Concurso Caixa Econômica Federal: Saiba tudo sobre o certame
Devido a uma decisão da 6ª vara do trabalho de Brasília, a caixa econômica federal segue impedida de realizar concursos. A medida foi tomada em detrimento da não contratação de aprovados no último certame, realizado em 2014.
Anteriormente, a caixa econômica federal já havia prorrogado o prazo de validade do último concurso, realizado para o preenchimento de vagas nos cargos de técnico bancário (nível médio) e Médico do Trabalho e Engenheiro – Áreas Agronômica, Civil, Elétrica e Mecânica (nível superior).
Em 2016, o ministério público ajuizou uma ação para que o prazo do certame fosse prorrogado por tempo indeterminado; com o ato, o órgão objetivava que um número maior de aprovados fosse nomeado.
Apesar da situação, o presidente da instituição, Gilberto Occhi, afirmou que o banco não cogita contratar servidores sem realizar concursos públicos.
Por que continuar a estudar para o certame da caixa?
Embora a realização dependa da finalização do anterior, quem realmente almeja uma vaga, precisa começar a preparação o quanto antes, uma vez que o concurso é um dos mais disputados do país. No último certame, realizado em 2014, foram mais de 1,2 milhão de inscritos.
Conteúdos Exigidos
Para quem deseja se preparar, conhecer as disciplinas abordadas nos concursos é de suma importância. Sobre isso, o edital de 2014 exigiu dos candidatos as seguintes disciplinas básicas:
- Língua Portuguesa
- Matemática
- Raciocínio Lógico
- Atualidades
- Ética
- Legislação Específica
Além das disciplinas básicas, foi exigido dos candidatos conhecimentos das áreas bancárias, tais como: abertura e movimentação de contas, Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional, Estrutura do Sistema Financeiro Nacional (SFN), entre outros.
Os editais dos certames anteriores encontram-se disponíveis no fim da página.
Conheça os atrativos do Concurso Caixa Econômica
Histórico e importância da Caixa Econômica Federal
A Caixa Econômica Federal foi criada em 1861 e é agente responsável, entre outras coisas, pelo Fundo de Garantia do Tempo de Serviços (FGTS), pelo Programa de Integração Social (PIS) e pelo seguro-desemprego. A CEF é uma empresa 100% pública, e que exerce um papel importante no desenvolvimento urbano e da justiça social do país, uma vez que prioriza setores como habitação, saneamento básico, infraestrutura e prestação de serviços.
Além disso, ela apoia inúmeras atividades artísticas-culturais, educacionais e desportivas, garantindo um lugar de destaque no dia a dia das pessoas.
Cargos e salários
A CEF possui um Plano de Cargos e Salários, que contemplam as duas áreas de cargos efetivos: carreira administrativa, para o cargo de Técnico Bancário Novo, e carreira profissional, para os cargos de Engenheiro, Médico do Trabalho, Advogado e Arquiteto.
Os salários variam entre R$ 2.208,00 e R$ 20.629,00, dependendo do cargo e da jornada trabalhada (que variam entre 30 e 40 horas semanais)
Atribuições dos cargos
Técnico Bancário da CEF:
- Prestar atendimento e fornecer informações solicitadas por clientes e público;
- Efetuar atividades administrativas necessárias ao bom andamento do trabalho da unidade;
- Operar computador, terminais e outros equipamentos;
- Instruir e relatar processos administrativos e operacionais;
- Efetuar cálculos diversos referentes às operações, programas e serviços da Caixa;
- Manter atualizadas as operações, programas e serviços implantados eletronicamente;
- Dar andamento em processos e documentos tramitados na unidade;
- Elaborar e preparar mapas, gráficos, relatórios e outros documentos.
Engenheiro, Médico do Trabalho, Advogado e Arquiteto da Caixa
Atividade profissional destinada à atuação nas respectivas áreas e suas diversas dimensões, de forma a contribuir para a garantia da viabilidade econômica e social dos projetos da CAIXA e propiciar melhoria da qualidade de vida da população brasileira.
Vantagens dos cargos
- Possibilidade de ascensão e desenvolvimento profissional;
- Participação nos lucros e nos resultados, nos termos da legislação pertinente e do acordo coletivo vigente;
- Possibilidade de participação em plano de saúde e em plano de previdência complementar;
- Auxílio refeição/alimentação;
- Auxílio cesta/alimentação;
- Possibilidade de participação em programa de elevação da escolaridade e desenvolvimento;
- Programas de preservação da saúde, qualidade de vida e prevenção de acidentes; e
- Contrato de trabalho regido pela CLT e, portanto, com direito a FGTS, dentre outras vantagens.
Histórico dos últimos concursos Caixa Econômica Federal
-
2014
Em janeiro de 2014, foram publicados, no Diário Oficial da União, editais de abertura do concurso Caixa Econômica Federal para a carreira administrativa, cargo de Técnico Bancário Novo e para a carreira profissional, cargos de Engenheiro – Áreas Agronômica, Civil, Elétrica e Mecânica, e de Médico do Trabalho.
Os concursos foram realizados pela CESPE. Até o momento, mais de 30 mil candidatos seguem na expectativa de nomeação.
-
2013
Em março de 2013, foi publicado, no Diário Oficial da União, edital de abertura para os cargos de Engenheiro – Área Civil e de Médico do Trabalho.
O concurso foi realizado pela FCC (Fundação Carlos Chagas).
-
2012
Foi publicado em fevereiro de 2012, no Diário Oficial da União, o edital de abertura do concurso para os cargos de Advogado, Arquiteto e Engenheiro e para cadastro de reserva para o cargo de Técnico Bancário Novo, nível médio, da carreira administrativa.
Ambos os concursos foram realizados pela Fundação CESGRANRIO.
-
2011
Foi publicado em dezembro de 2011, o edital de abertura do concurso para cadastro de reserva para o cargo de Médico do Trabalho, Nível Superior, da carreira profissional.
O concurso foi realizado pela Fundação CESGRANRIO.
Saiba mais em: Concurso Caixa Econômica Federal