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Concurso EBSERH – Gestão: veja as sugestões de recursos!

Quer interpor recursos contra os gabaritos do concurso EBSERH para a área de Gestão? Confira as possibilidades neste artigo!

concurso público da EBSRH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) teve suas provas aplicadas no último domingo, 16 de março. Com isso, já foram divulgados os gabaritos preliminares da etapa. 

Pretende interpor recurso contra o gabarito do concurso EBSERH? Então, atenção: todo o processo deve ser realizado até às 12h do dia 20 de março, na área do candidato no site da FGV.

E para te ajudar, nossos professores analisaram o resultado e identificaram algumas possibilidades de recursos. Confira abaixo e não perca o prazo:

Língua Portuguesa

Prof. Felipe Luccas

QUESTÃO 4:

Compilando as informações sobre esse tipo de texto, temos:

Finalidade: Indica como realizar uma ação, aconselha, impõe, instrui o interlocutor.

Sinônimo: Também chamado de texto instrucional.

Contexto de uso: Utilizado para predizer acontecimentos e comportamentos, especialmente em leis jurídicas.

Características principais:

Frases curtas e objetivas.

Gêneros em que aparece: leis, horóscopos, receitas de bolo, discursos de autoridades, manuais de instrução, livros de autoajuda.

Marcas de interlocução: vocativo, verbos e pronomes de 2ª pessoa ou 1ª pessoa do plural, perguntas reflexivas.

Exemplos de textos injuntivos:

Leis jurídicas: “Não podem alistar-se eleitores…”

Manual de instruções: “Pressione o botão por 5 segundos para ligar o aparelho.”

Receitas de culinária: “Misture os ingredientes até obter uma massa homogênea.”

Vejam na lição de Travaglia:

De acordo com Travaglia (2007), na injunção objetiva-se dizer a ação requerida, desejada, é dizer o que e/ou como fazer e, assim, incitar o alocutário a realização da situação. O autor ainda diz que no tipo injuntivo as informações ali descritas podem possuir uma ou várias ações ou fatos e fenômenos cuja realização é pretendida por alguém. Os fatos e fenômenos aparecem, sobretudo, nos injuntivos de volição, os chamados textos optativos (TRAVAGLIA, 1991, p.55-57 apud TRAVAGLIA, 2007).

A injunção, conforme Travaglia (1991), almeja incitar à realização de uma situação (ação, fato, fenômeno, estado, evento etc.), requerendo-a ou desejando-a, ensinando ou não como realizá-la. A informação diz respeito a algo a ser feito ou como deve ser feito. Fica a cargo do interlocutor executar aquilo que se solicita ou se define que seja feito, em uma ocasião posterior ao momento da enunciação. Está ligada, portanto, a comportamentos futuros (KOCH et al. 2009, p.9 apud Cf. TRAVAGLIA: 1991, p.50). Pode-se observar, desse modo, que são textos que têm um passo a passo que o destinatário deve seguir, oferecendo instruções e indicações para a realização da ação ou indicações que auxiliarão o sujeito no uso correto de algum objeto. Desta maneira, verifica-se que o texto injuntivo tem a função de transmitir a informação usando todos seus métodos voltados para a explicação com palavras objetivas e diretas. Na maioria das vezes, o tempo verbal se encontra no imperativo e pretende convencer o leitor que o que diz é para ser seguido. Segundo Rosa (2003), os comandos propostos nos textos injuntivos podem ser obrigatórios ou opcionais.

(KOCH et al. 2009, p. 9, apud ROSA, 2003, p.43)

Portanto, argumenta-se pela anulação da questão.


QUESTÃO 8:

Conforme avisado na correção, a questão abaixo também tem problema no gabarito. Mesmo sabendo que viria alternativa B, já tínhamos antevisto o recurso.

O gabarito na letra B não é integralmente de acordo com a norma culta, pois a gramática tradicional exige a vírgula antes do “e” adversativo e recomenda o isolamento do advérbio sim”.

Segundo Sacconi, a vírgula é emprega antes do “e” adversativo:

“Observações finais

1) Vem separado por vírgulas o “sim” de frases semelhantes a estas:

Eu não se seo Brasil vai poder pagar a dívida externa; sei, sim, que eu não vou pagar. […]

Frases semelhantes podem aparecer com a conjunção “e” clara, equivalente ao “mas”:

O horizonte está nos olhos, e não na realidade.

SACCONI, Luiz A. Nossa gramática: teoria. 14.ed. São Paulo: Atual, 1990.

