Quais são os critérios da prova discursiva do concurso Correios?
A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – Correios está com um novo concurso em andamento e a prova discursiva está chegando, avaliação complexa que pode ser empecilho para muitos não alcançarem a aprovação.
Além de questões dissertativas, o exame possui critérios rígidos, o que pode influenciar na nota de todos os candidatos inscritos.
Por isso, conhecer cada especificidade de correção é primordial para garantir um bom resultado e, claro, a sonhada aprovação. Confira!
Critérios de avaliação da prova discursiva do concurso Correios
Primeiro, é necessário saber a composição do exame, que consistirá em uma redação, com tema a ser definido no momento da prova.
Os candidatos terão de dissertar em, no mínimo 20, e, no máximo 30 linhas, observando os critérios de correção a seguir:
- Progressão: grau de informatividade e coerência, 02 pontos;
- Qualidade do conteúdo: capacidade do candidato para selecionar, relacionar, organizar e interpretar fatos, informações, opiniões e argumentos, em defesa de um ponto de vista, demonstrando conhecimento dos mecanismos linguístico-discursivos necessários para a construção do seu texto, 03 pontos;
- Coesão: uso adequado e expressivo dos recursos linguísticos como atividade de composição textual, 03 pontos; e
- Norma Padrão: domínio da norma padrão formal da Língua Portuguesa, 02 pontos;
- Total: 10 pontos.
Para ficar por dentro de todas as informações sobre o concurso Correios, além da prova discursiva, não deixe de conferir nosso artigo completo sobre a seleção:
Mais informações do concurso Correios