Após não conseguirem avançar nas negociações por aumento salarial e melhores condições de trabalho, cerca de mil servidores do IBAMA paralisaram as atividades do setor ambiental.
Para esta quinta-feira (04), está prevista uma reunião do conselho de entidades dos servidores do meio ambiente que pode ampliar a paralisação para todo o setor.
Além da reestruturação do plano de carreira, os servidores também reivindicam a realização de um novo concurso para recomposição do quadro de pessoal. Isso porque, atualmente, o Instituto opera com apenas 52% de seu efetivo.
“A medida nada mais é do que a expressão da luta pela valorização e respeito do serviço e do servidor público da área ambiental”, diz um trecho do ofício enviado ao presidente do órgão, Rodrigo Agostinho, na última semana.
Até que haja uma negociação, os servidores irão realizar apenas atividades burocráticas, sem viagens e ações de campo.
Durante o ano de 2023, o Ministério da Gestão realizou diversas reestruturações de carreiras, sendo a mais recente para as forças policiais.
No caso do IBAMA, os servidores apontam que as negociações não evoluíram após uma primeira mesa. Além disso, uma segunda reunião foi solicitada, mas sem sucesso.
Desde o ano passado, autoridades falam sobre a realização de um novo certame. Mais recentemente, o presidente do Instituto afirmou que um novo edital deve ser publicado entre os meses de abril e maio.
“Nós temos setores onde a falta de quadro de pessoal é muito grave, então estamos com esperança de ter, entre abril e maio de 2024, a realização do nosso concurso. Nós precisamos de analistas ambientais […] Temos tanto cargos para nível médio, os chamados técnicos ambientais, quanto para os de nível superior, que são os analistas ambientais”, disse em entrevista ao Brasil em Pauta.
Para ficar por dentro de todas as informações sobre o concurso IBAMA, pauta da paralisação das atividades dos servidores, não deixe de conferir nosso artigo completo sobre a seleção:
Mais informações do concurso IBAMA
O concurso do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), atrelado ao Concurso Nacional Unificado…
O concurso do Ministério da Cultura (MinC), que faz parte do edital unificado, habilitou novos…
O concurso do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), contemplado no edital unificado, habilitou…
Novos candidatos foram habilitados para a correção da prova discursiva do concurso da Agência Nacional…
O concurso ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), integrante do Concurso Nacional Unificado, habilitará novos…
O concurso da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), contemplado no Concurso Nacional Unificado (CNU), habilitará…