Concurso IBAMA: saiba onde os aprovados serão lotados
IBAMA indica que aprovados no concurso poderão ser lotados nas áreas que compõem a Amazônia Legal
Você já deve saber que no início dessa semana, o concurso público para o IBAMA foi autorizado, com 568 vagas para Analistas Ambientais e Administrativos e Técnicos Ambientais.
Entretanto, uma dúvida que logo começa a pipocar é: Onde os candidatos vão trabalhar? Quais as lotações? Vai ter vaga em todo o país?
Em postagem em seu portal, o próprio Instituto de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis já respondeu parte desse questionamento.
Segundo o Instituto, o concurso irá ampliar o atual efetivo existente, principalmente, nas áreas que compõem a Amazônia Legal.
Dessa forma será possível ampliar o poder fiscalizatório e a capacidade de realizar ações relativas ao licenciamento ambiental, ao controle da qualidade ambiental e à autorização de uso dos recursos naturais.
Amazônia Legal
Segundo informações do IBGE, a Amazônia Legal corresponde à área de atuação da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia – SUDAM, equivalente a cerca de 58,9% do território brasileiro.
A região é composta por 772 municípios distribuídos da seguinte forma:
- 52 municípios de Rondônia,
- 22 municípios do Acre,
- 62 do Amazonas,
- 15 de Roraima,
- 144 do Pará,
- 16 do Amapá,
- 139 do Tocantins,
- 141 do Mato Grosso,
- 181 do Maranhão.
Apesar disso, é importante ressaltar que a distribuição das vagas para cada município, bem como as localidade em que os servidores aprovados no concurso IBAMA serão lotados, só serão efetivamente confirmadas no edital de abertura.
Quer conferir todos os detalhes sobre o IBAMA e seu concurso recém autorizado? Então não deixe de conferir nosso artigo completo sobre a seleção:
Mais informações: Concurso IBAMA