O governador de Roraima, Antonio Denarium, autorizou o início do processo para realização de um novo concurso Bombeiros RR (Corpo de Bombeiros de Roraima).
“Autorizo, neste momento, o início do processo para edital do concurso público do Bombeiro Militar“, anunciou.
Agora, após a formalização da medida por meio de publicação no Diário Oficial, restará formar uma comissão para acompanhamento das atividades do certame, bem como a contratação da banca organizadora, para que o edital possa ser publicado.
Em janeiro de 2024, a deputada Catarina Guerra solicitou, ao governo de Roraima, a realização de um novo certame, em cumprimento à Lei Complementar (LC) nº 257/2017.
Guerra ressaltou que o último concurso Bombeiros RR ocorreu em 2013 e que, conforme a LC nº 257/2017, o quadro efetivo da instituição prevê o total de 1.400 oficiais e praças efetivos. Entretanto, dados apontam que a corporação contém 519 servidores, ocasionando um alto déficit.
Ao longo deste artigo você pode conferir todas as informações e novidades sobre o concurso Bombeiro RR. Acompanhe os tópicos abaixo e não perca nenhum detalhe!
Foi anunciada a autorização para um novo concurso público do Corpo de Bombeiros de Roraima. A oficialização do aval deve ocorrer em breve em publicação no Diário Oficial.
“Autorizo, neste momento, o início do processo para edital do concurso público do Bombeiro Militar“, anunciou o governador.
A deputada Catarina Guerra solicitou, ao governo de Roraima, a realização de uma nova seleção para o Corpo de Bombeiros RR, em cumprimento à Lei Complementar (LC) nº 257/2017 da corporação do estado.
“Tal medida tem como objetivo intensificar os serviços ofertados pela corporação, permitindo que a sociedade seja mais bem assistida e amparada”, afirmou a deputada.
Guerra ainda ressaltou que o último concurso Bombeiros RR ocorreu em 2013 e que, conforme a LC nº 257/2017, o quadro efetivo da instituição prevê o total de 1.400 oficiais e praças efetivos, entretanto, dados apontam que a corporação contém 519 servidores, ocasionando um alto déficit e a necessidade em se realizar um novo certame.
O Governo do Estado de Roraima não realiza novos certames para o corpo de Bombeiros há mais de 10 anos. A última vez que o estado publicou um edital para esta área foi em 2013.
Na ocasião, o concurso ofertou 150 vagas para o cargo de Soldado Combatente e foi organizado pela Universidade Estadual de Roraima, UERR. Para concorrer às vagas era necessário atender aos seguintes requisitos:
O certame de 2013 foi composto por 4 etapas. Foram elas: provas objetivas, exames médicos e (TAF), avaliação psicológica investigação social.
Abaixo você confere os detalhes das etapas:
Na primeira etapa do certame, os candidatos precisaram responder a 100 questões, que versaram sobre as disciplinas de: língua portuguesa, raciocínio lógico, noções de defesa civil e direito ambiental, conhecimentos específicos, física e química, atualidades gerais, (história e geografia),noções de informática.
Confira a seguir o número de questões e os respectivos pontos por cada disciplina:
Os candidatos convocados para a 2ª Etapa – Exames Médicos, Odontológicos e Toxicológico, de natureza eliminatória, (APTO OU INAPTO), tiveram que apresentar os Exames de Saúde (Médico). Nos exames clínicos foram avaliados:
De acordo com o último edital Bombeiros RR, o teste de aptidão física, TAF, foi composto pelos seguintes exercícios:
Para a Avaliação Psicológica serão convocados os candidatos considerados APTOS nos Exames Médico e Físico.
A avaliação Psicológica teve por finalidade aferir traços de personalidade, aspectos cognitivos e adaptabilidade ao meio, controle emocional, não agressividade, resistência à fadiga, e identificar aspectos psicológicos do candidato compatíveis com o perfil profissional exigido para a carreira de militar estadual, onde será recomendado ou não para a investidura no cargo de militar estadual, sendo que na hipótese de não recomendação é vedado seu ingresso na quarta etapa do concurso.
Segundo a UERR, organizadora do certame, o concurso CBM RR registrou uma concorrência de 40 candidatos por vaga.
O ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) definiu o Cebraspe como banca organizadora…
O concurso do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), que inicialmente previa 350 vagas, agora,…
Já estão disponíveis os resultados preliminares, bem como o prazo de recursos, da etapa de…
A Prefeitura de Bebedouro, município do estado de São Paulo, divulgou o novo edital de…
Seguem abertas as inscrições para o concurso Guarda de Porto Nacional, no estado do Tocantins,…
Foi publicado o edital de concurso público do IPREM Cerqueira César (Instituto de Previdência Social…
Ver comentários
Eu quero este curso.