Conforme havíamos informado, a Fundação Cultural Palmares (FCP) recebeu autorização para realizar o seu mais novo concurso público.
Contudo, embora tenhamos sido informados em primeira mão pelo próprio órgão sobre a aprovação de 162 vagas, no Diário Oficial da União (DOU) apenas 10 delas foram destinadas ao cargo de Pesquisador.
Ainda não se sabe se as demais vagas serão autorizadas nos próximos dias ou se permanecerão pendentes.
O edital de abertura deverá ser publicado em até seis meses, ou seja, até junho de 2025. Já o intervalo mínimo entre a publicação do edital e a aplicação da primeira prova do certame será de dois meses.
Vale lembrar que a necessidade de concurso público e preenchimento dos cargos vagos é primordial para oxigenação do quadro da Fundação.
A ideia é de aumentar o seu quadro de pessoal para 182 cargos, adequando-o às competências da FCP e melhorando o fluxo de trabalho.
Neste artigo você encontra as principais informações do Concurso Fundação Palmares. Acompanhe os tópicos abaixo e não perca nenhum detalhe:
A Fundação Cultural Palmares (FCP) é uma instituição vinculada ao Ministério da Cultura (Minc). Foi criada através da Lei nº 7.668/1988, para promoção e preservação dos valores culturais, históricos, sociais e econômicos decorrentes da influência negra na formação da sociedade brasileira.
O objetivo da fundação é desenvolver uma política cultural igualitária e inclusiva, que contribua para a valorização da história, manifestações culturais e artísticas negras brasileiras como patrimônios nacionais.
O Ministério da Gestão e da Inovação autorizou o provimento de 10 vagas para o cargo de Pesquisador. Vale lembrar que a expectativa era de autorização para 162 vagas, conforme informado pela própria Fundação ao Estratégia.
O último concurso da Fundação Palmares ocorreu em 2013, quando foram ofertadas 11 vagas em diversos cargos. A banca organizadora responsável pelo certame foi a Cetro Concursos.
Os profissionais receberam salários iniciais de R$ 3.980,62, para jornadas de 40 horas semanais.
Entretanto, para conquistar uma das oportunidades contempladas os candidatos tiveram que enfrentar provas objetivas e discursivas, ambas aplicadas somente na cidade de Brasília/ DF.
Confira abaixo os detalhes acerca das disciplinas e número de itens das provas:
Já a prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, tem o objetivo de avaliar o uso adequado da norma-padrão da Língua Portuguesa, a coesão e a coerência e o domínio técnico do assunto abordado.
Respeitados os empates na última colocação e os candidatos inscritos como deficientes, foram corrigidas as provas discursivas dos candidatos habilitados nas provas objetivas e classificados provisoriamente dentro do limite de 15 vezes o número de vagas.
Nova edição do CNU prevista até março! Já está disponível a 2ª lista de convocação…
O aguardado concurso da Controladoria Geral do Município de São Paulo foi publicado e representa…
Local de trabalho perto de casa, bom salário e vários benefícios, como um vale alimentação,…
Olá, pessoal, tudo bem? O nosso tema de hoje será sobre as empresas subsidiárias das…
Cadernos de Reta Final de questões para o concurso PPSA: resolva questões sobre o conteúdo…
Cadernos de Questões elaborados, por Matéria,conforme o Concurso SEFAZ RJ 2025 (pós-edital). Acesse, neste artigo,…