Notícia

IBAMA: entrevista com a 1ª colocada para Técnico Ambiental

Aprovada em 1º lugar no IBAMA para o cargo de Técnico Ambiental em Santa Catarina

IBAMA: entrevista com a 1ª colocada para Técnico Ambiental

“Procure um bom material, e tenha comprometimento e disciplina com seus estudos. É preciso dar um pouco de prioridade para isso, principalmente se você trabalha ou tem outras responsabilidades que demandam muitas horas do seu dia. Então se você se comprometeu a estudar 2 horas por dia, cumpra e dê o seu melhor”.

Confira nossa entrevista com Maria Carolina Bastiani, aprovada em 1º lugar no IBAMA para o cargo de Técnico Ambiental em Santa Catarina:

Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?

Maria Carolina: Sou formada em Engenharia Sanitária e Ambiental pela UFSC. Tenho 27 anos e moro em Florianópolis (SC).

Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?

Maria Carolina: A admiração pelas carreiras públicas e por não me identificar com o mercado privado.

Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?

Maria Carolina: Não trabalhava. Fui demitida do meu trabalho em dezembro de 2020 e desde então venho estudando para concursos.

Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado?

Maria Carolina: Já fui aprovada em três processos seletivos municipais em 5ª, 7ª e 10ª colocação. Agora veio a aprovação em 1º para Técnico Ambiental do IBAMA. E sim, pretendo continuar estudando.

Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?

Maria Carolina: Para o concurso do IBAMA eu não me permiti ter muitos momentos de lazer, os poucos que eu tinha eram com a minha família e namorado apenas. Vi poucos amigos, e estudei de segunda a segunda. Meu descanso era apenas nos intervalos das sessões de estudos.

Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?

Maria Carolina: Não sou casada e não tenho filhos. Mas agradeço todos os dias por ter uma família e namorados compreensíveis, que me apoiam e não me pressionam, eles me dão privacidade e espaço para que eu estude tranquila.

Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?

Maria Carolina: Estudei por 4 meses para o concurso do IBAMA. Para manter a disciplina eu me lembrava constantemente que o único caminho era esse, estudar com constância. Também fiz uma mentoria particular que me ajudou a organizar um cronograma e me mandava notificações sobre desempenho, atrasos e metas a serem cumpridas.

Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?

Maria Carolina: Estudei basicamente por PDF, e algumas videoaulas. O PDF permite que você absorva mais conteúdo em menos tempo, então achei muito melhor. Mas alguns assuntos que eu tinha dificuldade, eu acabava assistindo videoaulas porque tenho mais facilidade em aprender assistindo o conteúdo.

Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?

Maria Carolina: Pelo Instagram!

Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?

Maria Carolina: Desde que comecei a estudar para concursos eu utilizei o Estratégia, comparei com outros materiais, e pra mim era a opção com estrutura mais completa.

Estratégia: Como montou seu plano de estudos?

Maria Carolina: Quem montou meu cronograma foi a minha mentora particular. Mas basicamente estudava de 3 a 4 disciplinas por dia, sendo 6h30 de estudo diárias, de segunda a segunda.

Estratégia: Como fazia suas revisões?

Maria Carolina: Estudava um conteúdo em um dia, revisava no dia seguinte, e depois de 7 dias mais ou menos. Fiz resumos próprios principalmente das legislações ambientais e das disciplinas específicas de meio ambiente.

Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?

Maria Carolina: Resolver questões foi essencial! Fiz em torno de 9000 questões em 4 meses. Sendo que depois de estudar toda a parte teórica, eu só revisava através de resoluções de questões.

Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?

Maria Carolina: Minhas maior dificuldade era com português. Mesmo sabendo bem a teoria, caía em muita pegadinha da banca… O que fez a diferença foi resolver questões de português todos os dias, e principalmente as aulas em vídeo da professora Adri sobre resoluções de questões do CEBRASPE!

Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?

Maria Carolina: Revisei todos os pontos que tinha um aproveitamento menor que 75% e assisti os aulões de revisão do estratégia. No dia anterior da prova, assisti o aulão das 7h00 até as 22h. Foi essencial, porque vários pontos abordados caíram na prova!

Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?

Maria Carolina: Fazia duas redações por semana com temas relacionados ao meio ambiente. Buscava notícias em alta sobre desmatamento, desenvolvimento sustentável, licenciamento ambiental, impactos ambientais, e eu mesma elaborava os temas e fazia as redações. Além disso, elaborei redações com os temas do último concurso do IBAMA, e comprei um pacote de correções de redação do  CEBRASPE.

Aconselho principalmente seguir as orientações do professor quanto ao estilo de redação da banca, e se puder, pagar por um serviço de correção da redação, foi muito importante para aprender a estrutura e  ver meus principais erros.

Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?

Maria Carolina: Meu principal erro foi não ter começado antes, é muito melhor estudar com calma antes da abertura do edital, e sem a pressão da prova marcada. E meu maior acerto foi resolver questões infinitamente até o final da preparação.

Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?

Maria Carolina: Não pensei em desistir do concurso do IBAMA, porque é uma das carreiras públicas que eu sempre admirei, então na minha cabeça eu só pensava em dar o meu melhor para um dia estar dentro do órgão.

Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!

Maria Carolina: Procure um bom material, e tenha comprometimento e disciplina com seus estudos. É preciso dar um pouco de prioridade para isso, principalmente se você trabalha ou tem outras responsabilidades que demandam muitas horas do seu dia. Então se você se comprometeu a estudar 2 horas por dia, cumpra e dê o seu melhor. Além disso, tenha paciência. Não é possível aprender todo o conteúdo de vários editais em dois meses. Estudar para concurso é um processo lento, no qual você vai se conhecendo e identificando as melhores estratégias para sua aprendizagem.


Mais informações: Concurso IBAMA

Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.