Notícia

Concurso IBGE: confira aqui os recursos para Codificador

Quer interpor recursos contra o gabarito do concurso IBGE? Confira as possibilidades neste artigo!

O concurso IBGE teve suas últimas provas aplicadas no último domingo, 29 de outubro, para o cargo de Codificador. Com isso, já foram divulgados os gabaritos preliminares da etapa. 

Pretende interpor recurso para o concurso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística? Todo o processo deve ser realizado nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, no site do IDECAN.

E para te ajudar, nossos professores analisaram os gabaritos provisórios e identificaram algumas possibilidades de recursos. Confira abaixo e não perca o prazo:

Concurso IBGE: recursos de Informática

QUESTÃO 49

Gabarito Oficial: C

Gabarito Proposto: Solicitamos a anulação da questão

Fundamentos:

Ao selecionarmos o menu “inserir”, encontramos a opção “Gráfico” e não “Assistente de Gráfico”, como sugerido na questão. Como nenhuma outra letra atende ao enunciado, solicitamos a anulação da questão.

Concurso IBGE: recursos para Codificador

QUESTÃO 52

Gabarito Oficial: D

Gabarito Proposto: Solicitamos a anulação da questão

Fundamentos:

Existe a falta de uma palavra no fim do enunciado: “…para garantir a … o referido procedimento”. Provavelmente, pelo gabarito oficial essa palavra seria confidencialidade, mas não há como saber a resposta exata sem ela.

Devido ao enunciado incompleto, solicitamos a anulação da questão.

QUESTÃO 54

Gabarito Oficial: A

Gabarito Proposto: Solicitamos a anulação da questão

Fundamentos:

A função principal do histórico de páginas visitadas é , sem dúvidas, “registrar e facilitar o acesso a sites previamente visitados”, porém hoje em dia, com a importância da função de sincronização no mercado atual, muitos utilizam o histórico “para permitir que o usuário acesse o mesmo site a partir de dispositivos diferentes”.

Sendo assim, relativamos a ideia de “função principal” de acordo com o foco do usuário, o que deixa a questão com duas respostas possíveis. Dessa forma, solicitamos a anulação da questão.

QUESTÃO 55

Gabarito Oficial: B

Gabarito Proposto: C

Fundamentos:

Nos editores de texto, ao realizarmos a mesclagem de células em uma tabela, as células mescladas se transformam em uma só, mas o conteúdo das mesmas é mantido.

QUESTÃO 60

Gabarito Oficial: B

Gabarito Proposto: Solicitamos a anulação da questão

Fundamentos:

Provavelmente, quando a banca se referiu a “configurações avançadas”, estava falando de forma genérica, porém, segundo o manual da Mozzila, “Configurações avançadas” se refere ao Painel Avançado”, conforme descrito abaixo, e que não apresenta nenhuma das opções citadas na questão. Por deixar, dúbio o raciocínio da questão, solicitamos a anulação da questão.

https://support.mozilla.org/pt-BR/kb/painel-de-configuracoes-avancadas-no-thunderbird

“Painel Avançado – Sistema, rede, atualizações e outras configurações avançadas no Thunderbird.
Este artigo explica as configurações disponíveis no painel Avançado da janela Opções do Thunderbird. São configurações que não são usadas com frequência, como configurações de proxy ou várias configurações avançadas que apenas algumas pessoas precisam…”

Concurso IBGE: recursos para Codificador
Concurso IBGE: recursos para Codificador
Concurso IBGE: recursos para Codificador
Concurso IBGE: recursos para Codificador
Concurso IBGE: recursos para Codificador

Concurso IBGE: recursos de Raciocínio Lógico

QUESTÃO 17

A prezada banca considerou a opção (D) como gabarito oficial. 

Sem qualquer desprestígio a esta douta banca examinadora e com a devida vênia, percebe-se que a questão mostra-se equivocada pelos seguintes argumentos:

Na pergunta é questionado o valor de -2 . -3, ou seja, uma operação entre números.   Entretanto, nas opções são colocadas matrizes, ou seja, no enunciado, especificamente na pergunta, estão faltando as matrizes que devem ser multiplicadas aos números -2 e -3.

Diante do exposto, solicita-se a anulação da referida questão.

Concurso IBGE: recursos de Português

Segue sugestão de recurso para as duas questões que alertei no vídeo de correção. Vou trazer aqui a fundamentação objetiva e vocês devem redigir os recursos com suas próprias palavras, a argumentação detalhada também foi apresentada no gabarito extraoficial.

QUESTÃO 04

Propõe-se anulação, tendo em vista que o principal Manual de Regência Verbal da nossa gramática, do consagrado Celso Pedro Luft, classifica expressamente o verbo “contribuir” como intransitivo e a sequência com a preposição “para” como adjunto adverbial de finalidade.

Concurso IBGE: recursos para Codificador

LUFT, Celso Pedro. Dicionário prático de regência verbal. São Paulo: Ática, 2010.

QUESTÃO 15

Adiantamos que a banca daria o gabarito na letra C (aliás e lúcido), mas eu já tinha deixado o recurso pronto, conforme detalhado no vídeo de correção.

Ao mencionar a classificação pelo número de sílabas, a banca quis indicar a regra da proparoxítona eventual, em “pró-pri-a”. Ora, “lú-ci-do” não pode estar na mesma regra de “própria”, pois somente paroxítonas terminadas em ditongo crescente podem ser classificadas como proparoxítonas eventuais ou aparentes. Além disso, “aliás” não é palavra monossílaba e, portanto, também não atende ao enunciado.

Proparoxítonas “Aparentes ou Eventuais”:

NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO:

[…serão acentuadas] As chamadas proparoxítonas aparentes, isto é, que apresentam na sílaba tónica/tônica as vogais abertas grafadas a, e, o e ainda i, u ou ditongo oral começado por vogal aberta, e que terminam por sequências vocálicas pós-tónicas/pós-tônicas praticamente consideradas como ditongos crescentes (-ea, -eo, -ia, -ie, -io, -oa, -ua, -uo, etc.): álea, náusea; etéreo, níveo; enciclopédia, glória; barbárie, série; lírio, prélio; mágoa, nódoa; exígua, língua; exíguo, vácuo. 

Registro também a opinião do gramático Cegalla:

“Os encontros ia, ie, io, ua, ue, uo finais átonos, seguidos ou não de s, classificam-se quer como ditongos, quer como hiatos, uma vez que ambas as emissões existem no domínio da Língua Portuguesa: his-tó-ri-a e his-tó-ria; sé-ri-e e sé-rie; pá-ti-o e pá-tio; ár-du-a; tê-nue; vá·cu·o e vá-cuo” (NGB). Todavia, é preferível considerar tais grupos ditongos crescentes e, consequentemente, paroxítonos os vocábulos em que ocorrem. Na escrita, em final de linha, esses encontros vocálicos não devem ser partidos.

Portanto, pede-se anulação da questão por ser impossível classificar “lúcido” como proparoxítona eventual e “aliás” como monossílabo.

Referência Bibliográfica: CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima gramática da língua portuguesa. 48. Ed. São Paulo: IBEP, 2009.

Saiba mais: Concurso Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.