Foi publicado no Diário Oficial da União o extrato de contrato firmado entre a Caixa Econômica Federal (CEF) e a banca Cesgranrio visando o preenchimento de uma nova seleção para pessoas com deficiência (PcDs). O edital do concurso está previsto para sair ainda em setembro.
Veja abaixo ou acesse o documento na íntegra:
É válido ressaltar que, recentemente, o presidente da instituição bancária, Pedro Guimarães, anunciou que será aberta uma nova seleção com 1.000 vagas para o cargo de Técnico Bancário, exclusivo para pessoas com deficiência (PcDs).
Guimarães também destacou que serão contratados 4.000 novos empregados. Destas vagas, 3.000 dependem ainda de autorização do SEST. Além disso, recentemente, outras 3.000 convocações do concurso de 2014 foram autorizadas. A Portaria nº 10.070 fixa “o limite para o quantitativo de pessoal próprio do Conglomerado Caixa em 87.544”.
Vale lembrar que o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 10ª Região se mostrou favorável à realização do novo certame. A medida se deu durante julgamento de uma Ação Civil Pública do Ministério Público do Trabalho. Contudo, o TRT10 determinou que primeiro sejam finalizadas as contratações dos aprovados.
“São pessoas que farão a diferença neste momento tão sensível que o Brasil vive. Ouvimos as demandas dos empregados e agimos rapidamente para fortalecer o atendimento”, declarou o presidente da Caixa.
A Caixa encerrou 2014 com pouco mais de 101 mil empregados. Naquele ano, no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2014/2015, a direção do banco se comprometeu a realizar mais 2 mil contratações, o que elevaria o total para além dos 103 mil.
De lá para cá, porém, mais de 16 mil deixaram a empresa, principalmente por meio dos planos de desligamentos. Não se sabe ao certo quantas contratações foram feitas, mas dos mais de 30 mil aprovados no último concurso público, menos de 10% foram convocados. Hoje, são cerca de 85 mil empregados.
A Caixa tinha 57 mil trabalhadores e 2.126 agências naquele ano. No final de 2014, foi ultrapassada a marca dos 101 mil bancários e das 3.400 agências. Isso ocorreu porque cresceu a importância da Caixa, e também como resultado da campanha ‘Mais Empregados para a Caixa, Mais Caixa para o Brasil’.
A contratação dos aprovados no último concurso é possível em virtude da suspensão do prazo de validade do certame, determinada nos autos de uma Ação Civil Pública que tramita no TRT da 10ª região.
A ACP, proposta pelo Ministério Público do Trabalho, visa dar cumprimento ao Acordo Coletivo e assim recompor os quadros da Caixa. Caso a medida anunciada pelo banco seja efetivada, a convocação dos aprovados vai por fim à disputa judicial e permitirá, no longo prazo, a realização de novos concursos pela Caixa.
Confira, em nossa ducentésima décima sétima carta aos assinantes, a nossa programação semanal, as novidades do…
2025 já está quase aí! Já fez seus planos para o próximo ano? No mundo…
Já está na praça o edital do mais novo concurso ICMBio (Instituto Chico Mendes de…
Olá nobre colega!! Hoje iremos estudar um assunto importante em provas de concurso público na…
Foi publicado o novo edital do concurso UFOPA (Universidade Federal do Oeste do Pará), com…
Olá, tudo bem? Hoje responderemos ao questionamento sobre qual é o Órgão judicial competente para…