Concurso CEM 2019: edital com 54 vagas para nível superior
No mês de março de 2019, foi publicado o edital do Concurso de Ingresso do Corpo de Engenheiros da Marinha do Brasil. São ofertadas 54 vagas no concurso CEM 2019, para diversas especialidades, com exigência de nível superior.
Confira nesta artigo as principais informações sobre este concurso e o edital CEM. Acompanhe os tópicos:
Em março deste ano foi publicado o edital do concurso público para ingresso no Corpo de Engenheiros da Marinha. Foram ofertadas 54 vagas, para diversas especialidades.
Arquitetura e Urbanismo – 2 vagas
Engenharia Cartográfica – 2 vagas
Engenharia Civil – 5
Engenharia de Materiais – 2
Engenharia de Produção – 3
Engenharia de Sistemas de Computação – 3
Engenharia de Telecomunicações – 3
Engenharia Elétrica – 7
Engenharia Eletrônica – 5
Engenharia Mecânica – 11
Engenharia Mecatrônica – 2
Engenharia Naval – 6
Engenharia Química – 3
Principais datas do concurso CEM 2019
Inscrições: de 13 de março a 01 de abril [encerradas]
Prova Objetiva e Redação: 2ª quinzena de maio
Prova Discursiva e Tradução de Texto: 2ª quinzena de julho
Prova de Títulos: 11 a 13 de novembro
Verificação de Documentos: 11 a 13 de novembro
Avaliação Psicológica e Verificação de Dados Biográficos: 11 a 14 de novembro
Inspeção de Saúde: 13 a 19 de novembro
Teste de Aptidão Física: 12 a 29 de novembro
Período de Adaptação: 17 de fevereiro a 08 de março de 2020
Início do Curso: 09 de março de 2020
Principais requisitos do concurso CEM 2019
ter menos de 36 anos de idade no primeiro dia do mês de janeiro 2020
possuir idoneidade moral, a ser apurada por intermédio de averiguação da vida pregressa do candidato
se militar ou membro da Polícia ou do Corpo de Bombeiros Militar em atividade, apresentar atestado de idoneidade moral e bons antecedentes de conduta emitido pela autoridade a quem estiver subordinado
ter concluído ou estar em fase conclusão do curso de Graduação em Engenharia ou Arquitetura e Urbanismo.
no caso esteja em fase de conclusão, deve ser entregue a declaração e apresentar o Diploma ou Certificado/Declaração de conclusão até a data de matrícula no curso
estar registrado no órgão fiscalizador da profissão a que concorre, até a data da matrícula no curso
caso o candidato não possua ou esteja em fase de conclusão da graduação, deverá entregar a declaração
Etapas do concurso CEM 2019
1ª etapa – Seleção Inicial:
a) Provas Escritas Objetiva e Discursiva de Conhecimentos Profissionais
b) Redação
c) Tradução de Texto
d) Eventos Complementares, constituídos de:
I) Verificação de Dados Biográficos (VDB)
II) Inspeção de Saúde (IS)
III) Teste de Aptidão Física (TAF)
IV) Prova de Títulos (PT)
V) Avaliação Psicológica (AP)
VI) Verificação de Documentos (VD)
VII) Procedimento de Heteroidentificação Complementar à Autodeclaração (PH)
2ª etapa – Período de Adaptação (PA)
Provas do concurso CEM 2019
As provas contém duas fases: a primeira fase conta com a aplicação de uma Prova Escrita Objetiva de Conhecimentos Profissionais e uma Redação, com duração de 4 horas. A prova Escrita é constituída de 20 questões.
A segunda fase é composta pela Prova Escrita Discursiva de Conhecimentos Profissionais e uma Tradução de Texto, com duração de 5 horas. Ambas são de caráter eliminatório e classificatório.
Todos os candidatos inscritos podem realizar a primeira fase, entretanto, somente só podem realizar as provas da segunda fase, os candidatos aprovados com as maiores notas, até o limite do número correspondente a 10 vezes o número de vagas previstas, considerando-se os empates na última posição.
No caso das profissões onde houver a previsão de vagas reservadas para candidatos negros, são chamados os candidatos autodeclarados aprovados com as maiores notas, até o limite do número correspondente a 10 vezes o número de vagas previstas, considerando-se os empates na última posição.
Critérios
São considerados eliminados nas provas escritas os candidatos que:
a) obtiverem um número de acertos inferior a 50% das questões nas provas objetivas e discursivas
b) numa escala de 0 a 100 obtiverem nota inferior a 50 pontos na Redação ou na Tradução de Texto
c) não tiveram sua Redação ou Tradução de Texto corrigidas, por estarem além do número previsto para correção
Teste de Aptidão Física do concurso CEM 2019
O TAF do concurso CEM, é de caráter eliminatório e consiste das seguintes provas:
a) Natação – 25 metros:
masculino: tempo máximo de 50 segundos
feminino: tempo máximo de 1 minuto
b) Corrida – 2.400 metros:
masculino: tempo máximo de 16 minutos
feminino: tempo máximo de 17 minutos
Prova de Títulos do concurso CEM 2019
A avaliação de títulos é realizada pelas Comissões Examinadoras, compostas de Oficiais e/ou Servidores Civis assemelhados indicados e designados pelas Organizações Militares Orientadoras Técnicas de cada profissão. Esta prova do concurso CEM possui caráter classificatório.
