Pessoal,
A FGV divulgou os gabaritos preliminares da prova de Analista e Tecnologista do IBGE, realizados neste último final de semana. Vocês podem acessar clicando aqui:
http://fgvprojetos.fgv.br/concursos/ibge/nivelsuperior
Caso não tenham visto, eu publiquei a resolução de todas as questões de Raciocínio Lógico, com um “gabarito extra oficial” (que, por acaso, estava 100% correto rs…).
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Precisando ganhar uma graninha? O IBGE lançou em 07/Junho o concurso de temporários, que tem 7.500 vagas e paga R$1.708,00 por mês!!! Veja a última prova de Raciocínio Lógico resolvida e mais informações clicando AQUI!
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No meu gabarito extra oficial eu sugeri recursos para 2 questões, que a meu ver cobraram tópicos que estavam fora do edital. Veja lá no meu artigo. Basta clicar em:
RESOLUÇÃO – RACIOCÍNIO LÓGICO IBGE (ANALISTA E TECNOLOGISTA)
Quanto aos recursos, entendo que você pode ser bem objetivo na sua explicação. Quanto mais conciso, mais chance de o examinador se dar ao trabalho de ler.
Na questão que cobrou moda, basta reproduzir o trecho do edital: “Estatística descritiva e análise exploratória de dados: média, mediana, quartis, variância, desvio padrão, coeficiente de variação, histograma.”. A moda é uma medida de posição, assim como a média e a mediana. Se a banca fez questão de listar exaustivamente as medidas de posição que cobraria, não faz sentido ela cobrar também a moda. No curso nós até falamos sobre este assunto, por segurança, mas a rigor a FGV não poderia ter cobrado. Vale a pena tentar o recurso, e torcer para a FGV ter bom senso :)
Na questão que cobrou covariância, também vou na mesma linha. Embora este assunto tenha alguma relação com o tema “variância”, entendo que a banca precisaria ser mais explícita. Nós também falamos disso no curso por segurança. Mas, se você for ver no edital do cargo específico de TECNOLOGISTA/ESTATÍSTICA, a FGV foi explícita ao cobrar “moda” e também cobrar “correlação” (que é um tema que implicitamente exige o conhecimento de covariância, pois a correlação é calculada dividindo-se a covariância pelos desvios padrões das variáveis). Vejam lá no edital. Novamente, vale a pena apresentar a argumentação para a banca, e torcer pelo convencimento da FGV.
Ficarei na torcida!
Saudações.
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Ver comentários
Amigo, saberia me dizer se algum outro professor das outras matérias tb identificaram alguma questão p/ recorrer? Obrigado.
Lucas, os outros professores devem postar as resoluções aqui no site, ok?
Boa tarde professor! Uma questão, do caderno de tecnlogista - estatística, foi a seguinte:
44
Um experimento é realizado a partir de três urnas, contendo
bolas brancas e pretas com a seguinte composição:
Urna I = 3 Brancas e 4 Pretas
Urna II = 5 Brancas e 3 Pretas
Urna III = 2 Brancas e 3 Pretas
A realização consiste em, a partir da Urna III, sortear uma bola e
colocar na Urna I, caso seja branca, ou na Urna II caso seja preta.
Em seguida é escolhida, aleatoriamente, uma bola da urna que
foi abastecida. Se ao final do experimento a bola sorteada foi
branca, a probabilidade de que a primeira bola sorteada tenha
sido preta é igual a:
(A) 3/5;
(B) 3/8;
(C) 5/8;
(D) 7/15;
(E) 8/15.
Estou tendo dificuldade em compreendê-la, qual linha de raciocínio devo seguir?
Grato desde já e muito obrigado pelo seu trabalho!
Oi Fernando,
temos o seguinte:
- sortear bola branca em III (P = 2/5), colocá-la em I, e então sortear uma bola branca em I (P = 4/8) --> probabilidade = 2/5 x 4/8 = 1/5
- sortear uma bola preta em III (P = 3/5), colocá-la em II e então sortear uma bola branca em II (P = 5/9) --> probabilidade = 3/5 x 5/9 = 1/3
Ao todo temos a probabilidade de obter uma bola branca no segundo sorteio igual a 1/5 + 1/3 = 3/15 + 5/15 = 8/15
Deste total, a primeira bola foi preta em 1/3 (segundo caso acima).
