Concurso IBGE – gabaritos divulgados – tem recurso mesmo!

Pessoal,

A FGV divulgou os gabaritos preliminares da prova de Analista e Tecnologista do IBGE, realizados neste último final de semana. Vocês podem acessar clicando aqui:

http://fgvprojetos.fgv.br/concursos/ibge/nivelsuperior

Caso não tenham visto, eu publiquei a resolução de todas as questões de Raciocínio Lógico, com um “gabarito extra oficial” (que, por acaso, estava 100% correto rs…).

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Precisando ganhar uma graninha? O IBGE lançou em 07/Junho o concurso de temporários, que tem 7.500 vagas e paga R$1.708,00 por mês!!! Veja a última prova de Raciocínio Lógico resolvida e mais informações clicando AQUI

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No meu gabarito extra oficial eu sugeri recursos para 2 questões, que a meu ver cobraram tópicos que estavam fora do edital. Veja lá no meu artigo. Basta clicar em:

RESOLUÇÃO – RACIOCÍNIO LÓGICO IBGE (ANALISTA E TECNOLOGISTA)

Quanto aos recursos, entendo que você pode ser bem objetivo na sua explicação. Quanto mais conciso, mais chance de o examinador se dar ao trabalho de ler.

Na questão que cobrou moda, basta reproduzir o trecho do edital: “Estatística descritiva e análise exploratória de dados: média, mediana, quartis, variância, desvio padrão, coeficiente de variação, histograma.”. A moda é uma medida de posição, assim como a média e a mediana. Se a banca fez questão de listar exaustivamente as medidas de posição que cobraria, não faz sentido ela cobrar também a moda. No curso nós até falamos sobre este assunto, por segurança, mas a rigor a FGV não poderia ter cobrado. Vale a pena tentar o recurso, e torcer para a FGV ter bom senso :)

Na questão que cobrou covariância, também vou na mesma linha. Embora este assunto tenha alguma relação com o tema “variância”, entendo que a banca precisaria ser mais explícita. Nós também falamos disso no curso por segurança. Mas, se você for ver no edital do cargo específico de TECNOLOGISTA/ESTATÍSTICA, a FGV foi explícita ao cobrar “moda” e também cobrar “correlação” (que é um tema que implicitamente exige o conhecimento de covariância, pois a correlação é calculada dividindo-se a covariância pelos desvios padrões das variáveis). Vejam lá no edital. Novamente, vale a pena apresentar a argumentação para a banca, e torcer pelo convencimento da FGV.

Ficarei na torcida!

Saudações.

Coordenação

Ver comentários

  • Amigo, saberia me dizer se algum outro professor das outras matérias tb identificaram alguma questão p/ recorrer? Obrigado.

  • Boa tarde professor! Uma questão, do caderno de tecnlogista - estatística, foi a seguinte:

    44
    Um experimento é realizado a partir de três urnas, contendo
    bolas brancas e pretas com a seguinte composição:
    Urna I = 3 Brancas e 4 Pretas
    Urna II = 5 Brancas e 3 Pretas
    Urna III = 2 Brancas e 3 Pretas
    A realização consiste em, a partir da Urna III, sortear uma bola e
    colocar na Urna I, caso seja branca, ou na Urna II caso seja preta.
    Em seguida é escolhida, aleatoriamente, uma bola da urna que
    foi abastecida. Se ao final do experimento a bola sorteada foi
    branca, a probabilidade de que a primeira bola sorteada tenha
    sido preta é igual a:
    (A) 3/5;
    (B) 3/8;
    (C) 5/8;
    (D) 7/15;
    (E) 8/15.

    Estou tendo dificuldade em compreendê-la, qual linha de raciocínio devo seguir?

    Grato desde já e muito obrigado pelo seu trabalho!

    • Oi Fernando,

      temos o seguinte:

      - sortear bola branca em III (P = 2/5), colocá-la em I, e então sortear uma bola branca em I (P = 4/8) --> probabilidade = 2/5 x 4/8 = 1/5

      - sortear uma bola preta em III (P = 3/5), colocá-la em II e então sortear uma bola branca em II (P = 5/9) --> probabilidade = 3/5 x 5/9 = 1/3

      Ao todo temos a probabilidade de obter uma bola branca no segundo sorteio igual a 1/5 + 1/3 = 3/15 + 5/15 = 8/15

      Deste total, a primeira bola foi preta em 1/3 (segundo caso acima).

      Assim, sabendo que a segunda bola foi branca, a probabilidade de a primeira ter sido preta é de P = (1/3) / (8/15) = 5/8

      Gabarito C

      Abraço

  • Olá professor, como eu faço para entrar com o recurso? Não acho nenhum link no site da FGV referente a isso.

    Grato

    • Carlos, veja no edital as instruções para isso, e o prazo correto para a aplicação dos recursos. Talvez comece amanhã.
      Abraço
      Arthur

  • Professor,
    Entrarei com recurso para a questão "Sabe-se que as notas..." argumentando do conteúdo programático.
    Também farei recurso para a questão das laranjas, que deixa brecha para dois entendimentos, pode-se entender conforme sua explicação muito bem explanada, mas pode-se entender como dados distintos, do grupo de controle e da amostra levando a dois entendimentos possíveis. Afinal, um grupo controle existe para padronizar uma pesquisa, o grupo controle não é um fim por si mesmo. Assim, é de se esperar que os resultados após o grupo controle sejam da amostra. A questão é omissa nesse ponto.

  • Carlos, poderia compartilhar seus recursos? Qto mais candidatos interporem em cima da mesma questão acredito ser melhor p/ convencê-los.

  • Carlos, entrei com 4 recursos até agora: Português ( questão 1), RLM ( 26, 31 e 34) .

    A questão 26, conforme uma moça postou nos comentários, é bastante similar à Questão 40 ( Ano: 2015
    Banca: FGV , Órgão: TJ-PI , Prova: Analista Judiciário – ÁREA – Apoio Especializado – Engenheiro Eletricista

    A questão 1 de português: A afirmação contida na alternativa C, de que o texto se refere a uma indicação de “um princípio que é demonstrado no texto” se apresenta incorreta, haja vista que princípios são proposições que servem de base para toda estrutura de uma ciência.
    Mas não se pode dizer que uma proposição é válida ou inválida no sentido lógico do termo. No sentido lógico do termo só os argumentos podem ser válidos ou inválidos; as proposições são verdadeiras ou falsas, interessantes ou entediantes, e muitas outras coisas, mas nunca podem ter a propriedade da validade argumentativa.
    Desta forma, não há como afirmar que é demonstrado no texto um “princípio”, em razão da demonstração de propriedade de validade argumentativa exposta pelo personagem (publicitário) em sua resposta a outro no texto.

    QUESTÕES 31 E 34 => COM BASE NOS FUNDAMENTOS QUE O PROFESSOR APRESENTOU ACIMA.

    Se puderem compartilhar outros recursos, agradeço.

  • Carlos, quanto aquela questão de português que vc comentou de recurso ( nessa/nesta terra), eu tb iria entrar, mas verifiquei que o uso nessa/nesta tem referência tb a tempo presente e tempo passado. Se vc for recorrer desta, posta por favor os fundamentos para que eu possa ter como base ....

  • Lucas,
    Você citou várias questões pelos números, mas existem dois gabaritos, os números são de qual gabarito? Fiquei meio confuso.
    Em relação às questões que citou expressamente:
    Questão 1 (meu caderno é nº 3): Bem, não concordo com a sua explicação, você fechou a acepção da palavra "princípio" como se não houvesse outras, mas (a princípio) não errei essa, então fiquemos com os recursos em comum.
    Questão de "nesta Terra": a sua observação é certa, porém no texto é clara a referência do termo ao lugar, tanto é que está entre "lugar" e "Terra", referindo-se, no caso, à "Terra" e não à "distante", e mesmo que fosse, distante está com acepção de lugar, lugar tão distante e não de tempo, tempo tão distante. Esse é o meu entendimento.
    Tem uma de inglês que farei, é só olhar no artigo da Ena Smith o pessoal comentando.
    Em RLM, farei das questões das laranjas, da questão do conteúdo programático (variância, se não me engano) e da tabela do grupo controle e da amostra, todos comentei no artigo do professor Arthur.
    Em português, farei da oração desenvolvida e do cartaz com fundo preto (ironicamente, essa é gritante), conforme explicações do professor Décio, além desta questão "nessa Terra" e do emprego do verbo ter (inclusive, algumas das substituições possíveis têm citação no MICHAELIS).
    São os meus recursos.
    De qualquer forma, boa sorte pra nós!!

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