Com o máximo de 100 pontos, os títulos possíveis são:
Doutorado – 35 pontos:
Diploma de conclusão de curso de pós-graduação “stricto sensu” em nível de doutorado na área da profissão a que concorre, emitido por instituição possuidora de curso recomendado pela CAPES, acompanhado do histórico escolar e da ata de aprovação da tese. Caso o(a) candidato(a) não possua o Diploma, deve ser apresentada declaração com a informação da data de conclusão do curso e o tema da tese, acompanhada dos demais documentos.
Mestrado – 25 pontos:
Diploma de conclusão de curso de pós-graduação “stricto sensu” em nível de mestrado na área da profissão a que concorre, emitido por instituição possuidora de curso recomendado pela CAPES, acompanhado do histórico escolar e da ata de aprovação da dissertação. Caso o(a) candidato(a) não possua o Diploma, deve ser apresentada declaração com a informação da data de conclusão do curso e o tema da dissertação, acompanhada dos demais documentos.
Especialização – 20 pontos:
Certificado ou declaração de conclusão de curso de pós-graduação “lato sensu” em nível de Especialização / MBA, na área da profissão a que concorre, com carga horária mínima de 360 horas e corpo docente formado por, no mínimo, 30% de mestres ou doutores, com 10 pontos por certificado, até o limite de 02 certificados. O certificado/declaração deve ser emitido por instituição de ensino oficialmente reconhecida pelo MEC, ou outras especialmente credenciadas junto ao MEC para a oferta do referido curso, acompanhado do histórico escolar, contendo, dentre outros dados, o elenco do corpo docente que efetivamente ministrou o curso, com sua respectiva titulação. O curso deve possuir credenciamento/reconhecimento acadêmico ou profissional junto aos sistemas oficiais de ensino ou Conselhos representativos das especialidades no âmbito nacional.
Atividade Profissional – 10 pontos:
Exercício de atividade profissional de nível superior na Administração Pública ou na Iniciativa Privada, em empregos/cargos na profissão a que concorre com 2 pontos por ano, até o total de 5 anos, sem sobreposição de tempos.
Artigo – 04 pontos:
Artigo publicado, como autor, em periódico nacional ou internacional (Qualis A ou B), até o limite de 1 publicação.
Exames de proficiência – 06 pontos:
Certificado/Diploma de exames de proficiência nos idiomas inglês, espanhol, francês ou alemão, com 2 pontos por certificado/diploma, devendo estes, necessariamente, atestar proficiência em idiomas distintos, até o limite de 3 certificados/diplomas de exames de proficiência. A partir do nível intermediário:
Cambridge EnglishPreliminary (PET),
Cambridge EnglishFirst (FCE),
Cambridge EnglishAdvanced (CAE),
Cambridge EnglishProficiency (CPE),
IELTS (pontuação mínima 4),
TOEFL iBT (pontuação mínima 60),
TOEIC (pontuação mínima 550),
Michigan ECCE,
Michigan ECPE,
DELE (B1, B2, C1,C2),
DELF (B1, B2),
DALF (C1,C2),
TestDaF,
Goethe-Zertifikat (B1, B2, C1, C2)
BULATS (B1, B2, C1, C2),
Curso de Formação de Oficiais
Os aprovados e classificados na Seleção Inicial realiza o Curso de Formação de Oficiais (CFO), no Centro de Instrução Almirante Wandenkolk, localizado no Rio de Janeiro.
Este curso tem por finalidade prepara o candidato para o exercício de cargos e funções em Organizações Militares da Marinha, de acordo com suas qualificações e atendendo à conveniência do serviço.
O Curso é constituído por um Período de Adaptação de, aproximadamente, 3 semanas e uma etapa básica, compreendendo as atividades previstas nos respectivos currículos.
Durante esse curso, o Guarda-Marinha perceberá remuneração atinente à sua graduação, como previsto na Lei de Remuneração dos Militares, além de serem proporcionados alimentação, uniforme, assistência médico-odontológica, psicológica, social e religiosa.
Além disso, o candidato realiza um Estágio de Aplicação (EA), com duração de até 6 semanas, com objetivo de adaptar as características do serviço naval inerentes à profissão, à complementação de sua formação militar-naval e a avaliação complementar para o desempenho de funções técnicas e administrativas.
O CFO possui duração de, aproximadamente, 25 semanas. No decorrer do CFO e EA, o candidato fica sujeito ao Regulamento e ao Regimento Interno do CIAW e à legislação vigente aplicada a todos os militares da ativa das Forças Armadas.
Antes de completar 5 anos da nomeação ao Oficialato, os Oficiais serão avaliados pela Comissão de Promoções de Oficiais (CPO), visando a sua permanência em caráter definitivo na Marinha. Os que não obtiverem avaliação favorável serão licenciados ex offício do Serviço Ativo da MB.
Quer estudar para o concurso CEM 2019?
Gostou desta oportunidade e deseja se preparar? Então, confira abaixo nossos cursos e inicie seus estudos agora mesmo:
►Data: maio/2019 ►Vagas: 54 ►Cargos: Oficial Engenheiro da Marinha ►Lotações: Brasil ►Banca: Serviço de Seleção de Pessoal da Marinha (SSPM) ►Escolaridade: Nível Superior ►Edital: Edital CEM