Tribunais

Concurso DPE MG: confira os possíveis recursos para Técnico

Quer interpor recursos contra o gabarito do concurso DPE MG para Técnico em Defensoria? Confira as possibilidades neste artigo!

A Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais teve suas provas aplicadas no último domingo, 15 de outubro. Com isso, já foram divulgados os gabaritos preliminares da etapa. 

Pretende interpor recurso para o concurso público do DPE MG? Todo o processo deve ser realizado até o dia 19 de outubro, no site da Fundep.

E para te ajudar, nossos professores analisaram os gabaritos provisórios e identificaram algumas possibilidades de recursos. Confira abaixo e não perca o prazo:

Concurso DPE MG: recursos para Redação Oficial

RECURSO QUESTÃO 52

Questão 52 da prova DPE MG – Técnico

Como previsto, a questão 52 trouxe um gabarito insustentável. Vejam o item da banca:

Ciente de que os relatórios são um dos recursos ou ferramentas de comunicação mais utilizados nas instituições, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

(   ) O relatório demanda orações curtas e simples, com verbos na voz ativa, evitando-se subjetividades.

O item foi considerado verdadeiro. A banca diz “demanda” (obriga!exige!).

Na correção, eu alertei que isso estava erado, pois não se pode “obrigar” o uso da voz ativa. Isso é apenas uma “preferência“.

“Preferência” é uma orientação, um uso recomendado, mas facultativo.

Vejam a orientação do próprio TCU:

Clareza das frases

Para que as comunicações sejam claras, é preciso um cuidado especial na elaboração das frases. As dicas seguintes são úteis para favorecer a inteligibilidade das comunicações:

  • a) use frases curtas (de 15 a 20 palavras); as frases longas podem confundir o leitor e até o próprio redator;
  • b) uniformize o tempo verbal, ao menos dentro de cada seção do relatório[6] (Por exemplo: critério: presente; condição: passado; recomendações: infinitivo);
  • c) use preferencialmente a voz ativa, em lugar da voz passiva;

https://wiki.cgu.gov.br/index.php/Orienta%C3%A7%C3%A3o_Pr%C3%A1tica:_Relat%C3%B3rio_de_Auditoria

Vejam exemplo de voz passiva em documento oficial exemplo do Manual de Redação da Presidência:

Recursos do concurso DPE MG

Aproveito também para impugnar o segundo item. Eu comentei na correção que o mero conhecimento do assunto não gera automaticamente a clareza da redação. O próprio Manual de Redação da Presidência da República sugere que o conhecimento profundo, muitas vezes, pode até atrapalhar a clareza, caso o redator presuma que todos compartilham das mesmas informações.

Vejam:

É indispensável, também, a releitura de todo o texto redigido. A ocorrência, em textos oficiais, de trechos obscuros provém principalmente da falta da releitura, o que tornaria possível sua correção. Na revisão de um expediente, deve-se avaliar se ele será de fácil compreensão por seu destinatário. O que nos parece óbvio pode ser desconhecido por terceiros.

O domínio que adquirimos sobre certos assuntos, em decorrência de nossa experiência profissional, muitas vezes, faz com que os tomemos como de conhecimento geral, o que nem sempre é verdade.

https://www4.planalto.gov.br/centrodeestudos/assuntos/manual-de-redacao-da-presidencia-da-republica/manual-de-redacao.pdf

Quanto à questão 51, a Letra C (sobre o relatório dedutivo) foi dada como correta, mas está evidentemente errada.

O método dedutivo não parte da conclusão, parte de premissas.

Recursos do concurso DPE MG

O método dedutivo, de acordo com o entendimento clássico, é o método que parte do geral e, a seguir, desce ao particular. A partir de princípios, leis ou teorias consideradas verdadeiras e indiscutíveis, prediz a ocorrência de casos particulares com base na lógica.

Parte de princípios reconhecidos como verdadeiros e indiscutíveis e possibilita chegar a conclusões de maneira puramente formal, isto é, em virtude unicamente de sua lógica.” (GIL, 2008, p. 9). Método proposto pelos racionalistas Descartes, Spinoza e Leibniz pressupõe que só a razão é capaz de levar ao conhecimento verdadeiro.

O raciocínio dedutivo tem o objetivo de explicar o conteúdo das premissas. Por intermédio de uma cadeia de raciocínio em ordem descendente, de análise do geral para o particular, chega a uma conclusão.

https://www.feevale.br/Comum/midias/0163c988-1f5d-496f-b118-a6e009a7a2f9/E-book%20Metodologia%20do%20Trabalho%20Cientifico.pdf

Saiba mais: Concurso DPE Minas Gerais


Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Bruna de Andrade França

Publicitária e pós-graduada em Marketing e Growth, atuando na área de concursos públicos há cinco anos. Especialista em redação e criação de conteúdo, com práticas de SEO e Copywriting.

Posts recentes

Concurso Câmara de Frutal: retomado! Inscrições abertas

Estão retomadas as atividades do concurso Câmara de Frutal, no estado de Minas Gerais. Com…

25 minutos atrás

Concurso EBSERH: editais registram retificações. Confira!

Foram registradas retificações nos editais do concurso EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares). Os documentos…

31 minutos atrás

Notícias sobre edital: as principais informações de concursos

Quem estuda para concursos públicos sabe que, com a correria do dia a dia, às…

44 minutos atrás

Concurso Câmara de Pentecoste CE: gabaritos divulgados

Foram divulgados os gabaritos preliminares das provas do concurso Câmara de Pentecoste, município localizado no…

56 minutos atrás

Concurso CIOP Presidente Prudente: gabaritos divulgados

Já estão disponíveis os gabaritos preliminares das provas do concurso CIOP Presidente Prudente (Consórcio Intermunicipal…

1 hora atrás

Concurso EBSERH: 545 vagas e R$ 17,9 mil. Inscreva-se!

Edital EBSERH oferece vagas nos níveis médio e superior. Retificações são registradas nos editais! Estão…

1 hora atrás