Um novo concurso público para a Fundação Biblioteca Nacional poderá ter o seu edital publicado em breve e também integrar a próxima edição do Concurso Nacional Unificado (CNU).
A recente informação foi confirmada ao time de jornalismo do Estratégia Concursos. Confira a nota completa:
Ademais, já foram autorizadas, por meio do Diário Oficial da União (DOU), 14 vagas de nível superior de escolaridade, com a seguinte distribuição:”
Confira neste artigo as principais informações sobre o concurso Biblioteca Nacional, bem como as expectativas e tudo o que rolou no último certame. Acompanhe os tópicos abaixo e não perca nenhum detalhe:
Ao todo, 14 vagas para o novo certame já estão autorizadas. A distribuição das vagas foi disponibilizada via Diário Oficial da União (DOU). Confira!
De acordo com o órgão, em 2023, 76 vagas foram solicitadas ao extinto Ministério da Economia, pasta do antigo governo. O quantitativo de vagas solicitado foi distribuído da seguinte forma:
A Fundação Biblioteca Nacional (FBN) é o órgão responsável pela execução da política governamental de captação, guarda, preservação e difusão da produção intelectual. Com mais de 200 anos de história, é a mais antiga instituição cultural brasileira.
Possui um acervo de aproximadamente 9 milhões de itens e, por isso, foi considerada pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) como uma das principais bibliotecas nacionais do mundo.
A necessidade de um novo concurso para a Biblioteca Nacional é emergencial, afinal, os últimos concursos já têm mais de dez anos! Os últimos editais foram publicados em 2014 (IDECAN) e em 2012 (FGV).
Com oferta de 40 vagas, todas os aprovados dentro do número de vagas foram convocados, sendo que um candidato solicitou desistência, mas foi substituído.
Com duração de 4 horas, a Prova Objetiva foi composta de 50 questões de múltipla escolha com 5 alternativas cada (A a E).
Foi considerado aprovado o candidato que obtivesse cumulativamente o mínimo de 50% de aproveitamento do total de pontos e 20% dos pontos de cada disciplina.
Também foi aplicada Prova Discursiva, no mesmo dia de realização das provas objetivas, constituídas de: 1 (um) estudo de caso para todos os cargos, sobre tema de natureza técnica específica de cada cargo, com extensão mínima de 20 e máxima de 30 linhas.
Com valor máximo de 25 pontos, foram considerados aprovados apenas os candidatos que obtivessem o percentual mínimo de 50% de aproveitamento nos pontos da referida etapa.
Com duração de 3 horas, a Prova Objetiva foi composta de 60 questões de múltipla escolha com 4 alternativas cada.
Somente foram considerados aprovados os candidatos que alcançassem o mínimo de 50 pontos, desde que tivesse pelo menos 1 (um) acerto em cada área de conhecimento.
A Prova Discursiva consistiu em uma Redação, sobre tema atual, com no mínimo 25 e no máximo 30 linhas, com o valor total de 100 pontos. A etapa foi realizada no mesmo dia e horário de aplicação da Objetiva.
Olá, tudo bem? Hoje responderemos ao questionamento acerca da possibilidade de os sobrinhos-netos serem herdeiros,…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) finalmente está com seu edital na praça e,…
O concurso público EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) oferece o total de 545 vagas…
Provas previstas para 22 de fevereiro de 2025! O edital do concurso Bombeiro RJ (Corpo…
Cadernos de questões pré-edital para o concurso Sefaz RJ: resolva questões sobre o conteúdo previsto…
Cadernos de Reta Final de questões para o concurso TCE RR: resolva questões sobre o…