Concurso Câmara de Manaus: veja os recursos para Técnico
Quer interpor recursos contra os gabaritos do concurso Câmara de Manaus para o cargo de Técnico Legislativo? Confira as possibilidades neste artigo!
O concurso público da Câmara Municipal de Manaus teve suas provas aplicadas neste último domingo, 17 de novembro. Com isso, já foram divulgados os gabaritos preliminares da etapa.
Pretende interpor recurso contra o gabarito de Técnico do concurso Câmara de Manaus? Então, atenção: todo o processo deve ser realizado no prazo de 19 e 20 de novembro, na área do candidato do site da própria corporação.
E para te ajudar, nossos professores analisaram o resultado e identificaram algumas possibilidades de recursos. Confira abaixo e não perca o prazo:
Concurso Câmara de Manaus: recursos de Administração
Recursos CM-Manaus
Administração – Prova Matriz (modelo de prova divulgado pela banca)
Questão 48
Carlos, coordenador de uma equipe de servidores da Câmara, implementou um sistema de recompensas para estimular a produtividade de sua equipe. Qual teoria motivacional Carlos está aplicando?
- (A) Teoria X e Y de McGregor.
- (B) Teoria da Motivação e Higiene de McClelland.
- (C) Teoria de Maslow.
- (D) Teoria da Equidade de Adams.
- (E) Teoria dos Dois Fatores de Herzberg.
Pessoal, aqui o examinador apontou o gabarito como a alternativa “(E) Teoria dos Dois Fatores de Herzberg”, então eu darei dois caminhos possíveis para que possam, se fizer sentido para vocês, entrar com recurso:
1) Solicitação de anulação, por haver mais de um gabarito possível para a questão.
2) Solicitação de alteração de gabarito para D, por ser aquele que mais se aproximaria da situação apresentada.
Situação 1
As informações apresentadas pelo examinador, com a situação “implementou um sistema de recompensas para estimular a produtividade de sua equipe” não permite apontar com certeza e definitividade qual foi a teoria sobre a qual Carlos se baseou.
É possível, por exemplo, que Carlos tenha se baseado, além da Teoria dos Dois Fatores de Herzberg:
1) Na Teoria de Maslow, em que a implantação de um sistema de recompensas satisfaria necessidades de segurança e autorrealização, por exemplo.
2) Na Teoria X e Y de Douglas McGregor, quando se sabe que aqueles pertencentes à teoria Y se motivam com desafios ou até os da teoria X se satisfazem com recompensas financeiras.
3) Na Teoria da Equidade de J. S. Adams, uma teoria de processo que tem um enfoque na percepção de equidade e justiça, especialmente no que se refere à justiça distributiva das recompensas da organização, ocasionando um aumento de produtividade.
Aliado a isso, a interpretação da Teoria dos Dois Fatores de Herzberg estaria equivocada para o “aumento de produtividade”, tendo em vista que recompensas ofertadas pela organização são tão-somente fatores higiênicos, que previnem a insatisfação do trabalhador, não sua motivação e consequente aumento de produtividade.
Assim, haveria mais de um gabarito possível para a questão, o que ensejaria sua anulação.
Situação 2
Embora a (E) Teoria dos Dois Fatores de Herzberg aborde motivação e reconheça o papel de fatores intrínsecos e extrínsecos, a implantação de um sistema de recompensas para estimular a produtividade, como no caso de Carlos, está mais alinhada à Teoria da Equidade de Adams (D).
J. S. Adams destaca que as pessoas são motivadas quando percebem justiça nas recompensas recebidas em relação ao esforço empregado e em comparação com os pares. No contexto apresentado, o foco de Carlos em recompensas direcionadas para estímulo produtivo reflete claramente os princípios da equidade, que enfatizam a justiça distributiva e o impacto dessa percepção no comportamento.
Assim, a alternativa D torna-se mais adequada, considerando que o sistema de recompensas implementado prioriza a equidade percebida entre esforço e resultado, essencial na teoria de Adams.
Referência: Robbins, S., Judge, T., & Sobral, F. (2011). Comportamento organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro. São Paulo: Pearson.
Questão 57
Durante um projeto de melhoria na Câmara, Patrícia, Técnica Legislativa, utiliza um gráfico que destaca as causas mais frequentes de falhas no processo legislativo. Esse gráfico é conhecido por ser uma das sete ferramentas da qualidade. Qual é essa ferramenta?
- (A) Fluxograma.
- (B) Diagrama de Ishikawa.
- (C) Gráfico de controle.
- (D) Matriz GUT.
- (E) Diagrama de Pareto.
Pessoal, nesse caso eu vejo a possibilidade de alteração de gabarito somente. A alternativa (E) Diagrama de Pareto foi apontada pelo examinador como a alternativa correta, mas eu discordo. Sugiro a solicitação de alteração de gabarito para a alternativa (B) Diagrama de Ishikawa.
Embora o Diagrama de Pareto (E) seja, de fato, uma das sete ferramentas da qualidade, ele é utilizado para priorizar as causas mais impactantes de problemas (não apontar as causas mais frequentes de problemas), o enunciado da questão leva à interpretação de que a ferramenta citada seja o Diagrama de Ishikawa (B).
O Diagrama de Ishikawa, ou diagrama de causa e efeito, é amplamente usado para identificar e organizar causas de falhas em processos. Ou seja, por meio do Diagrama de Ishikawa é que Patrícia será capaz de identificar as causas mais frequentes para o efeito relatado (falhas no processo legislativo). Somente se Patrícia desejasse, a partir da identificação das causas, priorizá-las, ela utilizaria o Diagrama de Pareto.
Portanto, sugiro que seja solicitada a alteração de gabarito para alternativa B.
Referência:
Paladini, E. P. (2012). Gestão da qualidade: Teoria e casos práticos. São Paulo: Atlas.