Concurso Caixa: mil vagas para PCDs; edital em setembro
Seleção visa preencher 1.000 vagas para técnico bancário
Olá, corujas! Conforme anunciado por nós, do Estratégia Concursos, recentemente, o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, anunciou nas redes sociais que será aberto um novo concurso Caixa com mil vagas para contratação de Pessoas com Deficiência (PCDs). De acordo com Guimarães, a realização do certame está prevista para setembro deste ano.
A realização de concurso da Caixa com vagas apenas para PCDs não é muito usual. O objetivo da Caixa com este certame é estar em conformidade com a norma que estabelece que empresas públicas precisam ter, no mínimo, 5% de PCDs em seu quadro de funcionários.
O presidente da Caixa ainda afirmou que a expectativa é de que sejam contratados 4 mil servidores para a Caixa Econômica Federal. No entanto, 3.000 dessas oportunidades previstas ainda precisam de autorização da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST).
Além disso, o último concurso da Caixa Econômica Federal foi realizado em 2014. Na ocasião, foram ofertadas vagas para formação de cadastro de reserva para o cargo de Técnico Bancário. O certame registrou, no total, 1.156.744 candidatos inscritos.
Vale lembrar que o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 10ª Região se mostrou favorável à realização do novo certame.
A medida se deu durante julgamento de uma Ação Civil Pública do Ministério Público do Trabalho. Contudo, o TRT10 determinou que primeiro sejam finalizadas as contratações dos aprovados.
No momento, 566 aprovados já estão em processo de contratação, segundo a instituição. O aval para novas contratações partiu da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST). Além disso, 87 técnicos em Tecnologia da Informação são aguardados para as unidades bancárias do Distrito Federal. Segundo Guimarães, a ideia é reforçar as unidades em fase de implantação nas regiões norte e nordeste do país.
“São pessoas que farão a diferença neste momento tão sensível que o Brasil vive. Ouvimos as demandas dos empregados e agimos rapidamente para fortalecer o atendimento”, declarou Guimarães.
Em 2020, teve início o Programa de Demissão Voluntária (PDV) da Caixa Econômica. O plano era promover a demissão de até 7.294 servidores.
Para saber todos os detalhes sobre o concurso Caixa , bem como do edital que será lançado em setembro para PCDs, acesse o artigo abaixo:
Saiba mais: concurso Caixa
Quer estudar para o concurso da Caixa 2021?