A lição de Celso Pedro Luft também é no sentido de isolar o “sim” com vírgulas, com exemplos idênticos ao da prova em análise:

E sim sem vírgulas & velhos com reticências

Veja estas frases:

(1) “Esse um não é numeral e, sim, artigo.”

(2) “Não o autoritarismo e, sim, o esclarecimento.”

(3) “Os velhos não querem inovação e, sim, continuidade.”


O Manual de Redação Oficial3 afirma que não se usa vírgula antes de “e”, “ou” e “nem”, a não ser em alguns casos, incluindo quando o “e” liga orações de sujeitos diferentes ou quando tem valor adversativo. O manual oferece o exemplo: “O filho foi reprovado outra vez, e os pais resolveram tirá-lo daquela escola”

Legislação EBSERH

Prof. Tiago Zanolla

Questão 12

RECURSO

Conforme o Edital nº 4, houve modificação no conteúdo programático das disciplinas, excluindo o referido Decreto nº 7.661/2011 do rol de legislação aplicável.

Dessa forma, a expectativa legítima do candidato é não precisar estudar esse decreto (revogado e não exigido), pois não consta dentre os conteúdos estabelecidos no edital em vigor.

REQUER-SE, portanto, a anulação da referida questão, pois, ao requerer conhecimento de uma norma revogada e fora do conteúdo programático, a questão afronta o princípio da vinculação ao instrumento convocatório (que determina aquilo que será exigido e o que não será).


Questão 15

A questão 15 aborda a Norma Operacional de Controle Disciplinar da Ebserh, todavia, baseia-se em uma versão publicada em 10/05/2024, enquanto o edital determina, expressamente, o estudo da Norma Operacional de Controle Disciplinar da Ebserh (atualizada em 17/01/2023).
Com isso, a questão extrapola o conteúdo definido no edital, exigindo conhecimento de texto normativo posterior (e, portanto, não) previsto no rol de legislações oficialmente elencadas.

Conforme o edital que rege o certame, o candidato deve estudar a versão da Norma Operacional de Controle Disciplinar da Ebserh vigente em 17/01/2023. Ao elaborar a questão com base em uma nova versão publicada em 10/05/2024, a banca cobra matéria não contemplada no edital.

Ademais, não se trata de norma atualizada, uma vez que a versão de 2024 revogou expressamente a vigente em 2023,

Art. 121. Esta norma entrará em vigor após 60 (sessenta) dias da data de sua publicação no Boletim de serviço.

Parágrafo único. Ao entrar em vigor esta norma, fica revogada a Norma Operacional de Controle Disciplinar aprovada pelo Conselho de Administração em 11/07/2017 e de todas as suas alterações posteriores

Assim:

  1. Extrapolação de Conteúdo: A questão cobra versão normativa editada em data posterior àquela prevista no edital (17/01/2023).
  2. Incompatibilidade com o Edital: Viola a vinculação ao instrumento convocatório, princípio basilar dos concursos públicos.
  3. Prejuízo ao Candidato: Nenhum concorrente poderia se basear em regra recém-publicada e não prevista no edital, afrontando a igualdade de condições.

REQUER-SE, em razão do exposto, pugna-se pela anulação da questão 15, por ter se baseado em norma não prevista no edital e por contrariar frontalmente o princípio da vinculação ao instrumento convocatório.

Políticas Públicas de Saúde e Educação

Prof. Breno Caldas

Questão 22

Os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) foram criados pelo Ministério da Saúde em 2008 com o objetivo de “apoiar a consolidação da Atenção Primária no Brasil, ampliando as ofertas de saúde na rede de serviços, assim como a resolutividade, a abrangência e o alvo das ações.”

Sobre os NASF, avalie as afirmativas a seguir.

I. Os Núcleos são compostos por grupos multiprofissionais que atuam de forma integrada com as equipes de Saúde da Família e de Atenção Básica, compartilhando as práticas e os saberes em saúde sob a responsabilidade dessas equipes.

II. Os Núcleos visam contribuir para a integralidade do cuidado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), principalmente por intermédio da ampliação da clínica, auxiliando no aumento da capacidade de análise e de intervenção em problemas e necessidades de saúde, tanto em termos clínicos quanto sanitários e ambientais.

III. Os Núcleos conduzem atividades de apoio como a discussão de casos, o atendimento conjunto ou não, a interconsulta, a construção conjunta de projetos terapêuticos e a educação permanente, além de ações de prevenção e promoção da saúde.

Está correto o que se afirma em

  • (A) I, apenas.
  • (B) I e II, apenas.
  • (C) I e III, apenas.
  • (D) II e III, apenas.
  • (E) I, II e III.

