A Comunicação Social e o mundo dos concursos
A área de Comunicação Social está presente em diversos concursos, com destaque para os órgãos legislativos, Tribunais e Ministério Público. Porém, em quantidade de vagas ofertadas bem menor, quando comparada à áreas como Direito, Administração, entre outras.
A maior dificuldade relatada pelos concurseiros desta área se baseia na falta de cursos, materiais e literatura específicos para estudar e acabam por recorrer a estudos em áreas distintas para o ingresso no Setor Público e até a desistir e permanecer na área privada.
Por isso, o Estratégia Concursos e seus professores, Paulo Guimarães e Paolla Marletti, criaram o curso específico para a área de Comunicação Social com TUDO o que o candidato precisa saber para ingressar no serviço público e trabalhar na área de formação.
Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Pernambuco, a professora Paolla Marletti, após passar dificuldades no estudo por falta materiais e cursos, foi aprovada em 1o lugar para o cargo de Analista dos Correios – Publicidade e Propaganda, no concurso de 2011. Desde então, se dedicou a criar um material completo e de qualidade, capaz de preparar os concurseiros da área de maneira adequada.
O professor Paulo Guimarães é bacharel em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco e mestrando em Comunicação Social pela Universidade de Brasília. Atualmente exerce o cargo de Auditor Federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União, lotado na Ouvidoria-Geral da União e, juntamente à professora Paolla, desenvolve a produção e edição dos materiais.
– Qual o diferencial do curso?
Nosso conteúdo considera diversas fontes. Em cada curso utilizamos literalmente dezenas de livros para preparar os conteúdos da forma mais específica possível, considerando as peculiaridades de cada banca examinadora e de cada edital. Acreditamos que a grande vantagem do nosso curso seja a adequação ao edital, evitando que o candidato precise buscar outras fontes para preparar-se.
– Quais órgãos normalmente contemplam esta matéria?
Todos os órgãos públicos têm profissionais de comunicação, seja para assessoria de imprensa, relações públicas, cerimonial, entre outras atividades. Por essa razão muitos concursos reservam vagas específicas para candidatos que tenham nível superior na área, algumas vezes cobrando habilitações específicas (jornalismo, publicidade, relações públicas), e outras vezes abrindo oportunidades para qualquer graduado em comunicação social.
Existem ainda situações em que o órgão não pretende selecionar especificamente um profissional da área de comunicação, mas cobra a matéria de comunicação como parte do conteúdo de áreas mais amplas, normalmente ligadas a atribuições administrativas. Isso aconteceu nos últimos, por exemplo, no Banco Central e na Secretaria do Tesouro Nacional, em que comunicação foi cobrada como uma matéria na área administrativa.
– Por que prestar concurso para a área de Comunicação Social é vantajoso?
O profissional de comunicação, salvo raras exceções, gosta muito de trabalhar na área, colocando em prática os conhecimentos adquiridos. Uma grande vantagem, principalmente em Tribunais e Ministério Público, é a certeza de que o aprovado trabalhará na área de comunicação do órgão. Outra vantagem é que, em geral, os cargos vinculados à área de comunicação pagam tão bem quanto os demais.
Há ainda uma vantagem relacionada ao estudo em si. Na grande maioria das vezes e parte específica do edital cobra apenas conhecimentos na área de comunicação. Isso é uma vantagem em relação a outras áreas, em que os candidatos sempre precisam estudar matérias com as quais nunca tiveram contato, o que demanda muito tempo.
Quais as diferenças para um profissional que atua na área no setor público e no setor privado?
O trabalho com comunicação no setor público exige uma aplicação mais específicas dos conhecimentos dos profissionais. Isso porque há grande necessidade de conhecimentos dos princípios e técnicas da comunicação pública, e, além disso, na grande maioria das vezes o profissional de comunicação exercerá atividades de interesse público, com a conscientização do cidadão e a disseminação de informações de interesse público, em vez de produzir campanhas para vender produtos no mercado, por exemplo.
O Estratégia Concursos atualizará esta matéria conforme a publicação de editais com vagas para a área de Comunicação!
Concursos Recentes:
- Banestes: Analista de Comunicação – CR
- SES DF : Técnico em Comunicação Social – 05 vagas
- TRT PE: Comunicação Social – 1 + CR
- Câmara de Sumaré: Relações Públicas – 2 vagas
- Ceagesp: Comunicação Social – CR
- Prefeitura de Caxias: Comunicação Social e Jornalismo – 2 vagas
- Transpetro: 1 + 10 CR
Olá Larissa!
Realmente este é um desafio dos concurseiros na área de comunicação, mas não desanime. Neste ano já tivemos uma boa oportunidade na Terracap, e outras deverão vir :)