Concurso Correios: como começar a estudar?
O presente artigo visa dar dicas de estudo para o tão esperado concurso dos Correios, começando do zero.
Primeiramente, começar do zero pode significar que o estudante vai fazer o seu primeiro concurso.
Tal fato não vai impedir o candidato de disputar efetivamente a vaga, e o artigo vai tentar explicar o porquê. Basicamente, por se tratar de uma prova sem muitos conhecimentos específicos, como é a maioria dos outros concursos públicos.
Além disso, começar do zero também se aplica a candidatos que já estudam para outros cargos públicos, e que vão começar a estudar o edital dos Correios, ou a banca examinadora do certame a partir de agora.
Ainda, pessoas que não estão começando do zero podem aproveitar as dicas e a análise da banca examinadora e das disciplinas que o presente artigo irá fazer.
Correios, começando oes estudos do zero – A banca examinadora IBFC
O Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), com sede em São Paulo, foi a banca examinadora escolhida para o tão aguardado concurso dos Correios.
O IBFC foi responsável por certames como Tribunal Regional Eleitoral do Pará (2019), Procuradoria Geral do Município do Rio de Janeiro (2019), Secretaria de Saúde do Distrito Federal (2019), Prefeitura de São Gonçalo do Amarante (2020) Secretaria do Estado da Educação e Desporto RR (2021) e Detran/DF (2022).
Além disso, a banca costuma trabalhar com questões de múltipla escolha e, no caso dos Correios, as respostas contarão com 4 alternativas possíveis. Ademais, a abordagem das questões costuma ser direta.
Ainda, os erros não são punidos, apenas a pontuação da questão com resposta errada será considerada zero.
Entretanto, apesar de parecer simples, a banca é considerada de nível mediano/difícil. Assim, isso serve para desempatar notas e selecionar os melhores candidatos. Ademais, tal característica necessária para provas de alto nível e disputadas como o Detran/DF e a Procuradoria Geral do Rio de Janeiro.
Curiosamente, uma questão muito recorrente da banca é pedir para assinalar o item incorreto, numa sequência de quatro itens, sendo um incorreto e três corretos.
Quais são as disciplinas do edital dos Correios?
No concurso dos Correios percebe-se que, tanto para Agente, quanto para Analista, as disciplinas do certame são básicas.
Ainda, em ambos os editais, estão presentes Língua Portuguesa, Matemática, Noções de Informática e o Código de Conduta Ética e Integridade dos Correios.
Assim, especificamente para Agente, o edital prevê Conhecimentos Gerais.
Por fim, para Analista, cada área possui conhecimento específico de sua formação acadêmica, além de uma prova discursiva.
Análise de cada disciplina
- Língua portuguesa – A prova combina gramática com interpretação de textos, e costuma utilizar trechos de grandes nomes da literatura brasileira para base de suas questões.
- Matemática – A previsão do edital é simples, e a banca costuma manter a prova tão simples quanto o exigido no edital.
- Noções de Informática – A banca gosta de conceitos de Segurança da Informação, Redes e Internet. Também costuma cobrar fórmulas no Excel ou programa equivalente. E situações problema que envolvem acesso a menus e execução de uma série de comandos.
- Código de Conduta Ética e Integridade dos Correios – A banca, quando aborda direito, gosta muito de lei seca. Como há pouca referência, é recomendável leitura e resumo do Código, que está disponível em Legislação Correios.
Análise de cada disciplina – Cargos específicos
Continuando a análise do concurso dos Correios, começando do zero:
- Conhecimentos Gerais (apenas para cargo de Agente) – Além dos tradicionais conhecimentos gerais que envolvem notícias e fatos, exige-se conhecimento de cartografia e localização, devido ao serviço de Agente envolver locomoção e localização de endereços.
- Conhecimento Específico (apenas para cargo de Analista) – O edital exige de cada área de formação conhecimentos acadêmicos da área do candidato, nada muito complexo.
- Prova Discursiva – Redação (apenas para cargo de Analista) – Especificamente, a banca IBFC costuma pontuar e negativar a nota mais pela escrita padrão em língua portuguesa e estrutura do que pelo próprio conteúdo da redação. Atentar-se ao fato é uma boa dica.
Dicas finais de como estudar para o Concurso Correios
Ao estudar para o concurso dos Correios, começando do zero, ou não, o fato de ser uma prova com conteúdo relativamente simples é um ponto positivo, pois os estudos vão fluir bem.
Porém, o concurso é nacional, com inscrição de valor acessível, além das isenções, e muitas vagas.
Assim, haverá muitos inscritos, provavelmente na casa dos milhões.
Então, focar nas questões anteriores e na abordagem específica da banca IBFC e, nesses últimos meses de estudo, ou primeiro, no caso de quem está começando realmente do zero, para o concurso dos Correios, pode ajudar valiosamente o caminho para aprovação.
Por fim, prever a banca e se antecipar, em uma prova com poucas questões, na qual cada uma delas pode fazer toda a diferença e significar uma tão almejada vaga no serviço público, é uma dica valiosa.
Saiba mais sobre a seleção aqui: Concurso Correios
Cursos e Assinaturas
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!