O novo concurso Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) será organizado pelo Cebraspe e, inclusive, o extrato de contrato já foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) no mês de julho.
Agora, conforme informado pela Empresa, a minuta de edital está em elaboração, dentro do prazo contratual. Mais informações não foram divulgadas.
Entretanto, vale lembrar que o diretor da empresa, Alderi Araújo, informou anteriormente ao jornalismo do Estratégia Concursos que o edital deve sair ainda em 2024.
Serão ofertadas 1.027 vagas, abrangendo cargos de níveis fundamental, médio e superior, como assistentes, técnicos, analistas e pesquisadores. As vagas devem englobar todo o território nacional.
Nosso objetivo é deixá-los 100% informados. Por isso, preparamos este artigo com as principais informações sobre o concurso Embrapa. Acompanhe pelos tópicos abaixo e não perca nada:
A banca do novo concurso Embrapa já está definida. O Cebraspe será a empresa responsável pela organização do certame.
Desta forma, a publicação do edital passa a ser iminente. Abaixo, confira o extrato de contrato publicado por meio do Diário Oficial da União (DOU).
Conforme o documento, o edital sairá ainda em 2024, já que há previsão de abertura das inscrições ainda este ano.
No entanto, etapas importantes após aplicação de provas objetivas, como as provas prática e oral, deverão ficar para 2025. Consequentemente, o resultado final será divulgado apenas ano que vem.
O contrato ainda prevê cerca de 50 mil candidatos interessados nas ótimas oportunidades, sendo que para cada nível de escolaridade será concedido um valor específico por meio de taxa de inscrição. Veja:
>>> confira o contrato na íntegra!
Vale lembrar que o limite do quadro de pessoal da Embrapa foi aprovado e fixado em 8.934 vagas, sendo:
De acordo com o documento divulgado, serão considerados, para fins de controle do limite do quantitativo de pessoal da Embrapa, os seguintes empregados:
Além disso, de acordo com o informativo, as vagas destinadas aos empregados temporários/readmitidos sob a condição de anistiados ou reintegrados deverão ser extintas ao término dos contratos de seus atuais ocupantes.
A Portaria ainda reforçou que, compete à Embrapa, gerenciar o seu quadro de pessoal próprio, praticando atos de gestão para contratar ou desligar empregados, desde que observado o limite estabelecido no Art. 1º, as dotações orçamentárias aprovadas para cada exercício, bem como as demais normas legais pertinentes.
>>> Confira as tabelas remuneratórias na íntegra
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) foi criada em 1973 e é vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
O órgão descreve, como principal desafio, desenvolver, em conjunto com o Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária (SNPA), um modelo de agricultura e pecuária tropical genuinamente brasileiro, superando as barreiras que limitavam a produção de alimentos, fibras e energia no Brasil.
O último concurso Embrapa foi realizado em 2009. Na ocasião, 680 vagas (imediatas e CR) foram contempladas, com exigência de todos os níveis de escolaridade. Segundo relatório, 1.239 candidatos aprovados foram contratados.
Sob organização do Instituto Cetro, o último certame constou de Prova Objetiva, Prova Discursiva, Prova de Inglês (Tradução e Versão), Prova Oral e Avaliação de Títulos.
A Prova Objetiva do concurso Embrapa, de caráter eliminatório e classificatório, constou de questões objetivas de múltipla escolha, com cinco alternativas cada e uma única resposta correta e versou sobre os programas contidos no edital.
A Prova Discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, constou de 2 (duas) questões e versou sobre os programas de Conhecimentos Específicos contidos no edital de abertura.
As Provas Práticas, de caráter eliminatório, para o cargo de Assistente Classe C constaram de tarefas de acordo com atribuições do cargo/área de atuação/subárea, tendo como exemplo as seguintes tarefas:
A Prova Oral, de caráter eliminatório, para o cargo de Pesquisador Classe A consistiu de uma arguição sobre questões técnicas relacionadas à área/subárea a serem definidas pela banca.
Concorreram à prova oral somente os 20 primeiros candidatos melhor classificados na somatória dos pontos obtidos nas provas objetivas, discursivas e de inglês, para cada opção (Região/ Cargo/Área de Atuação/Subárea).
Esta etapa teve duração de 40 minutos, frente à respectiva banca, não podendo ser assistida pelos demais candidatos ao mesmo cargo/área de atuação.
A Prova de Títulos, de caráter classificatório, ocorreu somente para os candidatos habilitados nas provas objetivas, discursivas, inglês e oral.
Olá, pessoal. Tudo certo? No artigo de hoje veremos o resumo sobre a Apuração na…
Olá, pessoal. Tudo certo? No artigo de hoje veremos um resumo sobre o ICMS para…
Neste domingo, 17 de novembro, são aplicadas as provas do concurso Câmara Municipal de Manaus. De…
Neste domingo, 17 de novembro, são aplicadas as provas do concurso Dataprev. De acordo com o…
Olá, bom te ver com foco!! O atual artigo traz um assunto essencial em provas…
Olá, pessoal. Tudo certo? No artigo de hoje veremos o resumo sobre a Incidência na…