Gabarito preliminar: Letra E

Gabarito sugerido: Letra C

Considerando que, a questão aborda especificamente as competências da Equipe do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf-AB). No item II, a afirmativa infere: “Os Núcleos visam contribuir para a integralidade do cuidado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), principalmente por intermédio da ampliação da clínica, auxiliando no aumento da capacidade de análise e de intervenção em problemas e necessidades de saúde, tanto em termos clínicos quanto sanitários e ambientais.”

Apesar do entendimento da banca, solicito a análise da seguinte ponderação:

De acordo com a PORTARIA Nº 2.436, DE 21 DE SETEMBRO DE 2017, que aprova a Política Nacional de Atenção Básica, no item 3, referente à infraestrutura, ambiência e funcionamento da Atenção Básica, o subitem 4 define as competências do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf-AB), estabelecendo que cabe a essa equipe:

a
b. Contribuir para a integralidade do cuidado aos usuários do SUS, principalmente por intermédio da ampliação da clínica, auxiliando no aumento da capacidade de análise e de intervenção sobre problemas e necessidades de saúde, tanto em termos clínicos quanto sanitários.

Portanto, a afirmativa II, ao incluir o termo “AMBIENTAIS“, desvia-se do texto da Portaria, que não menciona essa competência como atribuição específica do NASF, tornando a afirmativa II incorreta, enquanto as afirmativas I e III estão em conformidade com a Portaria citada.

Diante disso, solicito a revisão do gabarito divulgado, com a alteração para a alternativa C, uma vez que apenas as afirmativas I e III estão corretas.

Referência: PORTARIA Nº 2.436, DE 21 DE SETEMBRO DE 2017. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2017/prt2436_22_09_2017.html

Administração de Recursos Materiais

Prof. Douglas Schneider

Questão 12

O órgão de orientação superior da Ebserh é o Conselho de Administração, composto por nove membros, nomeados pelo Ministro de Estado da Educação.

A respeito da constituição e das competências do Conselho de Administração, assinale a afirmativa correta.

A respeito da constituição e das competências do Conselho de Administração, assinale a afirmativa correta.

  • (A) É atribuição do Conselho de Administração editar normas necessárias ao funcionamento dos órgãos e serviços da Ebserh, de acordo com a distribuição de competências estabelecidas pela Diretoria.
  • (B) É prerrogativa do Conselho de Administração reunir-se ordinária e trimestralmente e, extraordinariamente, sempre que for convocado pelo Presidente.
  • (C) É competência do Conselho de Administração aprovar o orçamento e o programa de investimentos e acompanhar a sua execução.
  • (D) É faculdade do Conselho de Administração submeter a indicação de até 50% dos seus membros ao Ministro do Planejamento e Orçamento.
  • (E) É da alçada exclusiva do Conselho de Administração apresentar, trimestralmente, ao Conselho Consultivo relatórios qualificados de metas e atividades da Ebserh.

Conforme o Edital nº 4, houve modificação no conteúdo programático das disciplinas, excluindo o referido Decreto nº 7.661/2011 do rol de legislação aplicável.

Dessa forma, a expectativa legítima do candidato é não precisar estudar esse decreto (revogado e não exigido), pois não consta dentre os conteúdos estabelecidos no edital em vigor.

Gabarito preliminar: Letra A

Gabarito sugerido: ANULAÇÃO

Questão 49

Um hospital público, localizado em uma zona de difícil acesso no país, utiliza um minucioso sistema de gestão de estoques para garantir a disponibilidade contínua de medicamentos essenciais à população local. Para um determinado medicamento de alto consumo, os seguintes parâmetros são estabelecidos: o consumo mensal é de 4.500 unidades, o estoque mínimo é de 2.000 unidades, os pedidos de reposição são feitos em lotes de 7.500 unidades e o prazo médio de entrega do fornecedor é de 60 dias. No entanto, devido às melhorias realizadas na infraestrutura viária local, decorrentes de um programa governamental, o fornecedor consegue antecipar a entrega do lote em 20 dias.

Nesse contexto, considerando o momento logo após o recebimento do lote, a quantidade em estoque será de

  • (A) 1.500 unidades.
  • (B) 7.500 unidades.
  • (C) 9.000 unidades.
  • (D) 12.000 unidades.
  • (E) 14.000 unidades.

