A realização do novo concurso do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) foi autorizada. De acordo com o documento publicado no Diário Oficial da União, serão ofertadas 28 vagas de nível superior para os cargos de Analista I e Técnico em Assuntos Culturais.
O edital deve ser publicado em até 6 meses após a publicação da portaria. Veja abaixo:
Vale lembrar que o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) havia protocolado um pedido de concurso público para provimento de 358 vagas. De acordo com o pedido, as oportunidades seriam para 67 para cargos de nível médio e 291 para aqueles de curso superior.
Se você já está se preparando para o Concurso IBRAM, ao longo deste artigo vai conferir as novidades do certame e os principais pontos dos últimos editais.
O Instituto Brasileiro de Museus foi criado em janeiro de 2009, com a assinatura da Lei nº 11.906. A autarquia sucedeu o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) nos direitos, deveres e obrigações relacionados aos museus federais.
O órgão é responsável pela Política Nacional de Museus (PNM) e pela melhoria dos serviços do setor – aumento de visitação e arrecadação dos museus, fomento de políticas de aquisição e preservação de acervos e criação de ações integradas entre os museus brasileiros. Também é responsável pela administração direta de 30 museus.
Assistente Técnico: nível médio completo.
Analista: diploma de conclusão de curso de graduação em áreas específicas, conforme determinado no edital, e registro no Conselho de Classe correspondente.
Técnico em Assuntos Educacionais: diploma de conclusão de curso de graduação em áreas específicas, conforme determinado no edital, e registro no Conselho de Classe correspondente.
Técnico em Assuntos Culturais: diploma de conclusão de curso de graduação em áreas específicas, conforme determinado no edital, e registro no Conselho de Classe correspondente.
Assistente Técnico: desenvolver sob supervisão, tarefas relativas à gestão administrativa e colaborar no apoio logístico necessário para o funcionamento das unidades do IBRAM. Executar outras tarefas afins sob supervisão.
Analista: exercer atividades relacionadas às áreas técnicas e administrativas, elaborar estudos e acompanhar o desenvolvimento de projetos, relatórios e outros documentos, com base em registros técnicos e administrativos e indicadores de acompanhamentos, desempenho e política institucional; acompanhamento e operacionalização dos sistemas da União; e demais atividades inerentes a área de formação.
Técnico em Assuntos Educacionais: coordenar as atividades de ensino, planejamento e orientação, supervisionando e avaliando estas atividades, para assegurar a regularidade do desenvolvimento do processo educativo; assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão; produzir projetos político pedagógicos; e executar outras atividades compatíveis com o cargo.
Técnico em Assuntos Culturais: desenvolver atividades de supervisão, coordenação, programação e execução especializada referentes a trabalhos de difusão e aprimoramento de assuntos culturais, na área de letras, música, artes plásticas, conservação e restauração de obras históricas e gravação artística; planejar e executar ações de criação, promoção e divulgação de serviços, de produtos e de eventos culturais; monitorar e avaliar a execução de projetos de cultura; e demais atividades inerentes à função.
O último concurso IBRAM ocorreu em 2010 e foi organizado pela Funcab. Foram oferecidas 294 vagas para níveis médio e superior.
À época, os aprovados foram lotados em São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além do Distrito Federal.
O concurso foi constituído de três importantes etapas de provas, sendo elas:
As provas objetivas foram compostas por 50 a 60 questões de múltipla escolha, cada uma contendo 5 opções de resposta (de A a E), das quais apenas uma única era a correta.
Foi eliminado o candidato que não obtivesse, pelo menos, 50% do total de pontos e/ou obtivesse 0 em qualquer um dos conteúdos.
A prova discursiva foi composta de duas questões relativas ao conteúdo de conhecimento específico. Cada questão da valeu 10 pontos, totalizando no máximo 20 pontos.
Foram convocados para entrega dos títulos os candidatos aprovados nas provas objetiva e discursiva. A avaliação de títulos valeu até 5,00 pontos.
Salário inicial é de mais de R$ 5 mil. Saiba todos os detalhes desse importante…
O Superior Tribunal de Justiça oferece vagas para formação de cadastro de reserva distribuídas entre…
Você vai fazer a prova do concurso do Superior Tribunal de Justiça (STJ) no dia…
Mais um edital do concurso do Ministério da Saúde (MS) autorizado! Serão ofertadas, ao todo,…
O novo edital do concurso do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MDR) está autorizado!…
Atenção, Coruja! A Terceira Etapa do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) para o cargo de…