DPU aprova cotas para trans em novos concursos!
A resolução que reserva 2% do quantitativo de vagas em próximos concursos da Defensoria Pública da União (DPU) foi oficialmente publicada!
Assim, cargos de defensor, da área de apoio e estagiários serão impactados em certames e processos seletivos simplificados.
Para o Conselho Superior da Defensoria Pública da União, é considerado uma pessoa trans aquela que se afirma e “vive abertamente sua condição”, e que se identifique como gênero diferente de seu nascimento.
Mesmo assim, os interessados em se inscrever por meio destas costas ainda também concorrerão às vagas de Ampla Concorrência.
Já o procedimento de verificação será realizado através de entrevista com a comissão especial, cujos integrantes serão os indicados pela banca organizadora.
Apesar disso, a DPU ainda segue sem novas seleções públicas, pelo menos na área de Apoio. Por meio de pedido, a Defensoria tentou aderir ao Concurso Nacional Unificado, mas não foi assinado o termo de adesão.
Seriam destinados vagas imediatas para cargos de Técnico, nível médio, e Analista, de nível superior. Vale lembrar que a LOA de 2024 foi sancionada com estimativa de 134 vagas para o DPU.
Ficou interessado em saber mais informações sobre o concurso DPU, além das cotas para trans? Elaboramos um artigo completo para você!