Concurso IBAMA: quais os requisitos para ingressar no órgão?
2022 poderá ser o ano que o concurso público IBAMA sairá realmente do papel! Isso porque, de acordo com a recente autorização publicada, o prazo para a publicação do edital de abertura será de seis meses, isto é, até março do ano que vem. Mas será que você cumpre os requisitos necessários para ingressar no órgão?
Este artigo irá destrinchar o que é preciso ter para garantir uma das 568 vagas, visto que muitos candidatos sonham ingressar no órgão, e, por isso, já intensificam suas preparações antes mesmo do lançamento do edital.
Concurso IBAMA: confira os requisitos
De acordo com a autorização divulgada no Diário Oficial da União (DOU), o próximo edital do concurso público IBAMA ofertará 568 vagas, sendo elas:
- Analisa Ambiental: 96 – Nível superior;
- Analista Administrativo: 40 – Nível superior;
- Técnico Ambiental: 432 – Nível Médio.
Requisitos
Com base nas informações do edital do concurso IBAMA publicado em 2013, sob organização do Cespe/UnB, atual Cebraspe, para ingressar em uma das vagas nos cargos de Analista Administrativo e Ambiental ou Técnico Ambiental foi necessário possuir os seguintes requisitos:
- Ser aprovado no concurso IBAMA;
- Ter nacionalidade brasileira ou portuguesa e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo
estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses; - Ter idade mínima de 18 (dezoito) anos completos na data da posse;
- Cumprir as determinações do edital do concurso IBAMA;
- Submeter-se a exame de avaliação das condições físicas e psíquicas para checar se são adequadas ao exercício das atividades inerentes ao cargo. O candidato nomeado que não for considerado apto na inspeção de saúde física e mental terá o seu ato de nomeação tornado sem efeito;
- Apresentar folha de antecedentes da Polícia Federal, expedida há, no máximo, 30 dias;
- Estar em dia com as obrigações eleitorais e, em caso de candidato do sexo masculino, também com as militares;
- Possuir os requisitos exigidos para o exercício do cargo:
Analista Administrativo: necessário possuir diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior, fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação, e registro no órgão de classe específico, quando for o caso.
Analista Ambiental: necessário possuir diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior, fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação, e registro no órgão de classe específico, quando for o caso.
Técnico Ambiental: necessário diploma, devidamente registrado, de conclusão de ensino médio (antigo segundo grau) ou de curso técnico equivalente, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação.
Para mais detalhes do concurso IBAMA, cujo artigo especifica os requisitos necessários, acesse o link abaixo. Preparamos um artigo completo, separado por tópicos, para que facilite a sua compreensão:
Saiba mais: concurso IBAMA