Concurso Câmara de São Paulo: promulgada lei que define regras
Foi promulgada a Lei nº 17.986/2023 que dispõe sobre as diretrizes e os procedimentos relativos à realização de concursos públicos de ingresso na Câmara Municipal de São Paulo.
De acordo com o documento divulgado no Diário Oficial, a execução do certame fica condicionada à autorização prévia da Mesa Diretora da Casa, além de ser necessário a formação de comissão e contratação de banca organizadora.
Vale destacar que um próximo concurso público para a Câmara Municipal de São Paulo deve ocorrer em breve. Isso porque a Fundação Getulio Vargas (FGV) teve sua contratação autorizada.
O que diz a lei sobre a realização do concurso da Câmara de São Paulo?
Das provas
O concurso público dar-se-á mediante aplicação de provas, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou do emprego público. São modalidades de provas:
- I – objetiva;
- II – discursiva;
- III – prática;
- IV – títulos;
- V – psicotécnica ou psicológica;
- VI – investigação social e comprovação de idoneidade.
A prova objetiva será composta por questões de múltipla escolha. Já a prova discursiva pode ser constituída de questões com respostas abertas, redação ou peça prática.
A prova prática tem como objetivo identificar as habilidades do candidato, como no manuseio e uso de ferramentas, materiais e equipamentos utilizados na função. A prova de títulos consiste da pontuação de títulos relacionados à formação e experiência profissional do candidato.
A prova psicotécnica ou psicológica prevê, segundo critérios técnicos, identificar e inabilitar indivíduos cujas características psicológicas se mostrem incompatíveis com o desempenho das atividades inerentes ao posto em disputa.
Por último, a prova de investigação social e comprovação de idoneidade permite identificar e inabilitar indivíduos cujas características se mostrem incompatíveis com o desempenho das atividades inerentes ao posto em disputa.
Confira aqui a íntegra da Lei nº 17.986/2023
Apesar de ter a comissão instituída e banca organizadora autorizada, o concurso da Câmara de SP ainda não definiu os cargos e vagas a serem ofertados. Para saber mais detalhes, acesse nosso artigo: