Concurso Receita Federal: edital até 10 de dezembro
A novela do concurso da Receita Federal está dando o que falar! Isso porque, o edital que estava prometido para sair até ontem, dia 09 de novembro, não saiu. No entanto, nada está perdido, uma vez que o órgão garantiu que o documento será publicado ainda em 2022.
Conforme consta na própria autorização do certame, aquela divulgada em 13 de junho, o prazo máximo para publicação do edital é de seis meses, ou seja, até o dia 10 de dezembro. Veja abaixo:
PORTARIA SEDGG/ME Nº 5.348, DE 10 DE JUNHO DE 2022
Art. 4º O prazo para a publicação do edital de abertura do concurso público será de seis meses, contado a partir da publicação desta Portaria.
Vale lembrar que é importantíssimo você não desanimar e ficar bem atento para qualquer novidade acerca do concurso da Receita Federal. Um dos maiores concursos do Brasil, com salários iniciais de até R$ 21 mil!
Essa é a sua chance de mudar de vida, garantir a tão sonhada estabilidade financeiro e de quebra trabalhar em um dos órgãos mais cobiçados e respeitados do país! Por isso, o Estratégia está aqui para te ajudar a conquistar a sua aprovação!
Como vocês já sabem, a equipe de jornalismo do Estratégia segue divulgado diariamente informações acerca do concurso Receita Federal.
O primeiro detalhe que vale recordar é de que o certame será organizado pela empresa Fundação Getúlio Vargas (FGV). Uma das maiores e mais clássicas bancas de concursos.
Os candidatos interessados na seleção terão que enfrentar duas etapas, sendo a primeira composta por provas objetivas e discursivas, de caráter eliminatório e classificatório, enquanto que a segunda fase será o curso de formação. Veja abaixo:
Concurso da Receita Federal: etapas de provas do edital
1ª etapa (objetiva e discursiva):
- Provas em todas as capitais do país e na mesma data para ambos os cargos;
- Auditor Fiscal: 200 questões objetivas + 2 questões discursivas;
- Analista Tributário: 140 questões objetivas + 1 questão discursiva.
2ª etapa (curso de formação):
- Curso de formação online, com provas presenciais (Brasília/DF, Manaus/AM, Recife/PE, São Paulo/SP e Curitiba/PR);
- Duração em torno de 240 horas para o cargo de Auditor (AFRFB) e 160 horas para o cargo de Analista (ATRFB).
Além destas etapas, também consta no projeto básico que os candidatos com deficiência e aqueles que se auto declararem negros, deverão passar pelas seguintes fases:
- Perícia Médica (PcD) – eliminatória;
- Heteroidentificação (negros) – eliminatória.
Concurso da Receita Federal: distribuição de vagas do edital
Ao todo, serão ofertadas 699 vagas para os cargos de Auditor Fiscal e 469 para Analista Tributário. Na tabela abaixo é possível conferir a distribuição entre ampla concorrência, PcD e negros:
Ademais, a previsão é de o concurso receba cerca de 200 mil inscritos. Dessa forma, a taxa de inscrição deve girar em torno de R$ 108,33.
Para ficar por dentro de TODAS as informações sobre o edital do concurso da Receita Federal, não deixe de conferir nosso artigo completo sobre a seleção:
Mais informações: Concurso Receita Federal