Com déficit de pessoal, IBAMA faz solicitação de novo concurso
Com um déficit considerável em seu quadro de pessoal, o IBAMA busca formas de solucionar tais problemas que impactam diretamente nas suas atividades. Uma das soluções é a solicitação de um novo concurso.
Sendo assim, o Instituto encaminhou à ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, um pedido de certame para preenchimento de 2.408 novas vagas.
Deste total de oportunidades, 1.503 são destinadas ao cargo de Analista Ambiental e 905 para a função de Analista Administrativo, da carreira de Especialista e Meio Ambiente.
A ideia é que a ministra, juntamente com o Ministério da Gestão e da Inovação, antigo Ministério da Economia, possam conceder tal autorização. Confira abaixo:
“1. Cumprimentando-a cordialmente, sirvo-me do presente para encaminhar à sua consideração, proposta de se obter junto ao Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), autorização para a realização de novo concurso público a esta Autarquia, visando o provimento de 2.408 (dois mil, quatrocentos e oito) cargos, sendo 1.503 (um mil quinhentos e três) de Analista Ambiental e 905 (novecentos e cinco) de Analista Administrativo, da carreira de Especialista e Meio Ambiente, do quadro de pessoal efetivo do Ibama.“
Vale lembrar que o próprio presidente do órgão confirmou, recentemente, que o quadro de pessoal do IBAMA se encontra com 2.900 servidores ativos, ou seja, apenas 53% de seu total previsto. O que inviabiliza o andamento de boa parte dos trabalhos dentro do órgão.
Além disso, o último edital foi publicado em 2021, quando foram ofertadas 568 vagas. A organização da seleção foi por conta da empresa Cebraspe.
Para ficar muito bem informado acerca da solicitação do concurso IBAMA, bem como das informações sobre o último edital, acesse agora mesmo o artigo exclusivo e muito mais completo que preparamos para você: