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Concurso Dataprev – Administração e Governança: recursos!

Após a aplicação das provas do concurso Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência) no último domingo, 17 de novembro, a FGV, responsável pela condução do certame, divulgou os gabaritos provisórios da etapa.

Com isso, os interessados poderão interpor recursos contra os gabaritos divulgados, entre os dias 19 e 21 de novembro, através do site da banca organizadora.

Nosso time de professores elaborou sugestões de recursos contra o gabarito provisório da seleção. Veja a seguir!

Concurso Dataprev – Administração e Governança: recursos possíveis!

Administração e Governança – LOGÍSTICA

O gabarito preliminar da banca foi “E”, ou seja, considerou-se que o reflexo da Logística 4.0 que utiliza Inteligência Artificial, em conjunto com algoritmos, para identificar padrões de comportamento do cliente com base em seus hábitos de consumo denomina-se “Logística Antecipada”.

A “Logística Antecipada”, porém, não é um termo comumente empregado na literatura referente ao tema e, quando utilizado, costuma se referir a entregas rápidas ou mesmo “antes do momento contratado”, limitando-se a este escopo e aproximando- se do significado de outra alternativa disponível (A – Same Day Delivery) o que, por si só, já seria suficiente para invalidar a questão por dupla possibilidade de resposta.

Adicionalmente, a Inteligência Artificial (IA) e os algoritmos (ambos citados pelo comando da questão) são, de fato, ferramentas fundamentais e que devem ser trabalhadas em conjunto para analisar grandes volumes de dados e gerar insights e oportunidades de negócio, ou seja, para trabalhar o que convencionou-se chamar de “Big Data”, disponível na alternativa “B”.

A IA e os algoritmos para Big Data, utilizados em conjunto podem comumente ser usados em diversas aplicações, como recomendações para atendimento a clientes, orientações sobre lançamento e reposicionamento de produtos, melhorias de portfólio, entre centenas de outras aplicações no mundo do comportamento de consumo e análise mercadológica. Indo adiante, vejamos rápidas definições de cada um dos conceitos:

  • Big Data: Armazena e estrutura grandes quantidades de dados. As principais características do Big Data são: volume, velocidade, vínculo, variedade, variabilidade, veracidade e visualização.
  • Algoritmos para Big Data: Sequências lógicas que seguem instruções para resolver problemas ou executar tarefas.
  • Inteligência Artificial (IA): Interpreta os dados para encontrar padrões e insights relevantes. A IA pode ser usada para realizar análises rápidas e precisas com base nos dados estruturados pelo Big Data

Importante notar que o uso conjunto da IA por meio do emprego de algoritmos leva a análises rápidas de grandes massas de dados e à geração de recomendações de ação com base em seus resultados, como, por exemplo, para a identificação de padrões e hábitos de consumo.

Nesse cenário, ao se buscar identificar os padrões de comportamento do cliente com base em seus hábitos de consumo, o caminho natural é a análise e o cruzamento dos dados passados desses mesmos comportamentos e hábitos, auxiliado justamente pelas ferramentas de IA e os algoritmos escolhidos, conforme propõe o enunciado da questão.

Nesse caso estamos falando justamente da busca de insights por meio do uso do Big Data e, nessa direção, presume-se que o reflexo da Logística 4.0 que utiliza inteligência artificial, em conjunto com algoritmos, para identificar padrões de comportamento do cliente com base em seus hábitos de consumo denomina-se “Big Data” – e não “Logística Antecipada” que tem pouca ou nenhuma relação com o tema!

Considerando o contexto da questão conjugado à literatura vigente, solicita-se a alteração do gabarito preliminar da alternativa E para a alternativa B, conforme argumentação acima.

O gabarito preliminar da banca foi “A”, ou seja, considerou-se que a opção que apresenta uma razão para a adoção da logística reversa, ressaltando os benefícios de uma imagem positiva da marca, que, ao implementar processos para gerenciar o retorno de mercadorias, se associa diretamente à sustentabilidade é a “Competitividade”.

Acontece, porém, que a Competitividade por si só, embora seja, de fato, uma razão para a adoção da logística reversa, traz benefícios exclusivamente aplicáveis à própria organização, tornando-a mais eficiente e, muitas vezes, mais lucrativa.

Não é razoável acreditar que a Competitividade – embora seja mesmo uma razão para a adoção da logística reversa – possa “ressaltar os benefícios de uma imagem positiva da marca”, visto que a Competitividade é reconhecida por ser algo intrínseco da organização.

Vejamos algumas definições de dicionários sobre o termo Competitividade:

  • Qualidade do que é competitivo.
  • Característica de algo ou alguém que é competitivo.
  • Característica ou capacidade de qualquer organização em lograr cumprir a sua missão, com mais êxito que outras organizações competidoras.
  • Qualidade do que ou de quem é competitivo.

Note que nenhuma das opções consegue criar qualquer tipo de perspectiva que possa “ressaltar os benefícios de uma imagem positiva da marca”, ao contrário do que prevê o gabarito preliminar recém divulgado.

Indo além, caso a decisão sobre a alternativa atenha-se apenas à busca de “uma razão para a adoção da logística reversa”, temos várias possibilidades. A própria Competitividade, como já dito, é, sem dúvida uma razão para a adoção da logística reversa, porém, o respeito obrigatório à legislação vigente e a revalorização econômica, com certeza, também o são em duas das outras alternativas disponíveis, o que invalidaria a questão por possuir mais de uma possibilidade de resposta.

Dessa forma só nos resta atribuir as ouras “condições” estabelecidas pelo enunciado para buscar o único termo adequado a resposta.

Nessa direção, a revalorização econômica é apontada como benefício clássico da adoção da logística reversa, reverte-se em benefícios diretos à organização (trazendo a ela, inclusive, maior competitividade) e, por fim, é a única das alternativas que ressalta “os benefícios de uma imagem positiva da marca” por estar direta e claramente associada à sustentabilidade.

Vejamos alguns dos benefícios trazidos pela revalorização econômica, todos eles obtidos pela prática da logística reversa:

Redução de custos: O reaproveitamento de resíduos sólidos pode reduzir custos, o que pode permitir vender produtos a preços mais acessíveis e impulsionar as vendas.

  • Revalorização tecnológica: O reuso de equipamentos e componentes usadospode levar à revalorização tecnológica.
  • Revalorização ecológica: A logística reversa pode reduzir o impacto ao meio ambiente

Em linhas gerais a revalorização econômica acontece quando o bem retornado no processo de logística reversa pode ser destinado a canais reversos alternativos, dessa forma, gerando valores chamados de “residuais” que podem ser importantes para a companhia e, de modo geral, para a sociedade como um todo.

Toda essa prática, não só gera mais competitividade à organização, como ressalta “os benefícios de uma imagem positiva da marca” e, sem dúvida, configura “uma razão para a adoção da logística reversa”, sendo a revalorização econômica a única das alternativas que atinge de uma só vez todas as “condições” trazidas pelo enunciado da questão para limitar a sua resposta a uma única alternativa.

Considerando o contexto da questão conjugado à literatura vigente, solicita-se a alteração do gabarito preliminar da alternativa A para a alternativa D, conforme argumentação acima.

Saiba mais: concurso Dataprev

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