Concurso Bacen: diretor pretende buscar mais vagas para edital
O diretor de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta do Bacen, Mauricio Moura, anunciou que pretende buscar mais vagas para o concurso público (Banco Central).
O novo edital do concurso Bacen já está autorizado com 100 vagas para a carreira de Analista, que exige formação de nível superior, com salário inicial de R$ 20.924,80.
A instituição havia solicitado inicialmente 545 vagas para Técnico (110), Analista (410) e Procurador (25). Além disso, o déficit de pessoal ultrapassa 3.000 cargos. Além do número elevado de cargos vagos, o banco também prevê 684 aposentadorias até 2027.
De acordo com as informações transmitidas durante a live semanal, o diretor disse que a autorização tem caráter emergencial e que buscará solucionar o déficit do Bacen para incrementar mais vagas por meio de diálogo com o Ministério da Gestão e Inovação (MGI).
“Houve uma autorização pequena, emergencial. Essa autorização não é permanente. Desde o último concurso a gente já perdeu 800 pessoas. Não é uma solução de longo prazo. Vamos seguir dialogando com o Ministério da Gestão, que tem uma mesa setorial com o BC, para avançar em uma solução de médio prazo.”
Quando foi o último concurso?
Sob organização do Cebraspe, o último concurso do Banco Central foi realizado em 2013 e ofereceu 500 vagas nos cargos de técnico e analista.
As provas ocorreram nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Belém, Fortaleza, Recife e Salvador.
Para saber todos os detalhes do próximo concurso BACEN, cujo diretor anunciou que pretende buscar mais vagas para a seleção, acesse o link abaixo: