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Concurso IBGE: confira os recursos para APM e Supervisor

Quer interpor recursos contra o gabarito do concurso IBGE? Confira as possibilidades neste artigo!

O concurso IBGE teve novas provas aplicadas no último domingo, 17 de setembro, para os cargos de Agente de Pesquisas e Mapeamento e Supervisor de Coleta de Qualidade. Com isso, já foram divulgados os gabaritos preliminares da etapa. 

Pretende interpor recurso para o concurso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística? Todo o processo deve ser realizado nos dias 19 e 20 de setembro (das 10h às 17h), no site do IBFC.

E para te ajudar, nossos professores analisaram os gabaritos provisórios e identificaram algumas possibilidades de recursos. Confira abaixo e não perca o prazo:

Concurso IBGE: recursos para Agente de Pesquisas e Mapeamento

• Disciplina: Português

QUESTÃO 2:

Concurso IBGE: recursos para Agente de Pesquisas e Mapeamento

GABARITO PRELIMINAR DA BANCA: LETRA B

GABARITO PRETENDIDO: LETRA E

FUNDAMENTAÇÃO:

A terceira proposição (“Portanto” pode ser substituído por: mas, porém, contudo) está incorreta, uma vez que o valor semântico da conjunção “portanto” é de conclusão. Já a relação estabelecida pelos conectivos “mas”, “porém” e “contudo” é de oposição (adversidade). A substituição proposta implicaria alteração do sentido original do texto, o que torna a proposição falsa.

Diante disso, solicita-se a mudança de gabarito para a alternativa E.

QUESTÃO 15:

Concurso IBGE: recursos para Agente de Pesquisas e Mapeamento

GABARITO PRELIMINAR DA BANCA: LETRA A

GABARITO PRETENDIDO: LETRA D

FUNDAMENTAÇÃO:

A questão 14 desta mesma prova afirma que o texto em análise se enquadra no gênero “reportagem”, pois transmite informações aos leitores. Seria contraditório, dentro das principais teorias de gênero textual, afirmar que um texto pertencente ao gênero “reportagem” se enquadra predominantemente na tipologia descritiva.

Apesar de haver trechos descritivos, a intenção comunicativa do texto é fornecer informações sobre a cidade de Cusco — objetivo que está em consonância com o tipo dissertativo-expositivo.

Considerando, portanto, sua estrutura e sua intenção comunicativa, pode-se afirmar que a unidade textual em análise é predominantemente dissertativa (texto cujo objetivo é informar, expor o que se sabe sobre determinado tema — no caso, a cidade de Cusco).

Diante disso, solicita-se a mudança de gabarito para a alternativa D.

• Disciplina: Geografia

Questão 52

O Brasil é uma República Federativa organizada política e administrativamente em estados, municípios e distritos. Para administrar o país, existe uma divisão hierárquica em governos: ______. Os 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal, compõem a República Federativa do Brasil. (adaptado de IBGE Educa, 2023).

Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.

  • a) nacional, estatal e municipal
  • b) republicano, municipal e estadual
  • c) federação, estadual e municipal
  • d) federal, estadual e municipal
  • e) federal, municipal e estadual

Gabarito preliminar: E

Argumentos para o recurso:

O comando da questão pede para assinalar a alternativa que preenche corretamente a lacuna, que trata sobre a divisão hierárquica dos governos no país.

Segundo o Artigo 18º da CF/88, a organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, todos autônomos.

Desse modo, todos os entes federados (União, Estados, DF e Municípios) são autônomos nos termos da Constituição Federal, inexistindo subordinação entre eles. Não há nenhum trecho da Constituição que estabeleça noção hierárquica entre os entes federados.

Contudo, se for ser estabelecido um sentido hierárquico, a União está acima dos Estados e Distrito Federal, que, por sua vez, estariam acima dos Municípios.

Os Municípios são criados por leis estaduais, são uma divisão política interna dos Estados. Não podem ser hierarquicamente superiores as unidades federativas que originam as leis que os criam.

Para a elaboração da questão, o examinador utilizou um texto do site EducaIBGE, que na divisão em governos traz a seguinte ordem: federal, estadual e municipal.

Vejamos:

“O Brasil é uma República Federativa organizada política e administrativamente em estados, municípios e distritos. Para administrar o país, existe uma divisão em governos: federal, estadual e municipal.”

https://educa.ibge.gov.br/criancas/brasil/nosso-territorio/19637-divisao-territorial.html

Dessa forma, solicita-se a alteração do gabarito para a alternativa “d”.

Concurso IBGE: recursos para Supervisor de Coleta de Qualidade

• Disciplina: RLM

Questão 17

O diagrama lógico que representa a seguinte proposição: “Todos os gatos são mamíferos, mas nem todos os mamíferos são gatos”, pode ser representado por meio de um Diagrama de Venn. Nesse diagrama, o conjunto dos gatos é representado sem sombreamento. Portanto, o diagrama correspondente seria:

  • a) três círculos que se interceptam, com a interseção dos três sombreada
  • b) dois círculos que se interceptam, com a diferença sombreada
  • c) um círculo menor contido em um maior, com o maior sombreado
  • d) um círculo menor contido em um maior, com o menor sombreado
  • e) dois círculos que se interceptam, com a interseção sombreada  

A prezada banca considerou a opção (C) como gabarito oficial. 

Sem qualquer desprestígio a esta douta banca examinadora e com a devida vênia, percebe-se que a questão mostra-se equivocada pelos seguintes argumentos:

Pelo enunciado, concluímos que o conjunto dos gatos está contido no conjunto dos mamíferos.  O enunciado é claro ao dizer que o conjunto dos gatos deve ser representado SEM SOMBREAMENTO.

A opção C afirma que “Portanto, o diagrama correspondente seria um círculo menor contido em um maior, com o maior sombreado”. 

Se o círculo maior (conjunto dos mamíferos) estiver sombreado, concluímos que automaticamente o círculo menor também estará sombreado (conjunto dos gatos), o que contradiz frontalmente o enunciado.

O que seria admissível seria dizer que o diagrama correspondente seria um círculo menor contido em um maior, com a DIFERENÇA sombreada. Tal opção não existe.

Diante do exposto, solicita-se a anulação da referida questão.

Questão 21

Uma sala de aula possui um total de 30 alunos, dos quais 18 são meninos. Portanto, a razão entre o número de meninos e o número de meninas é de:

  • a) 2:5
  • b) 3:5
  • c) 5:3
  • d) 2:3
  • e) 3:2

A prezada banca considerou a opção (D) como gabarito oficial. 

Sem qualquer desprestígio a esta douta banca examinadora e com a devida vênia, percebe-se que a questão mostra-se equivocada pelos seguintes argumentos:

Pelo enunciado, concluímos que há 12 meninas.  Logo a razão entre meninos e meninas é igual a:

meninos/meninas = 18/12 = 3/2 = 3:2

Diante do exposto, solicita-se a troca de gabarito para a opção E.


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