Assim, sabendo que a segunda bola foi branca, a probabilidade de a primeira ter sido preta é de P = (1/3) / (8/15) = 5/8
Gabarito C
Abraço
Obrigado!!!
Olá professor, como eu faço para entrar com o recurso? Não acho nenhum link no site da FGV referente a isso.
Grato
Carlos, veja no edital as instruções para isso, e o prazo correto para a aplicação dos recursos. Talvez comece amanhã.
Abraço
Arthur
Professor,
Entrarei com recurso para a questão "Sabe-se que as notas..." argumentando do conteúdo programático.
Também farei recurso para a questão das laranjas, que deixa brecha para dois entendimentos, pode-se entender conforme sua explicação muito bem explanada, mas pode-se entender como dados distintos, do grupo de controle e da amostra levando a dois entendimentos possíveis. Afinal, um grupo controle existe para padronizar uma pesquisa, o grupo controle não é um fim por si mesmo. Assim, é de se esperar que os resultados após o grupo controle sejam da amostra. A questão é omissa nesse ponto.
Carlos, poderia compartilhar seus recursos? Qto mais candidatos interporem em cima da mesma questão acredito ser melhor p/ convencê-los.
Lucas,
Para quais questões vai entrar com recurso, vamos somar forças no que for comum.
Carlos, entrei com 4 recursos até agora: Português ( questão 1), RLM ( 26, 31 e 34) .
A questão 26, conforme uma moça postou nos comentários, é bastante similar à Questão 40 ( Ano: 2015
Banca: FGV , Órgão: TJ-PI , Prova: Analista Judiciário – ÁREA – Apoio Especializado – Engenheiro Eletricista
A questão 1 de português: A afirmação contida na alternativa C, de que o texto se refere a uma indicação de “um princípio que é demonstrado no texto” se apresenta incorreta, haja vista que princípios são proposições que servem de base para toda estrutura de uma ciência.
Mas não se pode dizer que uma proposição é válida ou inválida no sentido lógico do termo. No sentido lógico do termo só os argumentos podem ser válidos ou inválidos; as proposições são verdadeiras ou falsas, interessantes ou entediantes, e muitas outras coisas, mas nunca podem ter a propriedade da validade argumentativa.
Desta forma, não há como afirmar que é demonstrado no texto um “princípio”, em razão da demonstração de propriedade de validade argumentativa exposta pelo personagem (publicitário) em sua resposta a outro no texto.
QUESTÕES 31 E 34 => COM BASE NOS FUNDAMENTOS QUE O PROFESSOR APRESENTOU ACIMA.
Se puderem compartilhar outros recursos, agradeço.
Carlos, quanto aquela questão de português que vc comentou de recurso ( nessa/nesta terra), eu tb iria entrar, mas verifiquei que o uso nessa/nesta tem referência tb a tempo presente e tempo passado. Se vc for recorrer desta, posta por favor os fundamentos para que eu possa ter como base ....
Lucas,
Você citou várias questões pelos números, mas existem dois gabaritos, os números são de qual gabarito? Fiquei meio confuso.
Em relação às questões que citou expressamente:
Questão 1 (meu caderno é nº 3): Bem, não concordo com a sua explicação, você fechou a acepção da palavra "princípio" como se não houvesse outras, mas (a princípio) não errei essa, então fiquemos com os recursos em comum.
Questão de "nesta Terra": a sua observação é certa, porém no texto é clara a referência do termo ao lugar, tanto é que está entre "lugar" e "Terra", referindo-se, no caso, à "Terra" e não à "distante", e mesmo que fosse, distante está com acepção de lugar, lugar tão distante e não de tempo, tempo tão distante. Esse é o meu entendimento.
Tem uma de inglês que farei, é só olhar no artigo da Ena Smith o pessoal comentando.
Em RLM, farei das questões das laranjas, da questão do conteúdo programático (variância, se não me engano) e da tabela do grupo controle e da amostra, todos comentei no artigo do professor Arthur.
Em português, farei da oração desenvolvida e do cartaz com fundo preto (ironicamente, essa é gritante), conforme explicações do professor Décio, além desta questão "nessa Terra" e do emprego do verbo ter (inclusive, algumas das substituições possíveis têm citação no MICHAELIS).
São os meus recursos.
De qualquer forma, boa sorte pra nós!!