Gabarito preliminar: Letra C

Gabarito sugerido: ANULAÇÃO

A questão informa os seguintes dados:

  • Consumo (C): 4.500 unidades mensais (ou 150 unidades diárias)
  • Lote de Compra (LC): 7.500 unidades
  • Estoque mínimo (ES): 2.000 unidades
  • Tempo de reposição (TR): 60 dias

Dadas as informações, pode-se calcular o Estoque Máximo, por meio da seguinte fórmula:

EMáx = LC + ES

Emáx = 7.500 + 2000

Emáx = 9.500 unidades

Por isso, as alternativas A, B e C já estariam descartadas, por apresentarem um valor menor para o estoque máximo da situação inicial. Ocorre que a situação hipotética leva em consideração um adiantamento na entrega do pedido de compras em 20 dias, o que significa que: dada a taxa de consumo diária, haveria um “saldo não consumido de unidades”, totalizando 3.000 unidades. Para saber, então, “a quantidade em estoque, no momento logo após o recebimento do lote”, tem-se de somar o estoque máximo obtido ao saldo de estoque:

Estoque = EMáx + Saldo

Estoque = 9.500 + 3.000

Estoque = 12.500

Tendo em vista as alternativas apresentadas pela banca e a redação do item, sugere-se a anulação da questão, pois não há alternativa com 12.500 unidades.


Questão 50

Em janeiro de 2023, durante uma pandemia, um hospital registrou o seguinte movimento em seu estoque de máscaras N95, utilizadas como Equipamento de Proteção Individual (EPI) pelos seus funcionários:

  • 01/01: Estoque inicial – 1.000 unidades (R$ 50,00/unidade);
  • 10/01: Compra – 5.000 unidades (R$ 100,00/unidade);
  • 20/01: Saída – 4.000 unidades;
  • 21/01: Compra – 10.000 unidades (R$ 150,00/unidade);
  • 30/01: Saída – 8.000 unidades.

Considerando os métodos de avaliação de estoque PEPS, UEPS e Custo Médio, assinale a opção que apresenta o estoque final, utilizando os três métodos.

  • (A) PEPS: R$ 600.000, UEPS: R$ 450.000 e Custo Médio Ponderado: R$ 512.500.
  • (B) PEPS: R$ 600.000, UEPS: R$ 450.000 e Custo Médio Ponderado: R$ 450.000.
  • (C) PEPS: R$ 450.000, UEPS: R$ 512.500 e Custo Médio Ponderado: R$ 600.000.
  • (D) PEPS: R$ 512.500, UEPS: R$ 600.000 e Custo Médio Ponderado: R$ 450.000.
  • (E) PEPS: R$ 600.000, UEPS: R$ 600.000 e Custo Médio Ponderado: R$ 600.000.

Gabarito preliminar: Letra A

Gabarito sugerido: ANULAÇÃO

Vamos refazer os cálculos com mais atenção para garantir que os valores estejam corretos. Vamos recalcular o estoque final utilizando os três métodos de avaliação de estoque: PEPS (Primeiro a Entrar, Primeiro a Sair), UEPS (Último a Entrar, Primeiro a Sair) e Custo Médio Ponderado.

Dados Iniciais:

  • 01/01: Estoque inicial – 1.000 unidades (R$ 50,00/unidade)
  • 10/01: Compra – 5.000 unidades (R$ 100,00/unidade)
  • 20/01: Saída – 4.000 unidades
  • 21/01: Compra – 10.000 unidades (R$ 150,00/unidade)
  • 30/01: Saída – 8.000 unidades

Método PEPS (Primeiro a Entrar, Primeiro a Sair):

Estoque Final PEPS: R$ 600.000

Método UEPS (Último a Entrar, Primeiro a Sair):

Estoque Final UEPS: R$ 450.000

Cálculo do Custo Médio Ponderado:

  • Após a compra de 10/01: (1.000 * R$ 50,00 + 5.000 * R$ 100,00) / 6.000 = R$ 91,67
  • Após a compra de 21/01: (2.000 * R$ 91,67 + 10.000 * R$ 150,00) / 12.000 = R$ 140,28

Estoque Final Custo Médio Ponderado: R$ 561.120

Conclusão: apesar da correção dos valores dos saldos pelos métodos PEPS (R$600.000) e UEPS (R$450.000), o valor do Custo Médio Ponderado na alternativa (A) é R$ 512.500, o que é diferente do cálculo correto (R$ 561.120). Sugere-se, portanto, a anulação da questão por ausência de alternativa correta.

Mais informações do concurso EBSRH

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Camila Leite

Formada em Design Gráfico e Propaganda e Marketing, ambos pela UNIP, trabalha no jornalismo do Estratégia Concursos desde 2018.

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