CNMP: o que é e expectativas para o próximo concurso
Você ainda não sabe o que é o CNMP ou já sabe mas quer se aprofundar no conhecimento? Tem dúvidas sobre a realização do próximo concurso do CNMP? Então este artigo foi feito especialmente para você.
Saiba aqui o que é, como funciona e como fazer para trabalhar no órgão.
Começando…
O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) é um órgão bastante novo, pois foi instituído por meio da Emenda Constitucional nº 45 de 2004.
Dentre as funções constitucionalmente atribuídas ao CNMP, podemos citar o controle da atuação administrativa e financeira do Ministério Público (MP) e do cumprimento dos deveres funcionais de seus membros, além de zelar pela autonomia funcional e administrativa do MP, podendo inclusive expedir atos regulamentares.
Os concurseiros que estão acostumados a estudar as previsões do Poder Judiciário na Constituição Federal irão encontrar muitas semelhanças entre o Conselho Nacional do Ministério Público e o Conselho Nacional de Justiça.
Como exemplo, citamos a função de receber e conhecer reclamações contra membros ou órgãos sob sua competência e rever os processos disciplinares de membros do MP da União e dos Estados ou de juízes e membros de tribunais, respectivamente, em qualquer caso julgados há menos de um ano.
O CNMP será formado por 14 membros, todos nomeados pelo Presidente da República depois de aprovada a escolha pela maioria absoluta do Senado Federal. Os membros terão um mandato de dois anos e poderão ser reconduzidos uma vez.
Vamos agora analisar as principais informações para quem gostaria de trabalhar no CNMP e já adiantamos que é uma excelente oportunidade.
O último concurso realizado, que também foi o primeiro do órgão, teve edital publicado em 2014 com aplicação das provas em 01/03/2015, em Brasília. A banca examinadora foi a Fundação Carlos Chagas.
Os candidatos aprovados no concurso, e que foram nomeados e empossados, estão em exercício na sede do CNMP, situada em Brasília.
Foram previstas 38 vagas imediatas mais cadastro reserva para o cargo de Analista do CNMP, que exige ensino superior completo.
Tais vagas foram divididas nas seguintes áreas de atividade: direito, arquivologia, comunicação social, contabilidade, engenharia civil, estatística, controle interno, gestão pública, desenvolvimento de sistemas, suporte e infraestrutura.
Ainda, houve a previsão de 49 vagas imediatas mais cadastro reserva para o cargo de Técnico do CNMP, cuja formação para investidura é de ensino médio completo. As especialidades para o cargo de técnico foram administração e segurança institucional.
Para ambos os cargos citados acima, houve reserva de vagas para candidatos com deficiência.
A prova foi dividida em questões objetivas de múltipla escolha, formada de conhecimentos básicos e específicos, e também de prova discursiva de redação, que para a especialidade de direito foi uma dissertação com tema jurídico. Especificamente para a especialidade de segurança institucional, no lugar da prova discursiva houve teste de aptidão física.
Em 2019, ocorreram as últimas nomeações do concurso citado acima, ano em que o certame perdeu a validade.
Se você gostaria de ser servidor junto ao CNMP, temos boas notícias.
As expectativas para o próximo concurso estão altas, após a divulgação, no dia 11/10/2022, de que o Plenário do CNMP aprovou a abertura do 2º concurso público do órgão para provimento de cargos de analista e técnico administrativo.
Foi divulgado ainda que existem 23 cargos vagos.
Também conforme informações divulgadas pelo órgão, o cronograma preliminar do concurso prevê que o edital seja publicado em dezembro deste ano, e o resultado final do concurso e as nomeações dos aprovados ocorram já em maio de 2023.
A banca responsável pela realização do certame já foi definida e será o Cebraspe.
Assim, se você decidir disputar uma vaga no próximo concurso do CNMP, precisa começar a estudar desde já, pois deve ser um certame concorrido e o edital pode ser publicado já nos próximos dias, então você não tem tempo a perder.
Sugerimos que baseie seus estudos no último edital, até que o novo seja publicado.
Chamamos a atenção para o peso das matérias cobradas na prova objetiva.
Para o cargo de analista, enquanto os conhecimentos básicos (formados por português, legislação de interesse institucional e raciocínio lógico-matemático) tiveram peso 1, os conhecimentos específicos receberam peso 3.
Já para o cargo de técnico, os conhecimentos básicos também tiveram peso 1, ao passo que os conhecimentos específicos tiveram peso 2.
Assim, é importante reservar a maior parte do tempo de estudos para as matérias com maior peso.
Importante também treinar desde já a realização da prova discursiva, que muitas vezes é subestimada e acaba tirando muitos candidatos da disputa. É somente com o treino que o concurseiro ganha mais confiança e rapidez na resolução.
Foque também na realização de resumos para dar agilidade ao seu ciclo de estudos e na resolução de muitas questões.
Boa sorte!
Se você ficou interessado no concurso do CNMP, confira aqui todos os cursos que preparamos.
Quer saber tudo sobre os concursos previstos?
Confira nossos artigos!
Links utilizados:
https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm