Concurso Diplomata: veja quais são os requisitos para participar
O edital do concurso para a careira de Diplomata foi publicado (concurso Diplomata). São 34 vagas imediatas com salário inicial de R$ 19.199,96.
Interessados poderão se candidatar a partir do dia 25 de fevereiro e seguirão até o dia 20 de março de 2022 por meio do site da empresa Iades. A taxa de participação será de R$ 224,00.
Antes de efetuar a candidatura é importante que o candidato tenha ciência de quais são os requisitos para ser um diplomata.
Veja todos os detalhes navegando pelo índice abaixo:
Concurso Diplomata: qual a escolaridade exigida?
a) ser brasileiro nato, conforme o art. 12, § 3º, inciso V, da Constituição Federal e o art. 36 da lei nº 11.440/2006;
b) estar no gozo dos direitos políticos;
c) estar em dia com as obrigações do Serviço Militar, para os candidatos do sexo masculino;
d) estar em dia com as obrigações eleitorais;
e) apresentar diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior, emitido por instituição de ensino credenciada pelo Ministério da Educação (MEC).
No caso de a graduação ter sido realizada em instituição estrangeira, caberá exclusivamente ao candidato a responsabilidade de apresentar, até a data da posse, a revalidação do diploma exigida pelo MEC, nos termos do art. 48 da lei nº 9.394/1996;
f) ter idade mínima de 18 anos;
g) ter sido aprovado no concurso.
Concurso Diplomata: qual a idade para participar?
Não há exigência de idade máxima para concorrer no concurso.
Concurso Diplomata: provas e etapas
- Prova objetiva, com questões do tipo certo e errado de língua portuguesa, língua inglesa, história do Brasil, história mundial, política internacional, geografia, economia e direito, de caráter eliminatório, e que habilitará os candidatos a se submeterem à fase seguinte.
- Provas escritas de língua portuguesa e língua inglesa, de caráter eliminatório e classificatório.
- Provas escritas de história do Brasil, geografia, política internacional, economia, direito e língua espanhola e língua francesa, de caráter eliminatório e classificatório.
O que é passaporte diplomático?
É uma das cinco categorias do passaporte brasileiro. Dentro os benefícios, o passaporte diplomático dá ao portador acesso a filas de embarque e desembarque separadas nos aeroportos.
Além de revistas menos rígidas e eventual dispensa de visto em alguns países com os quais o Brasil mantém relações diplomáticas.
A lista de beneficiários inclui personalidades como presidente, vice-presidente e ex-presidentes da República. Os passaportes diplomáticos são emitidos pelo Ministério das Relações Exteriores.
Saiba mais: Concurso Diplomata
Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!
Quer estudar para Concurso Diplomata?
Gostou desta oportunidade e deseja começar se preparar agora mesmo? Então, confira os nossos cursos e comece a estudar para o concurso Diplomacia:
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país.