Concurso CGU: órgão realiza pedido para 550 vagas
Em maio de 2024, a Controladoria-Geral da União (CGU) enviou pedido ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) para autorização de concurso com 550 vagas.
A iniciativa visa reforçar o quadro de servidores da instituição e atender à crescente demanda por fiscalização e controle financeiro no âmbito federal.
A solicitação inclui 470 vagas para o cargo de Auditor Federal de Finanças e Controle (AFFC) e 80 vagas para Técnico Federal de Finanças e Controle (TFFC). Veja a mensagem do CGU abaixo:
Nomeações Adicionais
Ademais, cabe destacar que a CGU encaminhou ofício com pedido de autorização para provimento adicional de cargos do cadastro de reserva do último certame. Ao todo, a expectativa é de nomeação de 78 servidores.
Requisitos para os Cargos
Para concorrer às vagas de Auditor Federal de Finanças e Controle, é necessário possuir diploma de curso superior em qualquer área de formação.
Já para o cargo de Técnico Federal de Finanças e Controle, exige-se certificado de conclusão de ensino médio ou curso técnico equivalente.
Remuneração
Com o reajuste salarial de 9% sancionado em 2023 para os servidores do executivo federal, as remunerações iniciais na CGU foram atualizadas.
Os valores agora são de R$ 20.924,80 para Auditores e R$ 7.938,81 para Técnicos. Esse reajuste torna os cargos ainda mais atrativos para os candidatos que buscam estabilidade e bons rendimentos no serviço público.
Último Concurso
O último concurso da CGU, realizado em 2021 pela FGV, ofereceu 375 vagas e contou com a participação de mais de 65 mil inscritos.
Todos os 375 aprovados foram nomeados, demonstrando a alta competitividade e o interesse pelos cargos na CGU.
Saiba mais: Concurso CGU