Artigo

Conheça as atribuições e salários dos cargos efetivos do IBGE

Concurseira(o) imparável, com a entrada do IBGE no Concurso Unificado, já está na hora de conhecer as possibilidades de carreiras no órgão, e as remunerações dos cargos efetivos.

Carreiras e cargos efetivos do IBGE

A estrutura do Plano de Carreiras e Cargos da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é trazida pela Lei n° 11.355/2006. Segundo ela, as carreiras são as seguintes:

  • Pesquisa em Informações Geográficas e Estatísticas;
  • Produção e Análise de Informações Geográficas e Estatísticas;
  • Suporte Técnico em Produção e Análise de Informações Geográficas e Estatísticas;
  • Planejamento, Gestão e Infra-Estrutura em Informações Geográficas e Estatísticas;
  • Suporte em Planejamento, Gestão e Infra-Estrutura em Informações Geográficas e Estatísticas.

A seguir, vamos detalhar um pouco mais sobre cada uma delas e saber mais das atribuições relacionadas aos cargos.

Pesquisa em Informações Geográficas e Estatísticas – IBGE

Essa carreira envolve o cargo de Pesquisador em Informações Geográficas e Estatísticas, que exige o nível superior como requisito. Contudo, o último edital (em 2013) exigiu também um diploma de Mestrado em determinadas áreas.

Dessa forma, as atividades serão voltadas ao “ensino e pesquisa científica, tecnológica e metodológica em matéria estatística, geográfica, cartográfica, geodésica e ambiental” dentro dos cursos de graduação e pós-graduação da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE), que é vinculada ao IBGE.

No mais, também é possível desenvolver outras atividades relativas a:

  • programas de Capacitação do IBGE;
  • orientação de trabalhos acadêmicos e de pesquisa;
  • divulgação através de periódicos, congressos, revistas e outros meios de comunicação da produção intelectual;
  • participação em bancas examinadoras de trabalhos acadêmicos e de concursos de admissão de profissionais.

Produção e Análise de Informações Geográficas e Estatísticas

O cargo de Tecnologista em Informações Geográficas e Estatísticas pertence a essa carreira, e também exige o nível superior para atuar. O último certame ocorreu no ano de 2015, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), e trouxe um total de 50 vagas.

Além disso, tais vagas eram distribuídas entre determinadas áreas do conhecimento que, na época, foram Biblioteconomia, Economia, Engenharias, Estatística, Geografia e Web Design.

Segundo a lei de criação da carreira, de maneira geral, as atribuições envolviam “atividades especializadas de produção, análise e disseminação de dados e informações de natureza estatística, geográfica, cartográfica, geodésica e ambiental”.

Posteriormente, como o cargo se divide em especialidades, cada área possui suas próprias atividades. Assim, por exemplo, quem fosse da área de Geografia atuaria com mapas temáticos e análise geográfica de território, faria trabalho de campo, utilizaria sensores remotos de imagens etc.

Planejamento, Gestão e Infraestrutura em Informações Geográficas e Estatísticas

Essa carreira também possui como exigência o nível superior, e o cargo de Analista de Planejamento, Gestão e Infraestrutura em Informações Geográficas e Estatísticas é que a compõe. Sua última seleção também aconteceu no mesmo edital da carreira que acabamos de ver.

Pois bem, na ocasião, também foram solicitados diplomas em determinadas áreas, como Administração, Direito, Jornalismo, dentre outros. Por isso, as atribuições também serão específicas. Entretanto, basicamente, as atividades abrangem logística e rotina administrativa.

Suporte em Planejamento, Gestão e Infraestrutura em Informações Geográficas e Estatísticas

Por outro lado, para atuar como Técnico em Planejamento, Gestão e Infraestrutura em Informações Geográficas e Estatísticas é necessário apenas o nível médio.

Em resumo, a servidora ou o servidor irá apoiar as atividades do Analista, também na logística e na rotina administrativa.

Suporte Técnico em Produção e Análise de Informações Geográficas e Estatísticas

Assim como a carreira que vimos anteriormente, a exigência para o Técnico em Informações Geográficas e Estatísticas é o nível médio. O último concurso para tal função aconteceu no ano de 2016, pela banca FGV, e contou com 460 vagas totais.

Ademais, o edital trouxe as atribuições de quem fosse atuar no cargo. Algumas delas foram:

  • realizar entrevistas em domicílios e estabelecimentos;
  • realizar levantamentos topográficos/geográficos/cartográficos;
  • executar as rotinas administrativas necessárias;
  • dirigir veículo próprio do IBGE, ou locado pela Instituição, para a execução dos trabalhos;
  • operar e utilizar equipamentos de informática necessários à sustentação e apoio à coleta de dados, às áreas técnica e de suporte administrativo, à cartografia e geodésia e à disseminação de informações.

Ou seja, são atividades voltadas para o “suporte e o apoio técnico especializado às atividades de ensino, pesquisa, produção, análise e disseminação de dados e informações de natureza estatística, geográfica, cartográfica, geodésica e ambiental”.

Como é a remuneração dos cargos efetivos?

Resumidamente, nas classes iniciais, e sem contar os adicionais e as gratificações, as remunerações são as mostradas na imagem a seguir:

Tabela de vencimentos dos cargos efetivos do IBGE
Vencimentos – Efetivos – IBGE – 2023

Podemos encontrar tais valores na última Tabela de Remunerações do Poder Executivo que o Governo Federal disponibiliza todo ano.

E agora?

Por fim, o Estratégia Concursos já possui materiais para o Concurso Unificado para te colocar no caminho da aprovação. Além disso, tem conteúdo específico para o IBGE também.

Senta e estuda!

Boa sorte!

Quer saber quais serão os próximos concursos?

Confira nossos artigos!

Concursos abertos

Concursos 2023

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.