Concurso CGU: Informações sobre o projeto básico são vazadas
Conforme informações vazadas sobre o Projeto Básico do Concurso da Controladoria Geral da União (CGU), as áreas de lotação, bem como as etapas de seleção e o cronograma de execução, são expostas.
Em primeira análise, vale lembrar que o concurso ofertará vagas obedecendo a seguinte divisão:
- Auditor Federal de Finanças e Controle (Nível Superior sem formação específica) – 300 oportunidades;
- Técnico Federal de Finanças e Controle (Nível médio) – 75 oportunidades.
Uma nova atualização demostra, ademais, que os salários foram alterados. De acordo com o termo de referência enviado às bancas organizadoras, o auditor tem ganhos de R$19.197,06, enquanto o técnico recebe um vencimento inicial de R$7.283,31.
Concurso CGU | Áreas de Lotação
O cargo de Auditor Federal será ofertado para adesão em 11 estados. Pela disposição, lê-se que haverá chances para ampla concorrência, mas que a reserva para negros e pessoas com deficiência (PcD’s) não será esquecida.
Em contrapartida, no caso do cargo de Técnico Federal de Finanças e Controle, apenas as regiões Norte e Central serão privilegiadas, somando 8 estados com novas ofertas de vagas.
Concurso CGU | Etapas
De modo geral, a seleção vai contar com provas objetivas e discursiva, tendo mais etapas apenas os candidatos que desejarem ingressar por meio de cotas (PcD ou PPP):
- 1º etapa: provas objetivas somando 120 questões (certo x errado) ou 70 questões (5 alternativas), de caráter eliminatório e classificatório;
- 2º etapa: prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório;
- 3º etapa: perícia médica dos candidatos que se declararem com deficiência, de caráter unicamente eliminatório;
- 4º etapa: procedimento de verificação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas aos candidatos negros, de caráter unicamente eliminatório.
Importante evidenciar ainda que o documento se detém idem do tempo da Prova Objetiva, que será de três horas e trinta minutos, com questões a serem distribuídas por meio de disciplinas de Conhecimentos Básicos e Específicos.
A prova discursiva vai variar segundo o cargo almejado. Para Técnico, será cobrada uma redação de temática atual a ser escrita em no máximo 30 linhas.
Já para Auditor, a temática será específica e terá dois momentos: 1 dissertação ou uma peça técnica, para resposta de até 90 linhas; e 2 questões para resposta em até 15 linhas cada.
Concurso CGU | Local de prova
No que diz respeito à localização da aplicação das provas, o projeto básico dispõe:
“Os candidatos realizarão as provas na localidade escolhida quando da realização da inscrição e concorrerão exclusivamente dentro do quantitativo de vagas definido para a localidade escolhida, conforme opção declarada no ato de inscrição.”
Concurso CGU | Cronograma
Finalmente, o projeto básico do Concurso CGU ainda contempla o tão aguardado cronograma de execução:
Para ficar por dentro de todos os demais detalhes acerca do concurso CGU (projeto básico, datas e atualizações fresquinhas), confira um artigo completo, de fácil compreensão, que elaboramos EXCLUSIVAMENTE para você!
Leia também: Concurso CGU