Um novo concurso público para a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM estava previstos para ser realizado em 2022. O prazo para envio das propostas das bancas interessadas, inclusive, já havia sido encerrado, com duas empresas na disputa.
Entretanto, a licitação para escolha da empresa foi revogada, conforme publicação feita no Diário Oficial do Estado do dia 26 de outubro. Confira abaixo na íntegra:
Não foi informado se uma nova licitação será aberta ou se ainda há planos para realização do certame. Vale ressaltar que, entre os anos de 2020 e 2021, a CPTM perdeu cerca de 1.300 empregados.
Anteriormente, o projeto básico do havia trazido algumas informações prévias, como os possíveis cargos ofertados e suas respectivas etapas de avaliação.
Os últimos concursos da Companhia foram realizados em 2017 e 2018, sob organização da RBO. Ambas as seleções foram prorrogadas por dois anos, sendo que somente um deles segue vigente (até 06/22).
Ao longo deste artigo reunimos as principais informações sobre o Concurso CPTM, como remuneração, etapas de prova e disciplinas cobradas. Acompanhe pelos tópicos abaixo e não perca nada:
Segundo o projeto básico, ainda não havia uma definição de quantas vagas e quais cargos seriam ofertados. Entretanto, tinha sido disponibilizada uma tabela com as funções mais requisitadas.
Junto a ela, os requisitos e etapas de avaliação de cada uma. Confira os detalhes na imagem abaixo:
Operador de Circulação (Maquinista): Ensino Médio completo + Curso de Eletricidade Básica com carga horária mínima de 40 horas e respectivo conteúdo programático comprovados em Certificado expedido por Instituições de Ensino reconhecidas pelo MEC.
Agente de Conservação de Via: Ensino fundamental completo
Agente de Manutenção: Ensino Médio completo + Certificado de conclusão de Curso de Qualificação (conforme a área requisitada em edital), realizado no SENAI ou em instituição de ensino reconhecida pelo MEC.
Agente de Serviços de Operação: Ensino Médio completo
Técnico de Manutenção, Projetos e Obras: Ensino Médio Completo + Certificado de conclusão de Curso de Qualificação em Téc. Edificações ou Téc. Construção Civil em instituição de ensino reconhecida pelo MEC + Registro Profissional no CREA.
Oficial de Manutenção: Ensino Médio completo + Curso (específico requisitado em edital) no SENAI ou em instituição de ensino reconhecida pelo MEC.
O concurso mais recente, realizado em 2018, ofertou uma única vaga mais formação de cadastro reserva para o cargo de Operador de Circulação (Maquinista). Foram registrados no total, 12.118 candidatos inscritos.
A seleção foi prorrogada por mais dois anos e, com isso, ficou vigente até 05 de junho de 2022, não podendo ser prorrogado novamente.
A prova valeu 100 pontos, sendo composta de 50 questões, cada uma com cinco alternativas de múltipla escolha (a, b, c, d, e).
Foi considerado habilitado o candidato que obtivesse, no mínimo, 50% de acertos na soma da pontuação geral e no mínimo 50% de acerto em cada disciplina.
O concurso anterior, de 2017, ofertou 8 vagas mais formação de cadastro reserva para cargos de nível fundamental e médio. Foram registrados no total, 102.207 candidatos inscritos. Esse certame também foi prorrogado por dois anos. Entretanto, sua validade se encerrou em 2021.
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Mas o que ignifica a publicação do dia 08/04/2016 que diz sobre prorrogação por mais 24 meses?
http://www.caipimes.com.br/cptm012014/PRORROGACAO_CP_0012014.pdf
onde ta esse 118 vagas ? no edital só fala de 8
Bom dia Fernando,
Você pode conferir a informação no site da CPTM: https://www.cptm.sp.gov.br/noticias/Pages/Governador-autoriza-abertura-de-118-vagas-para-manuten%C3%A7%C3%A3o-e-opera%C3%A7%C3%A3o-na-CPTM.aspx
Bons estudos!
Qual a expectativa para recomposição de maquinistas até 2022? Há a previsão de chamarem mais candidatos?