Com Grupo de Trabalho formado desde o ano passado, o primeiro concurso público da Controladoria Geral do Alagoas (CGE AL) segue previsto.
Isso porque, a Secretaria de Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) voltou a afirmar a previsão de realização, não só deste, mas de outros 10 concursos públicos no estado.
Os oito integrantes do GT têm até o fim do ano para concluir os relatórios quanto à viabilidade de realização do certame.
Anteriormente, em 2021, o então governador Renan Filho já havia anunciado o concurso: “CGE vamos soltar em breve“ afirmou em suas redes sociais.
Porém, desde então não foi divulgada mais nenhuma novidade a respeito do certame. Além disso, nesse período houve troca no comando estadual, com a transição do novo governador, Paulo Dantas.
Preparamos este artigo para você ficar por dentro de todas as atualizações e informações sobre o concurso CGE AL. Acompanhe pelos tópicos abaixo:
Compete à Controladoria coordenar, executar, avaliar, apoiar e orientar as atividades inerentes ao controle interno do Poder Executivo do Estado de Alagoas, conforme o artigo nº 100, da Constituição Estadual, que instituiu o Sistema Integrado de Controle Interno do Poder Executivo do Estado de Alagoas.
A Controladoria está há anos aguardando autorização para seu primeiro concurso público. Em 2020, a CGE chegou a encaminhar um Despacho ao Gabinete Civil, de modo a reiterar a urgência de uma seleção para preenchimento do quadro de pessoal.
Segundo o documento, desde sua criação em 2003, a Controladoria tem realizado suas atividades através de servidores providos em cargos comissionados, uma vez que nunca teve um concurso público voltado ao Controle Interno.
Em 2017, foi publicado que o concurso CGE AL poderia ofertar até 40 vagas, para o cargo de Analista de Controle Interno. Confira a divisão de vagas por especialidade:
A listagem segue o quantitativo previsto na Lei Estadual nº 7.972/2018. Em outras palavras, significa que o concurso visaria preencher todos os cargos existentes atualmente da carreira.
Foi sancionada em janeiro de 2018, a Lei nº 7.972/2018 que instituiu a carreira de Analista de Controle Interno da Controladoria Geral do Estado de Alagoas.
“Após 51 anos de criação do órgão, que em 2003 mudou de nomenclatura de Auditoria-Geral para Controladoria-Geral do Estado, teremos uma carreira de quadro permanente e não mais comissionado, o que vai proporcionar um controle interno forte, independente e permanente”, afirmou Maria Clara Bugarim, controladora-geral do Estado de Alagoas, que, na época da tramitação, pediu à ALE que votasse em caráter de urgência o pedido da Controladoria.
A lei também disciplinou a forma de ingresso na carreira, que será por concurso público de provas ou de provas e títulos.
Para concorrer ao cargo de Analista de Controle Interno, a exigência é de que os candidatos interessados possuam formação de nível superior, com diploma especificado na área de atuação.
A remuneração foi estabelecida de acordo com as classes e níveis, possuindo carga horária de 40 horas semanais.
Dessa forma, o valor no nível/classe de ingresso é de R$ 5.100,00, alcançando mais de R$ 8,3 mil no final da carreira.
As principais atividades voltadas ao Analista são:
O desenvolvimento do servidor aprovado no concurso CGE AL, na carreira de Analista, ocorrerá mediante os itens:
I – Progressão Horizontal: Passagem do servidor de uma classe para a superior, dentro do mesmo nível, levando em consideração os seguintes quesitos:
II – Progressão por nova habilitação/titulação: Passagem do servidor de um nível para outro, dentro da mesma classe, mediante exigência de nova habilitação ou titulação.
Os Guias são artigos postados no site do Estratégia Concursos com links para Cadernos de Questões, por disciplina, customizados de acordo com o conteúdo programático de cada edital.
A banca organizadora IDESG informou a suspensão temporária do concurso público da Prefeitura de Duas…
Provas serão aplicadas no dia 8 de dezembro! Localizada a apenas 78 km da capital…
Com provas até então previstas para o dia 24 de novembro, o cronograma do concurso…
Com provas que eram previstas para o dia 24 de novembro, o concurso público da…
O concurso Emdurb Marília (Empresa Municipal de Mobilidade Urbana) divulgou um comunicado sobre a SUSPENSÃO…
Atenção, Coruja! A banca do concurso Polícia Penal PB (Secretaria de Estado da Cidadania e…
Ver comentários
Mas o cargo no despacho da PGE é "assessor" será que é outro cargo além dos analistas ou um erro de digitação?
Rafael, o cargo de assessor é o cargo que existe até então na CGE - AL. Acontece que esse cargo deixa de existir a partir do momento que entrarem os analistas. A lei cria o cargo de Analista em substituição desses cargos de Assessores, que são cargos comissionados. O que está sendo dito no despacho é que o limite de vagas de Analistas é o referente ao gasto atual com Assessores. Essa foi a ressalva do PGE.
Olá. Há a possibilidade de haver cargos para qualquer formação?? Obeigada
Verifica-se que é impossível a POSSE neste ano pois, conforme matéria, a mesma deveria ocorrer até 07.07.2018. Temos a partir de hoje cerca de 55 dias para publicar edital, inscrição, prova, recursos, e etc.
"demais graduações" são as "em qualquer área"?
Olá Felipe. Infelizmente não temos essa informação, pois esse será o primeiro concurso.
Att. Equipe Estratégia Concursos
Haverá também vagas para cargos de nível médio?
Olá Davi. A princípio são apenas vagas para nível superior.
Att. Equipe Estratégia Concursos
para demais graduação quais as disciplina para estudar.
Boa Noite;
Vcs tem alguma notícia das matérias a serem cobradas ?