Concurso é só para os gênios? Só para os CDFs?
Você acha que concurso é só para gênios e CDFs? Que só passam aqueles que foram alunos exemplares na escola ou na faculdade?
Esse pensamento te paralisa? Te desanima?
No vídeo abaixo eu vou te contar a verdade sobre isso:
Existe um mito entre muitas pessoas de que somente uma pessoa com um “talento” especial, um “CDF” ou um “nerd” teria chance de passar em um concurso de alto nível.
Pois deixe eu te dizer uma coisa: isso não é verdade! Não passa quem tem talento, passa quem paga o preço!
Depois de muitos anos trabalhando no governo e sendo professor especializado em concursos, já conheci muitos aprovados.
E posso garantir que a parcela dos “superdotados” é mínima.
Os aprovados são pessoas como eu e como você, que gostam de se divertir e tomar umas com os amigos, que tinham alguma dificuldade no colégio em alguma matéria, que fizeram algumas burradas na vida, etc.
Mas sabe o que todos eles têm em comum? Resolveram dar um jeito na vida e ralaram durante alguns meses ou anos para atingir seus objetivos. Isso mesmo: ralaram!
Temos em nosso país uma tendência de valorizar o “talento”, o “dom” natural da pessoa.
O Neymar é um talento, não dizem? Ninguém menciona os milhares de dias de treino que possibilitaram ele chegar ao nível de hoje. Os milhares de chutes e dribles errados, até ele começar a acertar.
Ayrton Senna tinha o “dom” da velocidade, não é mesmo? O Guga era um “iluminado”! Na verdade, todos eles deram o sangue, treinaram muito.
O craque do basquete Oscar, conhecido como “mão santa”, treinava mil arremessos de 3 pontos todos os dias. Por isso ele acertava no jogo.
Como ele mesmo dizia, não era “mão santa”, mas sim “mão treinada”.
Tive um treinador que dizia o seguinte: um campeão é formado de 5% inspiração e 95% transpiração!
No mundo dos concursos funciona da mesma forma! Passa quem paga o preço de passar!
E se você considera que não foi um bom aluno anteriormente, se faça uma pergunta? Você deu o seu melhor naquela época? Estudava para valer?
A maioria dos alunos estuda só para passar de ano, não para aprender de verdade.
Acham que a matéria que está sendo estudada na escola não vai servir muito no futuro. Afinal, quantos de vocês usam trigonometria no dia a dia? Quantos precisam saber o são as mitocôndrias?
Só que agora é diferente! Se você aprender a matéria do seu concurso, você pode mudar sua vida.
Pode passar a ganhar um salário decente, dar uma vida melhor para seus familiares, ter mais qualidade de vida, segurança e tranquilidade.
Dá um gás diferente, não é mesmo?
Claro que cada um traz consigo uma bagagem anterior. Alguns candidatos estão há pouco tempo sem estudar, outros estão há mais tempo parados. Alguns tiveram uma boa base escolar, outros ainda precisam “tirar o atraso”.
Isso pode fazer com que sua jornada seja um pouco mais longa ou um pouco mais curta até a aprovação. Mas tenha uma coisa em mente: a chave do sucesso em concursos é a sua entrega, sua persistência, seu esforço, seu foco, sua transpiração!
Está ao seu alcance! Depende unicamente de você.
Grande abraço e até a próxima!
Rodrigo Rennó
https://www.facebook.com/profrodrigorenno/
https://www.youtube.com/user/rodrigorenno99/
P.S.: Este é o segundo vídeo dessa série. No primeiro vídeo, falo do ritmo de estudos!