QUESTÃO Nº 06
TEXTO DA QUESTÃO:

Mantém a correção gramatical e a coerência do texto a seguinte reescrita para o trecho “O estudo ajuda a mostrar que cada língua (e cultura) indígena tem percepções únicas” (último parágrafo): O estudo ajuda a mostrar que cada língua e cultura indígenas têm percepções únicas.

GABARITO PRELIMINAR: CERTO
GABARITO PRETENDIDO: ERRADO

FUNDAMENTAÇÃO:
A questão traz como correta a reescritura “O estudo ajuda a mostrar que cada língua e cultura indígenas têm percepções únicas.”. Contudo, nota-se um equívoco ao considerar CERTO o item, pelo que se expõe a seguir.

Tanto o original quanto a reescritura trazem o pronome “cada” e é justamente em relação a esse pronome que gira a controvérsia que deve ser levantada na questão.

Quanto à concordância verbal, traz-se à baila os ensinamentos de CEGALLA e BECHARA.

Nos ensinamentos de Domingos Paschoal Cegalla, o pronome indefinido “cada” pode não apenas referir-se à unidade num grupo de seres, mas também “a um conjunto deles”. Assim, segundo o linguista, em tal caso, o verbo concorda no plural. Ex.: “Cada três livros custavam 60 reais“.

Já segundo BECHARA, o verbo fica no singular, quando os núcleos do sujeito vêm determinados pelo distributivo cada, até porque os substantivos assim designados normalmente indicam gradação. Ex.: “Cada era, cada geração, cada povo exprime o sentimento” (Rui Barbosa)

Ao retomar a reescritura, perceba que “cada” se refere tanto à “língua” quanto à “cultura”, de forma que o trecho “cada língua e cultura” não trazem a ideia de “conjunto”, como defende CEGALLA, mas de uma gradação, em convergência aos ensinamentos de BECHARA.

Dessa forma, a gramática normativa defende a concordância verbal no singular na sentença “O estudo ajuda a mostrar que cada língua e cultura indígenas têm percepções únicas”, de forma que a forma verbal “têm” (3ª pessoa do plural) está erroneamente posta no período.

Assim, não pairam dúvidas que, de acordo com a norma culta padrão, a reescritura do trecho proposta na questão está errada e, por isso, não pode ser aceita na língua portuguesa.

Ante a fundamentação supra, requer, humildemente, a ALTERAÇÃO do gabarito para ERRADO.

QUESTÃO Nº 47
Gabarito oficial CERTO; proposta gabarito ERRADO

A premissa apresentada como “máxima produção” não se aplica às premissas ecológicas de manejo sustentável. Constam como princípios: manutenção da biodiversidade e dos processos ecológicos críticos, manutenção de populações minimamente viáveis, simulação de distúrbios, minimizar ameaças externas, maximizar benefícios externos e conservar os processos evolucionários. A “máxima produção” é incompatível com a prática de manejo sustentável, na qual eventual exploração deve ocorrer garantindo a capacidade regenerativa do ambiente.

Ademais a Lei de Gestão de Florestas Públicas, ou LGFP (Lei Federal 11.284, de 02/03/2006), regulamentada pelo Decreto Federal 6.063/07, gerou novas perspectivas para o avanço do setor florestal brasileiro e para o aumento da área florestal manejada na Amazônia

ao criar modalidades de gestão das florestas públicas para fins de produção sustentável, pautada na conservação dos recursos naturais e na geração de benefícios socioambientais. Dentre tais modalidades, o modelo de concessão florestal nasceu para permitir o uso racional das florestas públicas brasileiras diante de um rígido controle e monitoramento do manejo florestal por parte do governo e da sociedade.

Não há, portanto, a compatibilidade entre a máxima produção e o manejo sustentável.

Soma-se ao exposto que a questão pode ainda tentar se relacionar à máxima produção primária do ecossistema. Se tal é o fato, a forma como foi exposto gera confusão por não utilizar a terminologia típica e padrão para se referir a esse atributo do ecossistema.

Para mais informações do concurso ICMBio, cujos recursos possíveis você vê neste artigo, confira o link abaixo!

Saiba mais: concurso ICMBio

Gabarito ICMBio Analista! Confira nossos cursos!

Assinaturas

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.