Concurso IBGE: banca deve ser definida em junho, afirma Instituto
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas informou que o nome da banca organizadora do concurso IBGE, que deve ofertar 400 vagas para o cargo de Analista deve ser divulgado nas primeiras semanas do mês de junho. O jornalismo do Estratégia Concursos tentou contato com o IBGE para confirmar a informação, mas a Diretoria de Recursos Humanos não estava presente para atender ao nosso contato.
O IBGE se prepara para realizar uma série de concursos em 2019 em planejamento para o Censo 2020. E já existe uma grande oportunidade em aberto. Há publicado na praça um edital de concurso com a oferta de 209 vagas para os cargos de Agente Censitário Municipal, Agente Censitário Supervisor e Recenseador. As inscrições, inclusive, já estão abertas e seguem disponíveis no site do Ibade até o dia 9 de junho.
O valor da taxa é de R$ 42,50 para os cargos de Nível Médio e R$ 25 para o cargo de Recenseador. Além dessas oportunidades, outras 234 mil vagas estão previstas para temporários. Os profissionais poderão ser contratados a partir de janeiro de 2020 para atuar no Censo Demográfico 2020. Anteriormente, havia sido autorizado o preenchimento de 400 vagas para o cargo de Analista Censitário. Dentro das 234.416 vagas desta nova autorização, já publicada no Diário Oficial da União, contemplam:
- Coordenador Censitário de Subárea 1: 600
- Coordenador Censitário de Subárea 2: 850
- Agente Censitário Operacional: 1.760
- Supervisor (call center): 4
- Agente Censitário Municipal: 6.100
- Agente Censitário Supervisor: 23.578
- Codificador Censitário: 120
- Recenseador: 196.000
- Supervisor PA: 1.304
- Recenseador PA: 4.100
O que é o Censo?
Constitui a principal fonte de referência para o conhecimento das condições de vida da população em todos os municípios do País e em seus recortes territoriais internos, tendo como unidade de coleta a pessoa residente, na data de referência, em domicílio do Território Nacional.
O primeiro recenseamento da população do Brasil foi efetuado em 1808, visando atender especificamente a interesses militares, de recrutamento para as Forças Armadas, o que enseja suspeitas de que seus resultados tenham ficado aquém da realidade, seja em razão da natural prevenção do povo contra as operações censitárias, seja, principalmente, em razão de seus objetivos.
MAIS INFORMAÇÕES – Concurso IBGE